Cotidiano

Forças de segurança iniciam operação de combate ao crime em Goiás

Diário da Manhã

Publicado em 31 de outubro de 2016 às 13:22 | Atualizado há 1 semana

As forças de segurança de Goiás deram início na madrugada desta segunda-feira (31/10) a uma série de ações de combate à criminalidade em Goiânia e Região Metropolitana. A operação, denominada Guardião e sem data para o encerramento, ocorre de forma integrada e conta com atuação das polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBMGO), Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon-GO), e Agência Prisional.

As ações tiveram início no pátio da Academia da Polícia Militar, com presença do vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton. No total, 1,5 mil homens e 300 viaturas da Polícia Militar fazem parte da operação.

De acordo com o comandante-geral da PMGO, coronel Divino Alves, a Operação Guardião visa a atuação preventiva e ostensiva, com a realização de bloqueios em pontos estratégicos da Capital e Região Metropolitana, abordagens a veículos e pessoas em atitude suspeita.

O delegado-geral da Polícia Civil, Álvaro Cássio, reforçou o comprometimento de todas as forças policiais e a “excelência dos homens e mulheres que vão participar de uma operação que vai durar todo este ano”. As forças especiais da PMGO participam da operação: Grupo de Radiopatrulha Aérea (Graer), Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), Batalhão de Polícia Militar de Choque (BPMChoque), Batalhão de Polícia Militar Rodoviária (BPMRv), Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMAmb) e Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope).

Combate ao crime

O vice-governador e titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), José Eliton, afirmou que “é hora de mostrarmos o nível de excelência das forças policiais”. Afirma que “são necessárias mudanças drásticas na legislação para garantir a efetividade no cumprimento das penas por parte dos que cometem delitos”.

a185a81f-8be8-4b9b-b14c-e9442103105f

O titular da SSPAP reforça que, em Goiás, as “forças policiais fazem sua parte”. Salienta que há projeção de redução de 35% no crime de homicídio em Goiás. Também disse que, em Goiânia, a queda em 2016 chegará a 40% em relação ao ano passado. Por fim, ressalta que “esta operação faz parte de um conjunto estratégico de atividades que visa o combate ao tráfico de drogas”.

As ações integradas entre as diversas forças de segurança do Estado fazem parte da determinação do secretário José Eliton que, além dos esforços comuns no combate à criminalidade, defende investimentos nos serviços de inteligência com a finalidade de antecipar as ações delituosas e evitar principalmente crimes contra a vida e aos patrimônios público e privado.

(Informações e fotos: Polícia Civil)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias