Entretenimento

SereiCerrado

Redação

Publicado em 30 de julho de 2018 às 23:41 | Atualizado há 6 anos

O projeto musical SereiCerra­do’ nasceu no aeroporto de Salva­dor, misturado com a saudade do mar com o sal ainda na pele e o co­ração cerrado por voltar pras raízes do pequi, na terra onde ninguém dá seta, é que surgiu a ideia de criar assas em Vila Boa de Goyaz.

SereiCerrado frisa o desmata­mento do bioma mais ameaçado, do aquífero já vendido e quer mos­trar que nada está perdido, que se voltando pras raízes a música pode pôr todos a ouvido. SereiCerrado vem cheio de segundas intenções, intenções de matar completamen­te sua saudade das águas, doce e salgada, cantadas por uma sereia negra, que é a guardiã da praia e do rio e trabalha na linha de Yemanjá, com canções autorais nascidas em Goiânia-GO, Salvador-BA e Vila Boa (antiga Capital do Estado de Goiás), cantigas populares, pon­tos e algumas releituras de músi­cas goianas e baianas.

Juliana Pimentel, neta de baia­na, depois de tomar um caldo do mar da vida e se afogar em produ­ção, levou uma resPiração boca a boca da vida e voltou mergulhar em música em Vila Boa, a idea­lizadora do SereiCerrado, é poe­ta desde os sete anos, sobrinha de um dos percussionistas mais im­portantes do Estado de Goiás, Ju­linho Pimentel, que já trabalhou com artistas como Gilberto Gil, Sá & Guarabyra, Da Cor do Som, Tetê Espindola, Almir Sater e Beth Carvalho, a Sereia recrutou Arthur Cintra e Marcelo Andrad;3’e, am­bos artistas, multi-instrumentistas, cineastas e moradores da cidade de Goiás, e em Goiânia os esco­lhidos foram Gustavo Félix, gra­duado em Educação Musical, mul­ti-instrumentista, mas com foco em trompete, e Fernando Cerrado, graduado em Composição Musi­cal, produtor, DJ e multi-instru­mentista, assim formando a for­mação atual do SereiCerrado.

TURNÊ OYÁ BRASIL

O nome escolhido para pri­meira turnê, além da ambiguida­de, retrata a história da mudança de Juliana Pimentel para terras vi­laboenses, que foi onde o grupo deu seus primeiros suspiros após a idealização em Salvador. A Sereia foi morar na Santa Bárbara que no sincretismo é Iansã, também co­nhecida por Oyá.

A turnê foi dividida em blocos, em seu primeiro bloco a banda passará em quatro estados – Goiás, Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, onde percorrerá temporadas, tra­balhando com músicos de cada re­gião, absorvendo o que cada terra tem para oferecer culturalmente e apresentando um Goiás que até então não é conhecido no Brasil, pois todos acreditam que a terra é somente a Hollywood sertaneja, em cada região que o SereiCerrado passar, sementes vai deixar, shows, gravações, clipes, um intercâmbio cultural documentado, aprenden­do e ensinando.

O lançamento da turnê acon­tece dia 31 de julho, no Mercado da 74, em Goiânia (GO),inician­do às 20h. O show promete parti­cipações mais que especiais: Lu­cas Adorno (Projeto Mazombo), Fabones (Boca Seca), Saga do Cris­to, Luca Augusto e muito mais sur­presas que marcaram o bota-fora pra terras baianas.

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias