Hoje: Narradoras Natas + Sarau
Redação
Publicado em 18 de agosto de 2018 às 21:39 | Atualizado há 6 anosO encontro com narradores natos e/ou contadores de causos será um momento de partilhar de uma arte que há muito está em vias de extinção, mas que vai sempre existir e apontar para o que nos é inerente e fundamental – a transmissão da experiência. A união com coletivos que atuam e organizam saraus em Goiânia tem como objetivo colocar esses narradores em diálogo com as performatividades que surgem em um sarau e com a produção literária local.
Narradoras:
Marieta de Souza
Marilene Paschoal
Performances:
Sarau das Minas
- Marieta de Souza é uma pirenopolina autêntica, que mora numa charmosa casa bem perto da ponte de madeira. Imediatamente após conhece-la somos enredados pela habilidade que tem em contar suas histórias de vida, as histórias da cidade, relembrar seus poemas. Conversar com ela é uma verdadeira experiência estética em meio ao cotidiano. Já assistir Marilene Paschoal, mineira
radicada em SãoPaulo, contando, imitando ou cantando é presenciar a ação de alguém que transforma uma passagem “banal” da vida em performance artística, tendo como instrumento corpo, voze partilha verdadeira com o interlocutor. O encontro delas é como Saraudas Minas, sarau itinerante com palco aberto para mulheres(cisou trans) se manifestar em artística e livremente. Fundado em dezembro de 2016 pela atriz Carol Schmid, o Saraujá conta com 16edições, das quais participaram 149 mulheres, de 3a92anos.
SOBRE ENCONTRO E CONTO | FESTIVAL DE NARRATIVIDADES
Encontro e Conto será realizado na cidade de Goiânia, em sua primeira edição, como proposição para fruição de linguagens artísticas que se valem da narrativa como elemento de discussão estética. O festival se organiza em núcleos interdisciplinares, trazendo encontros com narradores natos, espetáculos de dança, teatro, contações de histórias e experiências de integração com a música e com a literatura. Organizadas em diferentes espaços e ambientes da cidade, as ações acontecem entre os dias 15 e 30 de agosto.
Este projeto é contemplado pelo Fundo Estadual de Arte e Cultura, vinculado a SEDUCE e ao Governo do Estado de Goiás. Conta também com o apoio cultural do Centro Cultural UFG, por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura.
SERVIÇO:
Local: Evoé Café com Livros
Data: 19/08 | Domingo
Horário: 18h
Entrada: gratuita
]]>