Opinião

Política de incentivo, proteção, ao cidadão ordeiro, laborioso

Diário da Manhã

Publicado em 10 de agosto de 2018 às 23:40 | Atualizado há 6 anos

Quan­do o es­ta­do não pu­ne, de­vi­da­men­te o in­di­ví­duo de­sor­dei­ro, de­so­nes­to, au­to­ma­ti­ca­men­te, pre­mia-o, ao pre­miá-lo, pu­ne o or­dei­ro, la­bo­rio­so. Des­sa for­ma, in­ver­te seu pa­pel, as­se­gu­ra­do pe­la lei, ge­ran­do in­sa­tis­fa­ção com o es­ta­do, de­ses­ti­mu­lan­do o tra­ba­lho. Por is­to, ele pre­ci­sa ino­var, afim de me­lho­rar a ca­ra, pa­ra tan­to, te­rá que abra­çar, uma po­lí­ti­ca es­pe­ci­al de es­tí­mu­lo, pre­mi­an­do o ci­da­dão or­dei­ro e la­bo­rio­so, pe­na­li­zan­do, ao mes­mo tem­po, o ou­tro, do­ta­do de mau pro­ce­di­men­to, ar­di­lo­so. Es­se pro­ce­di­men­to vi­ci­a­do é co­mum, na jus­ti­ça tra­ba­lhis­ta, on­de o em­pre­ga­do, sem­pre, tem di­rei­to e o em­pre­ga­dor es­tá a to­da ho­ra lu­di­bri­an­do, abu­san­do do as­sa­la­ri­a­do. Es­se ju­í­zo, pro­ce­di­men­to, in­duz os ad­vo­ga­dos, de um la­do e ou­tro da cau­sa, apoi­a­dos no co­mo­dis­mo a con­ven­cer, am­bas as par­tes, a um acor­do, on­de o em­pre­ga­do, a to­do tem­po, le­va van­ta­gens. O áli­bi de­les é o de que, es­se en­ten­di­men­to é bom, irá be­ne­fi­ci­ar uma e ou­tra par­te, além do mais, abre­via a tra­mi­ta­ção, na cor­te de jus­ti­ça, pois, che­ga na as­ses­so­ria da cor­te, ne­go­ci­a­do, pron­to, de­pen­den­do, ape­nas, da ho­mo­lo­ga­ção do sr. Ju­iz. Acon­te­ce que, re­gra ge­ral, o em­pre­ga­dor é le­va­do, por meio da dra­ma­ti­za­ção, de que, sem acor­do irá pa­gar mui­to mais, as­sim, a ne­go­ci­a­ção an­te­ci­pa­da, por meio dos ad­vo­ga­dos, de am­bos os la­dos, cons­ti­tui a me­lhor so­lu­ção, re­mé­dio. Mas, re­gra ge­ral, aca­ba pa­gan­do o que não de­ve ao em­pre­ga­do, pois a de­sa­ven­ça sur­ge, por­que ele não cum­priu seus de­ve­res no tra­ba­lho, na an­ti­gui­da­de era o in­ver­so do ago­ra. To­da­via, na gran­de pro­pri­e­da­de, em­pre­sa, is­to não acon­te­ce, pois é bem con­tro­la­do. Ima­gi­ne,  o en­ten­di­men­to é fei­to, qua­se sem­pre, pe­la dra­ma­ti­za­ção do ad­vo­ga­do, no to­can­te ao va­lor, as­tro­nô­mi­co, que se­rá ar­bi­tra­do pe­la jus­ti­ça, em re­la­ção ao pac­tu­a­do pe­la ne­go­ci­a­ção. Fa­ce a is­to, o em­pre­ga­dor aca­ba en­go­lin­do, acei­tan­do, to­da sor­te de men­ti­ras ar­ro­la­das, pe­lo mau fun­cio­ná­rio. To­da­via, com a re­for­ma da jus­ti­ça tra­ba­lhis­ta, em vi­gor, apro­va­da pe­lo Con­gres­so, ta­ma­nho abu­so de­ve­rá ser eli­mi­na­do, abo­li­do, co­mo acon­te­ceu no pas­sa­do, com o pa­trão da era do bo­om in­dus­tri­al, na­que­le tem­po, re­al­men­te, ha­via so­be­jos abu­sos, abu­sos que le­va­ram a atu­al le­gis­la­ção, che­ga ser irô­ni­co, po­rém, ago­ra acon­te­ce o con­trá­rio. Ali­ás, tais pro­ce­di­men­tos lem­bram, tam­bém, a in­qui­si­ção de sé­cu­los pas­sa­dos, co­mo aque­las co­me­ti­das pe­los je­suí­tas na Fran­ça, só que, na atu­a­li­da­de, não são mais fí­si­cas, pi­or ain­da, são tor­tu­ras men­tais, afe­tam o es­ta­do de es­pí­ri­to das pes­so­as, in­jus­ti­ça­das, ao as­sis­ti­rem, na “cor­te jus­ti­cei­ra”, in­di­ví­duos ma­cu­la­dos de su­jei­ra, ma­lan­dra­gem, se­rem in­de­ni­za­dos pe­los abu­sos co­me­ti­dos, nun­ca pe­lo tra­ba­lho or­dei­ro, re­a­li­za­do. Na re­a­li­da­de, ao ver os go­ver­nan­tes mis­tu­ran­do as coi­sas do es­ta­do, com su­as coi­sas pes­so­ais, al­go pro­i­bi­do pe­la pri­mei­ra re­pú­bli­ca da his­tó­ria, há mais de dois mi­lê­ni­os, pen­sam con­si­go, eles fa­zem, lo­go nós tam­bém, po­de­mos fa­zer. En­tre­tan­to, bus­can­do pen­sa­men­to, co­mo o alar­de­a­do, na ora­ção fú­ne­bre de Pé­ri­cles, es­tra­te­go Gre­go, pro­fe­ri­da aos mor­tos, da Guer­ra do Pe­le­po­ne­so: a pri­mei­ra, a igual­da­de de to­dos pe­ran­te a lei, ain­da ho­je, ima­nen­te e sus­ten­ta­da, pa­ra am­bos, em­pre­ga­dor e em­pre­ga­do. Quan­to a in­di­vi­dua­li­da­de da po­lí­ti­ca, es­ta, em­bo­ra in­di­vi­dual, só tem con­di­ções de ser, fun­cio­nar, em gru­po. Na ou­tra, exal­ta ele, es­tra­te­go, a emu­la­ção, es­pí­ri­to de tra­ba­lho, lu­ta, em bus­ca do bem mai­or, ri­que­za, fe­li­ci­da­de: “Não con­sis­te pa­ra nós ver­go­nha, des­gra­ça, ad­mi­tir que al­guém é po­bre; mas con­si­de­ra­mos ver­go­nho­so, des­gra­ça­do, não fa­zer es­for­ços pa­ra evi­tar is­so”, ou se­ja, sa­ir da po­bre­za”, as­sim co­mo o em­pre­ga­dor, o em­pre­ga­do, pa­ra me­lho­rar de vi­da, tem que ser hon­ra­do, la­bo­rio­so e ho­nes­to. O que se faz, nas cor­tes, pre­mi­an­do o mau ca­rá­ter de­les, em­pre­ga­dos, tor­na-os mais su­jos e po­bres, ao lon­go da vi­da. Con­ti­nu­an­do a ora­ção fú­ne­bre “Con­si­de­ra­mos o ho­mem que não to­ma in­te­res­se pe­lo Es­ta­do, não co­mo ino­fen­si­vo, mas co­mo inú­til”, co­mo se vê, es­te es­pí­ri­to, o de se in­te­res­sar, pe­las coi­sas da pá­tria, já exis­tia na­que­le tem­po, mas, no ago­ra, ain­da pe­ca. Ve­ja só, a re­pú­bli­ca atu­al, fa­ce ao des­lei­xo, com a edu­ca­ção, le­gou ao con­tri­buin­te, que pa­ga a con­ta de tu­do, ig­no­rân­cia cul­tu­ral, por is­to, mou­re­ja mar­gi­na­li­za­do da vi­da pú­bli­ca, en­quan­to os go­ver­nan­tes, no lu­gar de tor­nar es­se de­ver obri­ga­tó­rio, pre­pa­ran­do-o, in­clu­si­ve, pa­ra a par­ti­ci­pa­ção na vi­da po­lí­ti­ca, faz ou­vi­do mou­co. Pen­sam eles que, en­quan­to per­du­rar es­se es­ta­do de ina­ção, alhe­a­men­to dos ne­gó­ci­os pú­bli­cos, con­ti­nu­a­rão, mes­mo, com a La­va Ja­to, mis­tu­ran­do as coi­sas do es­ta­do, ori­un­das dos im­pos­tos, com as su­as. São, na ver­da­de, os tais pro­fis­si­o­nais po­lí­ti­cos, vi­da to­da no po­der, con­tra­ri­an­do o prin­cí­pio sa­gra­do da de­mo­cra­cia, de al­ter­nân­cia, tro­ca do que es­tá no po­der, por ou­tro di­fe­ren­te, em to­das as elei­ções. Na sua ora­ção mi­le­nar, já con­de­na­va, aque­le lí­der da gran­de ge­ra­ção, que vi­veu Ate­nas, an­tes e du­ran­te a guer­ra do Pe­lo­po­ne­so, sé­cu­lo V, aC, a dis­cri­mi­na­ção do mais ri­co, em re­la­ção ao mais po­bre, co­mo se vem fa­zen­do na cor­te tra­ba­lhis­ta, creio, an­tes da re­for­ma, to­da­via con­ci­ta­va o mais po­bre, à lu­ta, tra­ba­lho hon­ro­so pa­ra fu­gir da po­bre­za. Além do mais, um con­tra­to as­si­na­do en­tre am­bas as par­tes de­fi­nin­do di­rei­tos e de­ve­res, dos dois la­dos, de­ve ser con­si­de­ra­do vá­li­do, em qual­quer fó­rum, con­tu­do, o co­mu­nal, no ca­so de li­tí­gio, é a pe­na­li­za­ção do em­pre­ga­dor e pre­mia­ção do em­pre­ga­do in­fra­tor, par­tin­do-se do pres­su­pos­to de que, é ele, pa­ra to­do o sem­pre, o in­jus­ti­ça­do, em afron­ta ao “con­tra­to so­ci­al”, enun­ci­a­do por Rous­se­au, pen­sa­dor mor do Ilu­mi­nis­mo e da re­pú­bli­ca ema­na­da de­le. Vol­tan­do a fal­ta de éti­ca no tra­ba­lho, po­lí­ti­ca des­sa na­tu­re­za, ten­de a au­men­tar, ca­da vez mais, a ma­lan­dra­gem, de­so­nes­ti­da­de no re­la­ci­o­na­men­to en­tre in­di­ví­duos. A le­gis­la­ção tra­ba­lhis­ta ori­gi­nal, foi co­pia­da pe­la di­ta­du­ra de Var­gas, da In­gla­ter­ra, no sé­cu­lo XX, po­rém, sua ori­gem vem do sé­cu­lo XIX. Con­tu­do, há pou­co tem­po, foi li­gei­ra­men­te apri­mo­ra­da, mas res­ta sa­ber se con­ti­nu­a­rá, a ma­nia da an­ti­gui­da­de, ou a da ino­va­ção, con­di­zen­te, com a era da tran­si­to­ri­e­da­de, ten­do co­mo ex­po­en­te o apli­ca­ti­vo. Em meio a tu­do is­so, a so­ci­e­da­de con­tri­buin­te tem que pro­pug­nar, jun­to ao Es­ta­do, pes­soa ju­rí­di­ca, a par­tir de no­vos go­ver­nan­tes, na es­pe­ran­ça de que, os atu­ais, se­jam to­dos des­car­ta­dos pe­lo vo­to, pois, ges­to des­sa na­tu­re­za se­ria su­bli­me, pa­ra oxi­ge­nar a de­mo­cra­cia, lu­tar, pe­la re­no­va­ção do po­der. Ou­tros­sim, a al­ter­nân­cia é al­go sa­gra­do, pa­ra so­la­par as oli­gar­quias rei­nan­tes, cri­an­do es­pa­ço pa­ra a con­so­li­da­ção dos ver­da­dei­ros pos­tu­la­dos re­pu­bli­ca­nos. Is­to pos­to, pro­pug­nar co­mo men­ci­o­na­do, por po­lí­ti­ca de in­cen­ti­vo, pres­ti­gio ao ci­da­dão, ci­da­dã or­dei­ra, la­bo­rio­sa, so­bre­ta­xan­do ou pe­na­li­zan­do, ao mes­mo tem­po, co­mo fa­zia os ro­ma­nos, com os in­di­ví­duos, per­du­lá­rios. Afas­tan­do na his­tó­ria, Pau­lo apos­to­lo pre­ga­va a co­bran­ça de dí­zi­mo dos pre­gui­ço­sos, San­to Agos­ti­nho, avan­çan­do, pa­re e pas­so, a mes­ma his­tó­ria do cris­tia­nis­mo, pro­cu­rou res­ga­tar o tra­ba­lho de sua pe­cha pe­jo­ra­ti­va. Sim se­nhor, era ele, im­pró­prio, pa­ra os hu­ma­nos de pos­se, po­si­ção so­ci­al ele­va­da, de igual for­ma, pas­san­do da re­li­gi­ão ca­tó­li­ca, pa­ra a dos hu­gue­no­tes, che­ga­mos a Cal­vi­no, que tan­to pro­cla­mou o tra­ba­lho obri­ga­tó­rio, em to­da a ir­man­da­de cal­vi­nis­ta, co­mo pas­sou a pe­na­li­zar as pes­so­as pre­gui­ço­sas, co­mo já pre­ga­va Pau­lo apos­to de Je­sus. In­cen­ti­var, pres­ti­gi­ar o in­di­ví­duo la­bo­rio­so, or­dei­ro cons­ti­tuí, im­pe­ra­ti­vo, vez que, além de tor­na-lo, ain­da, mais ali­a­do na lu­ta pe­la pros­pe­ri­da­de, cres­ci­men­to, bem es­tar da co­mu­ni­da­de, pas­sa a des­per­tar a aten­ção de to­dos quan­tos, em ci­ma do mu­ro, que­ren­do ban­de­ar pa­ra o la­do dos maus ele­men­tos, po­rém, ain­da meio re­ti­cen­te, mi­ra, en­xer­ga, pe­lo ala­ri­do, exem­plo, a po­lí­ti­ca de in­cen­ti­vo, de re­pen­te, es­con­ju­ra a hi­po­te­se de imis­cu­ir-se no sub­mun­do da ban­da­lhei­ra ade­rin­do, ali­an­do-se, ao mun­do da so­ci­e­da­de or­dei­ra e la­bo­rio­sa. Re­me­mo­ran­do, o ci­da­dão la­bo­rio­so, ho­nes­to, sen­te-se, a ca­da dia, vir­tu­al­men­te, mais ame­a­ça­do, lu­di­bri­a­do, em su­as bo­as in­ten­ções, por is­to, es­tá a ca­re­cer de in­cen­ti­vo do es­ta­do. No cam­po dos ne­gó­ci­os, ve­ja o que acon­te­ce com aque­le in­di­ví­duo que con­tra­ta o ser­vi­ço de ou­tro, co­mo exem­plo, o se­nhor Ju­ni­nho, pa­ra per­fu­rar um po­ço ar­te­si­a­no: fir­ma­do o con­tra­to, cu­tu­cou o se­nhor Ju­ni­nho, com va­ra cur­ta, e, a per­fu­ra­ção foi re­a­li­za­da. O exem­plo abriu a por­ta, pa­ra ou­tra per­fu­ra­ção, ne­go­ci­a­do o pre­ço e lo­cal, fir­mou-se no­vo con­tra­to, pa­ra re­a­li­za­ção da obra, no es­pa­ço de três mes­es. De for­ma di­ver­sa, foi o com­por­ta­men­to do se­nhor Ju­ni­nho, no cum­pri­men­to do se­gun­do con­tra­to. A prin­cí­pio, ale­ga­va tem­po, má­qui­na em con­ser­to, com o pas­sar dos mes­es, pas­sou a não aten­der mais o te­le­fo­ne. En­tão, o con­tra­tan­te, após mui­tas ten­ta­ti­vas, re­sol­veu re­cor­rer à Jus­ti­ça. Mas, pa­ra in­ti­mar o con­tra­ta­do es­tá sen­do mais di­fí­cil do que pe­gar ta­man­duá ban­dei­ra à unha. A pe­le­ja ca­mi­nha pa­ra a quar­ta ses­são, em sé­rie mar­ca­da, con­se­gui­rá, des­ta fei­ta, a jus­ti­ça le­va-lo a au­diên­cia? Ou­tra pân­de­ga, on­de, o ci­da­dão or­dei­ro, la­bo­rio­so, ho­nes­to, é lu­di­bri­a­do, pe­la má fé, con­ta Ga­bi, diz res­pei­to a es­per­te­za de gen­te de as­sen­ta­men­to, da re­for­ma agrá­ria, no alu­guel de pas­to, on­de, o alu­gan­te ten­ta com­prar o ga­do na con­ver­sa, vi­ga­ris­mo, co­mo um tal de Zé Sin­val­do. Ou­tro de no­me Pau­lo, com­pran­do ga­do pa­ra pres­tar ser­vi­ços, com má­qui­nas agrí­co­las, na ho­ra de fa­zer os ser­vi­ços, es­cor­re­ga fei­to qui­a­bo, tem-se que re­cor­rer, tam­bém, a jus­ti­ça, con­tra­tan­do ad­vo­ga­do, des­sa for­ma, con­ta ele, mui­tos ou­tros ca­sos de lu­ta do ci­da­dão or­dei­ro, com in­di­ví­duos do­ta­dos de ve­lha­ca­ria, má fé, cer­ta­men­te, ins­pi­ra­dos nos re­pre­sen­tan­tes elei­tos, re­e­lei­tos su­ces­si­va­men­te, pe­lo vo­to de ca­bres­to, ou, com­pa­drio, com o tem­po, pas­sam a tra­ir a so­ci­e­da­de con­tri­buin­te, com des­cul­pa de co­la­bo­ra­ção, fal­sa pres­ta­ção de ser­vi­ços à co­mu­ni­da­de, en­quan­to su­per­fa­tu­ra as con­tas pú­bli­cas, en­gor­dan­do seu cai­xa dois, pa­ra per­pe­tu­ar-se no car­go, car­go, re­che­a­do de pri­vi­lé­gios, mor­do­mi­as, con­tra­ri­an­do, tra­in­do, de for­ma es­pan­to­sa, não o es­pan­to fi­lo­só­fi­co, os prin­cí­pios re­pu­bli­ca­nos.

 

(Jo­si­as Lu­iz Gui­ma­rã­es, ve­te­ri­ná­rio pe­la UFMG, pós-gra­du­a­do em Fi­lo­so­fia Po­lí­ti­ca pe­la PUC-GO, pro­du­tor ru­ral)

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