Opinião

Reforma do Estádio Antônio Accioly

Diário da Manhã

Publicado em 9 de agosto de 2018 às 22:55 | Atualizado há 6 anos

Não faz mui­to tem­po que ocu­pá­va­mos es­te es­pa­ço do Jor­nal Di­á­rio da Ma­nhã pa­ra di­vul­gar e pa­ra­be­ni­zar o ani­ver­sá­rio de Cam­pi­nas, pe­los seus 208 anos ocor­ri­do no úl­ti­mo dia 8 de ju­lho. Na­que­la opor­tu­ni­da­de, acha­mos por bem em fo­car o va­lo­ro­so co­mér­cio lo­cal, que tan­to tem con­tri­bu­í­do pa­ra a eco­no­mia da ca­pi­tal.

Ho­je, va­mos dei­xar de la­do a mo­dés­tia e fa­zer um bre­ve co­men­tá­rio so­bre a re­for­ma do Es­tá­dio An­tô­nio Ac­ci­oly, cu­jas ins­ta­la­ções, no pas­sa­do, não jus­ti­fi­ca­vam a pai­xão que os cam­pi­nei­ros têm pe­lo Dra­gão – At­lé­ti­co Clu­be Go­i­a­ni­en­se.

Pa­ra quem co­nhe­ce a his­tó­ria des­te clu­be, sa­be que mui­to tem a ver com a do bair­ro de Cam­pi­nas, pois pes­so­as fa­mo­sas pas­sa­ram por sua di­re­to­ria, a exem­plo do pri­mei­ro pre­si­den­te, An­tô­nio Ac­ci­oly. Ele é des­cri­to por at­le­ti­ca­nos que o co­nhe­ce­ram à épo­ca co­mo um ho­mem que vi­via pe­lo At­lé­ti­co, dan­do sua con­tri­bui­ção pa­ra que che­gás­se­mos ao es­tá­dio atu­al.

Com es­ta úl­ti­ma re­for­ma do An­tô­nio Ac­ci­oly, po­de­mos ter ideia da be­le­za que fi­ca­rá o lo­cal com um be­lo vi­su­al vis­to de fo­ra. A cons­tru­ção das no­vas ar­qui­ban­ca­das com 70% de co­ber­tu­ra, 4 en­tra­das, um am­plo te­lão de 40m², sem con­tar com a ilu­mi­na­ção de úl­ti­ma ge­ra­ção, pas­sa­rá tam­bém a aco­mo­dar 12 mil tor­ce­do­res. Além de be­le­za e con­for­to, to­da es­sas mu­dan­ças tam­bém tra­rão gran­des be­ne­fí­ci­os pa­ra a re­gi­ão.

To­dos os cam­pi­nei­ros sa­bem que o Mer­ca­do Cen­tral de Cam­pi­nas é o lo­cal on­de os co­mer­cian­tes e li­de­ran­ças lo­ca­is se reú­nem pa­ra to­mar o ca­fé ma­ti­nal e co­lo­car as no­tí­cias em dia. E a re­for­ma do es­tá­dio é o as­sun­to que pre­do­mi­na na­que­le lo­cal.

Na con­di­ção de mo­ra­dor e em­pre­sá­rio lo­cal há mais de 50 anos, pa­ra não di­zer cam­pi­nei­ro de co­ra­ção, fre­quen­ta­dor as­sí­duo do an­ti­go Bar do Sa­ler­me, pon­to de en­con­tro dos cam­pi­nei­ros que gos­ta­vam de cur­tir à noi­te, me sin­to no de­ver de com­par­ti­lhar es­se mo­men­to.

En­tre os mi­lha­res de tor­ce­do­res do Dra­gão, não po­de­rí­a­mos dei­xar de lem­brar do Os­val­do da Ri­val, Pre­si­den­te da As­so­cia­ção dos Mo­ra­do­res de Cam­pi­nas e do em­pre­sá­rio Der­ci­lio Ba­ri­a­ni do Pão Ken­tão, ex-jo­ga­dor do At­lé­ti­co na dé­ca­da de 1950.

Aos res­pon­sá­veis por es­ta re­for­ma só nos res­ta agra­de­cer em no­me de to­da a co­mu­ni­da­de cam­pi­nei­ra e at­le­ti­ca­na.

 

(An­tô­nio Me­neg­hel­l, con­se­lhei­ro da CDL – Câ­ma­ra de Di­ri­gen­tes Lo­jis­tas de Go­i­â­nia)

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias