Entretenimento

Nova perspectiva histórica

Redação

Publicado em 15 de agosto de 2018 às 23:52 | Atualizado há 6 anos

No dia 19 de agosto é comemorado no Bra­sil o Dia do Historiador, que homenageia todos aqueles que se dedicam por anos a estudarem e conhecer sobre as his­tórias das civilizações. E para celebrar a data com os leitores, editora lança o li­vro História Concisa do Mun­do, da renomada historiadora social e cultural Merry E. Wies­ner-Hanks. Nesta incrível obra, a autora mostra uma nova pers­pectiva da história do mundo, examinando a evolução social e cultural de forma global, des­de do Paleolítico até o presente.

Em seus estudos, Merry in­clui famílias e grupos familia­res, hierarquias sociais e de gênero, sexualidade, etnia, tra­balho, religião, consumo e cul­tura material. Examina também como essas estruturas e ativida­des mudaram ao longo do tem­po por meio de processos locais e interações com outras cultu­ras. Alarga e prolonga a histó­ria da humanidade ao destacar os principais desenvolvimentos que definiram períodos específi­cos, tais como o crescimento das cidades ou a criação de uma rede mundial de comércio, incorpo­rando coletores, agricultores e operários, bem como xamãs, es­cribas e secretários.

CONTEÚDO

A renomada historiadora so­cial e cultural Merry E. Wies­ner-Hanks traz uma nova pers­pectiva à história do mundo, examinando a evolução social e cultural de forma global. Neste livro conta a história da huma­nidade como produtora e repro­dutora desde o Paleolítico até o presente. Em seus estudos in­clui famílias e grupos familia­res, hierarquias sociais e de gê­nero, sexualidade, raça e etnia, trabalho, religião, consumo e cultura material.

Examina também como es­sas estruturas e atividades mu­daram ao longo do tempo por meio de processos locais e inte­rações com outras culturas. Alar­ga e prolonga a história da huma­nidade ao destacar os principais desenvolvimentos que definiram períodos específicos, tais como o crescimento das cidades ou a criação de uma rede mundial de comércio, incorporando coleto­res, agricultores e operários, bem como xamãs, escribas e secretá­rios. Apresenta comparações e generalizações, além de notas às diversidades e às particulari­dades, pois examina as questões sociais e culturais que estão no centro das grandes questões da atual história do mundo.

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias