A hiena do Tempo Velho
Diário da Manhã
Publicado em 9 de agosto de 2018 às 23:27 | Atualizado há 6 anosOs jornalistas pagos com dinheiro público para defender seus patrões perderam mesmo a capacidade de se envergonhar e praticar o dom do discernimento. Ao assinar um artigo neste jornal, Luiz Gama comprovou que o fundo do poço é ainda mais fundo.
Comprovou que é pago pelo governo de Goiás para atacar adversários, demonstrou desconhecimento sobre a trajetória política e de vida do senador Ronaldo Caiado e, pior, não passou sequer no teste do Google: se preocupasse em buscar informações sobre o parlamentar teria encontrado um farto material de tudo o que ele já fez em benefício de Goiás.
Mas é claro que não podemos esperar bom jornalismo e verdade da notória “hiena do Tempo Velho”. Tanto que citou uma pesquisa que afirma que o eleitor espera do próximo governador “transparência, honestidade e ficha limpa” – qualidades que tentou atribuir a seus patrões, mas que (todos sabem) estão atolados em escândalos de corrupção, como as Operações Monte Carlo, que prendeu o bicheiro Carlinhos Cachoeira, e Decantação, que desbaratou esquema na Saneago.
É triste perceber que a campanha tucana usa a velha tática de fingir um debate propositivo enquanto, por debaixo do pano, aciona seus piores quadros para atacar os adversários. O honroso espaço disponibilizado por este jornal poderia ter sido aproveitado por Luiz Gama para explicitar episódios de corrupção das gestões tucanas citados acima, o perdão da dívida da JBS, as denúncias de caixa 2, a Lava Jato e a caótica situação financeira do Estado.
O ataque da hiena do Tempo Velho a Ronaldo Caiado tem um motivo muito claro: o senador, que é líder isolado nas pesquisas de intenção de voto e pode ganhar já no primeiro turno, ameaça o projeto de poder do atual grupo, que planeja – sem a permissão dos goianos – se perpetuar no poder.
Além disso, Gama sabe que José Eliton, com seu estilo arrogante e empolado, não consegue fazer frente ao perfil humanista e simples de Ronaldo Caiado, que é médico com histórico de trabalho em favor dos menos favorecidos. Quatro apagados meses de gestão não vão conseguir acabar com o desgaste de 20 anos de um governo fracassado que se notabilizou por seus escândalos, pelo caos na segurança pública e pelo endividamento de Goiás.
Luiz Gama sabe muito bem que vai se deparar em breve com uma nova realidade, na qual o ódio e a mentira não serão mais tolerados. É isso que o atemoriza: saber que o governo ao qual se aliciou com tanta sede está chegando ao fim, e que os carrapatos que estavam nele terão de procurar o que nunca tiveram nos últimos anos: um emprego de verdade.
Em tempo: ao compará-lo com a hiena, não se tenta denegri-lo – muito menos o coitado do bicho. Mas apresentar o que faz de fato: sabemos que o animal é carniceiro e tem uma fisionomia que nos leva a crer que está sempre sorrindo. Mas é falso. Como é falso tudo o que disse o nobre autor do artigo aqui questionado. Sabemos que os carniceiros, em geral, serão cada vez mais falsos daqui para frente.
(Mariana Gidrão, master coach, palestrante e especialista em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano)
]]>