Opinião

A transformação digital e os seguros

Diário da Manhã

Publicado em 2 de agosto de 2018 às 00:07 | Atualizado há 6 anos

A trans­for­ma­ção di­gi­tal glo­bal tam­bém im­pac­ta o mer­ca­do de tra­ba­lho bra­si­lei­ro, ain­da que tar­di­a­men­te, po­rém de for­ma avas­sa­la­do­ra. E a in­dús­tria de se­gu­ros não po­de­ria fi­car de fo­ra des­ta trans­for­ma­ção, que es­tá di­re­ta­men­te li­ga­da a mu­dan­ça de mindset em to­dos os ní­veis hi­e­rár­qui­cos, ca­pa­ci­da­de de er­ros e acer­tos rá­pi­dos e con­tí­nuos, fo­co na ex­pe­ri­ên­cia do usu­á­rio pa­ra a cons­tru­ção de pro­du­tos e mo­de­los de ne­gó­ci­os, e a uti­li­za­ção das mais va­ri­a­das fer­ra­men­tas tec­no­ló­gi­cas exis­ten­tes no mo­men­to, co­mo Blockchain, Iot, In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­cial, Big Da­ta, en­tre ou­tras.

Em vir­tu­de des­sa trans­for­ma­ção, sur­gi­ram as In­sur­Techs (ter­mo abre­vi­a­do pa­ra Se­gu­ros + Tec­no­lo­gia), igual às Fin­Techs (Fi­nan­ças + tec­no­lo­gia). As In­sur­Techs já são um enor­me su­ces­so nos EUA, Eu­ro­pa e Ásia, e ago­ra es­tão sur­gin­do mais for­tes no Bra­sil e cau­san­do mui­ta cu­ri­o­si­da­de des­te mer­ca­do de uma for­ma ge­ral. Mas é sem­pre mui­to im­por­tan­te re­for­çar que pa­ra uma em­pre­sa ser con­si­de­ra­da uma In­sur­Tech, ela de­ve apor­tar tec­no­lo­gia em seu mo­de­lo de ne­gó­cio, de for­ma que tra­ga va­lor pa­ra os par­cei­ros e pa­ra a ex­pe­ri­ên­cia do usu­á­rio fi­nal, se­ja ele pes­soa fí­si­ca ou ju­rí­di­ca.

As In­sur­Techs vi­e­ram pa­ra ace­le­rar a mo­der­ni­za­ção des­te se­tor, ain­da com um bai­xís­si­mo ín­di­ce de di­gi­ta­li­za­ção e mui­to bu­ro­crá­ti­co, e as­sim tra­zer des­cen­tra­li­za­ção, me­nos fric­ção, in­clu­são fi­nan­cei­ra e mais tran­spa­rên­cia na co­mu­ni­ca­ção com o usu­á­rio fi­nal.

No Bra­sil, a con­so­li­da­ção das In­sur­Techs ain­da é tí­mi­do de­vi­do a di­fi­cul­da­de de ca­pi­tal in­ten­si­vo pa­ra se man­ter o em­pre­en­di­men­to (ou MVP) de pé no mé­dio ou lon­go pra­zo, e tam­bém de­vi­do ao pou­co in­te­res­se ou di­fi­cul­da­de das in­cum­ben­tes em fa­zer par­ce­rias com elas, ao in­vés de ten­tar ino­var in­ter­na­men­te, que aca­ba sen­do mui­to cus­to­so e len­to, ou até im­pos­sí­vel na mai­o­ria das ve­zes. Mas es­te cres­ci­men­to já é um ca­mi­nho sem vol­ta, prin­ci­pal­men­te, quan­do se tra­ta de pro­du­tos mas­si­fi­ca­dos e os tão fa­la­dos mi­cros­se­gu­ros.

Em 2017 e 2018 al­guns even­tos vol­ta­dos pa­ra es­te ecos­sis­te­ma de In­sur­Tech fo­ram re­a­li­za­dos com bas­tan­te su­ces­so e a ideia é con­ti­nu­ar fo­men­tan­do o cres­ci­men­to, vis­to que aju­dam a ace­le­rar a mo­der­ni­za­ção do se­tor de uma for­ma ge­ral (se­gu­ra­do­ras, cor­re­to­ras e de­mais players do se­tor), e atra­ir mais in­ves­ti­men­tos.

A Kakau é uma In­sur­Tech que usa tec­no­lo­gia de pon­ta, co­mo Ma­chi­ne Le­ar­ning e Big Da­ta pa­ra me­lho­rar a ex­pe­ri­ên­cia do usu­á­rio fi­nal, tra­zen­do sim­pli­fi­ca­ção, tran­spa­rên­cia e re­du­ção de tem­po e de cus­to. A pla­ta­for­ma fun­cio­na no mo­de­lo de as­si­na­tu­ra, igual a Net­flix e Spo­tify, e o as­si­nan­te ain­da po­de pau­sar ou can­ce­lar o se­gu­ro quan­do de­se­jar. Nos­so pro­du­to pi­lo­to foi o Re­si­den­ci­al, e ago­ra es­ta­mos lan­çan­do o se­gu­ro pa­ra Smartpho­ne (ju­lho) e ou­tras no­vi­da­des ain­da es­te ano.

 

(Mar­ce­lo Tor­res, só­cio e co-fun­da­dor, Kakau)

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