Opinião

Erdogan e Trump se merecem

Diário da Manhã

Publicado em 14 de agosto de 2018 às 23:24 | Atualizado há 6 anos

O au­to­ri­tá­rio pre­si­den­te da Tur­quia, Tayyip Er­do­gan, co­mo re­sul­ta­do da sua ex­clu­si­va pre­o­cu­pa­ção de so­men­te pren­der seus opo­si­to­res, in­clu­si­ve jor­na­lis­tas, aban­do­nou a eco­no­mia do Pa­ís, que en­tra em gra­ve cri­se, com sua mo­e­da a Li­ra des­va­lo­ri­zan­do 20%! E em con­se­quên­cia po­de até dar um ca­lo­te na co­mu­ni­da­de fi­nan­cei­ra in­ter­na­ci­o­nal! Os efei­tos já che­ga­ram ao Bra­sil, com a bol­sa ten­do uma for­te que­da nes­ta sex­ta-fei­ra de 2,86%, e o dó­lar su­biu 1,75% fi­can­do em R$ 3,86.  E, é só o co­me­ço de uma pro­vá­vel cri­se in­ter­na­ci­o­nal… Que pa­ra pi­o­rar, o per­tur­ba­do, in­con­se­quen­te, e in­com­pe­ten­te pre­si­den­te do EUA, Do­nald Trump, aban­do­nan­do a tra­di­ção ame­ri­ca­na de co­la­bo­rar com seus ali­a­dos, põe mais fo­go nes­ta cri­se tur­ca, quan­do au­to­ri­za so­bre­ta­xar a im­por­ta­ção de pro­du­tos da Tur­quia, co­mo o aço em 50%, e alu­mí­nio 20%.  Na re­a­li­da­de, es­ses dois pre­si­den­tes ir­res­pon­sá­veis se me­re­cem…

(Pau­lo Pa­nos­si­an, via e-mail)


A candidatura de Lula

A cú­pu­la do Par­ti­do dos Tra­ba­lha­do­res sa­be per­fei­ta­men­te que  a pos­si­bi­li­da­de de re­gis­tro no Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Elei­to­ral, da can­di­da­tu­ra de Lu­iz Iná­cio Lu­la da Sil­va, é a mes­ma que tem, uma es­cul­tu­ra de um ca­va­lei­ro mon­ta­do em seu ca­va­lo, (es­tá­tua eques­tre), de as­sus­tar e  dei­xar a ba­se de pe­dra  e sa­ir em dis­pa­ra­da pe­las ru­as da ci­da­de, du­ran­te uma quei­ma de fo­gos na ache­ga­da do Ano No­vo. Is­so não acon­te­ce nem com “re­za bra­ba”. Mas os com­pa­nhei­ros não de­sis­tem. Eles acham que Lu­la es­tá aci­ma da lei. E não du­vi­dem de que ten­ta­rão can­ce­lar as elei­ções. Até quan­do va­mos con­vi­ver com es­sa pa­lha­ça­da?  É pre­ci­so dar um bas­ta. Is­so es­tá can­san­do as pes­so­as de bem. Ju­iz Sér­gio Mo­ro, ca­dê a ou­tra?

(Je­o­vah Ba­tis­ta, via e-mail)


Candidato no Lava Jato

 

Nes­ta épo­ca em que o pro­gra­ma “La­va Ja­to” vem pres­tan­do ex­ce­len­tes ser­vi­ços de an­ticor­rup­ção ao Bra­sil, co­mo o ex-go­ver­na­dor de SP Ge­ral­do Alckmin pre­ten­de ser pre­si­den­te do Pa­ís se não te­ve com­pe­tên­cia nem pa­ra aca­bar com as en­chen­tes na Gran­de São Pau­lo, e com o seu par­ti­do, o PSDB, 24 anos no go­ver­no do Es­ta­do, es­tar sen­do in­ves­ti­ga­do pe­lo re­ce­bi­men­to de ver­bas mi­li­o­ná­rias de em­prei­tei­ras em cam­pa­nhas an­te­rio­res? E mais gra­ve, o des­vio de ver­ba bi­lio­ná­ria com o su­per­fa­tu­ra­men­to na cons­tru­ção do “Ro­do-Anel”, on­de es­tão en­vol­vi­dos vá­rios fun­cio­ná­rios do al­to es­ca­lão da sua equi­pe de go­ver­no.

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)


Militares

 

O no­ti­ci­á­rio dá con­ta de que do­brou em qua­tro anos o nú­me­ro de can­di­da­tos ori­gi­ná­rios das for­ças ar­ma­das e or­ga­ni­za­ções mi­li­ta­res. Por ser-lhes per­mi­ti­do con­cor­rer a car­go ele­ti­vo so­men­te após dei­xa­rem o ser­vi­ço ati­vo, du­ran­te o qual fre­quen­tam vá­rios cur­sos exi­gi­dos pa­ra as­cen­são na car­rei­ra, cons­ti­tu­em um gru­po qua­li­fi­ca­do, com ex­pe­ri­ên­cia for­ja­da em ati­vi­da­des re­la­ci­o­na­das a uma ga­ma di­ver­si­fi­ca­da de co­mu­ni­da­des, por for­ça das cons­tan­tes trans­fe­rên­cias, o que lhes per­mi­te tra­çar um pa­no­ra­ma mais re­a­lis­ta dos pro­ble­mas que afli­gem as re­gi­ões on­de ser­vi­ram. São, por­tan­to, agen­tes po­lí­ti­cos im­por­tan­tes, sem que se­ja ne­ces­sá­rio atu­al­men­te as­so­ciá-los a rup­tu­ras ins­ti­tu­ci­o­nais, pe­las qua­is fo­ram com­pe­li­dos, no en­tan­to, ao lo­go da his­tó­ria re­cen­te, por cla­mo­res da  so­ci­e­da­de ci­vil, a fim de cor­ri­gir ru­mos es­tra­nhos à ín­do­le do po­vo bra­si­lei­ro.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)


O ET

Um ET in­te­li­gen­te, na bus­ca de lo­cal pa­ra vi­ver na Ter­ra, de­sem­bar­ca no Bra­sil. Che­ga em épo­ca de cam­pa­nha elei­to­ral e ve­ri­fi­ca que há 13 can­di­da­tos à pre­si­dên­cia, es­pa­lha­dos por in­crí­veis 31 par­ti­dos, agru­pa­dos em nu­vens di­fe­ren­tes de in­te­res­se. Di­an­te de quan­ti­da­des tão ex­pres­si­vas, re­fle­te: ou o sis­te­ma po­lí­ti­co é ex­tre­ma­men­te sa­u­dá­vel e o po­vo vi­ve sa­tis­fei­to com a clas­se que o re­pre­sen­ta, a pon­to de acei­tar tan­tas agre­mia­ções e en­ten­der que o aces­so ao car­go mais im­por­tan­te do Pa­ís se­ja de­se­ja­do por uma plêi­a­de de ex­ce­len­tes no­mes, ou há uma en­fer­mi­da­de ge­ne­ra­li­za­da que ex­pli­ca os exa­ge­ra­dos nú­me­ros, ori­un­da da cor­rup­ção que, se­gun­do sou­be, re­sul­ta de uma jus­ti­ça er­rá­ti­ca, res­pon­sá­vel, por exem­plo, por per­mi­tir que con­de­na­do pre­so lan­ce, de den­tro da ca­deia, sua can­di­da­tu­ra e ma­no­bre o par­ti­do ao qual per­ten­ce e de cu­ja li­de­ran­ça não abre mão, pa­ra­li­san­do-o. Con­clui que o se­gun­do ce­ná­rio é o mais pro­vá­vel e, ao no­tar  a quan­ti­da­de pre­o­cu­pan­te de de­sem­pre­ga­dos e a eco­no­mia clau­di­can­te, de­ci­de en­tão de­co­lar e pro­cu­rar ou­tro lo­cal pa­ra mo­rar.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias