Opinião

Um programa de mudanças

Diário da Manhã

Publicado em 7 de agosto de 2018 às 23:00 | Atualizado há 6 anos

Um no­vo ama­nhã é pos­sí­vel. No Bra­sil e em Go­i­ás. Com uma agen­da re­pu­bli­ca­na. Que não con­fun­da os ví­ci­os pri­va­dos com os be­ne­fí­ci­os pú­bli­cos. O ca­mi­nho es­tá aber­to. Ali­ás, uma ave­ni­da. Pa­ra as mu­dan­ças. Na Eco­no­mia, na Po­lí­ti­ca, na Edu­ca­ção, na Cul­tu­ra, na Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca. De­pen­de ape­nas de vo­cê, lei­tor.  A da­ta é: no pró­xi­mo dia 7 de ou­tu­bro de 2018.

A Re­for­ma do Es­ta­do é ne­ces­sá­ria. Pa­ra aca­bar com a bu­ro­cra­ti­za­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos. É ur­gen­te a ado­ção de me­ca­nis­mos pa­ra dar agi­li­da­de na ins­ta­la­ção de mi­cros, pe­que­nas e mé­di­as em­pre­sas. Um es­tí­mu­lo à cul­tu­ra do em­pre­en­de­do­ris­mo. Pa­ra a ge­ra­ção de em­pre­gos. Pos­tos de tra­ba­lho. Ren­da. Di­rei­tos. In­gre­di­en­tes pa­ra o exer­cí­cio uni­ver­sal da ci­da­da­nia.

A Re­for­ma Ad­mi­nis­tra­ti­va, com a re­du­ção de pas­tas, tan­to na Es­pla­na­da dos Mi­nis­té­ri­os, quan­to no Pa­lá­cio das Es­me­ral­das, cons­ti­tui ação sin­gu­lar. Pa­ra re­du­zir gas­tos. Mais: equi­li­brar as  e as des­pe­sas, li­qui­dar com o dé­fi­cit fis­cal e ar­ma­ze­nas re­cur­sos fi­nan­cei­ros. Pa­ra in­ves­ti­men­tos nos 246 mu­ni­cí­pios de Go­i­ás. Em su­as múl­ti­plas re­gi­ões. Bas­tan­te de­si­gua­is.

Além de aten­ção es­pe­ci­al pa­ra a Re­gi­ão Me­tro­po­li­ta­na da Ca­pi­tal. Com in­ves­ti­men­tos pú­bli­cos e pri­va­dos em Go­i­â­nia. Com um Pla­no de De­sen­vol­vi­men­to Re­gi­o­nal Equi­li­bra­do fo­ca­do pa­ra a Re­gi­ão Cen­tro-Oes­te. Com as su­as de­man­das so­ci­ais. Uma de­las é pa­vi­men­tar a es­tra­da que li­ga Ara­çu, Ave­li­nó­po­lis, Ca­pe­li­nha e Ani­cuns. Com di­nhei­ro pa­ra Sa­ú­de, Edu­ca­ção e Em­pre­gos.

O re­ca­pe­a­men­to da ma­lha vi­á­ria de San­ta Bár­ba­ra, Clau­di­ná­po­lis, Na­zá­rio, São Lu­ís, Ipo­rá e Pal­mei­ras de­ve en­trar em pau­ta. A cons­tru­ção de um Hos­pi­tal Re­gi­o­nal, em Ani­cuns, se­ria po­lí­ti­ca pú­bli­ca mo­der­na. Ci­da­dã. A cri­a­ção de um con­sór­cio in­ter­mu­ni­ci­pal. Com Ani­cuns, Chou­pa­na, Ca­pe­li­nha, Pon­cio­ná­rio, Ave­li­nó­po­lis, Ade­lân­dia, No­vo Bra­sil, Na­zá­rio, Ara­çu.

A Se­cre­ta­ria de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca, a Po­lí­cia Mi­li­tar de Go­i­ás e a Po­lí­cia Ci­vil de­veri­am ofe­re­cer um su­por­te mai­or, mais den­so, com re­cur­sos fi­nan­cei­ros, equi­pa­men­tos moder­nos,  car­ros, vi­a­tu­ras po­li­ci­ais e tec­no­lo­gia de úl­ti­ma ge­ra­ção pa­ra que os ho­mens e mulhe­res ín­te­gros,  efi­ci­en­tes, que atuam nes­sa re­gi­ão, pos­sam me­lho­rar os seus nú­me­ros. De re­so­lu­ti­vi­da­de.

A Sa­ne­a­go de­ve con­ti­nu­ar, sim, co­mo um pa­tri­mô­nio do Es­ta­do. Na­da de PPPS. As Par­ce­rias-Pú­bli­co-Pri­va­das. Con­de­no, re­pi­lo, es­sa pro­pos­ta. De for­ma ve­e­men­te. Mui­to me­nos as sub­de­le­ga­ções. O cro­no­gra­ma es­ta­be­le­ci­do se­quer foi cum­pri­do em sua in­te­gra­li­da­de. Um pre­ju­í­zo pa­ra a po­pu­la­ção. Dos qua­tro mu­ni­cí­pios en­vol­vi­dos na ope­ra­ção. Em exe­cu­ção.

Pa­ra evi­tar cri­ses hí­dri­cas, re­co­men­do o im­pe­di­men­to da cap­ta­ção ir­re­gu­lar de água. Uma fis­ca­li­za­ção ri­go­ro­sa da Se­ci­ma. Sem apa­dri­nha­men­to po­lí­ti­co. Com re­cur­sos tec­no­ló­gi­cos de úl­ti­ma ge­ra­ção. A exe­cu­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas de pro­te­ção am­bien­tal. Dos ma­nan­cia­is. De res­pei­to ao Có­di­go de Pos­tu­ras. Da Lei do Uso do So­lo. Com a re­cu­pe­ra­ção das ma­tas ci­li­a­res.

É es­tra­té­gi­co tam­bém pri­o­ri­zar as obras de am­pli­a­ção do sis­te­ma de água nas 67 ci­da­des do Es­ta­do de Go­i­ás em si­tu­a­ção de cri­se hí­dri­ca. Obras já ini­ci­a­das ou em fa­se de im­plan­ta­ção. As­sim co­mo con­clu­ir as se­guin­tes obras: Sis­te­ma de Co­rum­bá, Li­nhão de Go­i­â­nia e de Apa-re­ci­da, a Es­ta­ção Ele­va­tó­ria do Jo­ão Lei­te, o Sis­te­ma de Tra­ta­men­to de Es­go­to Ter­ci­á­rio.

– Não es­que­cer. Nun­ca! Tran­s­pa­rên­cia na ges­tão dos re­cur­sos pú­bli­cos.

 

(Ru­bens Mar­ques, ex-di­re­tor do Com­ple­xo Der­mu/Com­pav, ex-vi­ce-pre­si­den­te da Sa­ne­a­go, um ho­mem de idei­as li­be­ra­is, for­ma­ção en­ci­clo­pé­di­ca e de cul­tu­ra hu­ma­nis­ta)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias