Trabalhar em casa proporciona aos pais mais tempo em família
Redação
Publicado em 30 de julho de 2018 às 23:33 | Atualizado há 6 anosTrabalhar de casa costuma ser uma opção vantajosa para pais profissionais que, no Brasil, têm apenas cinco dias de licença paternidade – em sua maioria – e buscam uma boa alternativa para ficar mais tempo com a família, sendo uma delas iniciar uma atividade como freelancer. De acordo com plataforma de trabalho freelance com atuação em toda a América Latina, a atividade cresceu 80% em 2017 e 40% dos freelancers cadastrados no Brasil têm filhos.
Um deles é Alessandro Sales, de 33 anos, pai do Allan, de seis anos, e Full Stack Developer que atua como freelancer há um ano. Ele conta que, hoje, fazendo home office em tempo integral, conseguiu uma estrutura para ter mais qualidade de vida e ficar mais tempo com a família. “Estou fazendo muitas coisas que não eram possíveis, como tomar café da manhã com minha família, ter intervalos com eles e nos horários que eu realizava trabalhos extras, agora eu tenho tempo para a família”, comenta Allan.
Segundo o levantamento, 10% dos pais contam com ajuda externa para cuidar dos filhos. Os demais cuidam por conta própria ou com a ajuda de seu cônjuge. Dentro desse parâmetro, de 40% dos pais freelancers, 85% são full-time.
“Cada vez mais temos pais que sentem a necessidade de cuidar dos filhos e dividir igualmente as tarefas com a mulher. Isso se alia à busca dos profissionais pela harmonia entre vida profissional e pessoal e tem um efeito muito positivo, já que um pai que participa mais em casa proporciona mais liberdade para que a mãe também siga com sua carreira profissional”, aponta Guillermo Bracciaforte, especialista na área.
“Antes de iniciar a jornada home office conversei com minha esposa para que ela me ajudasse a adaptar com a nova rotina, afinal, todos precisam compreender que eu estou em casa para trabalhar. Mas ao final do dia estou livre para estar com minha família e eles sentem essa diferença, hoje somos mais unidos”, explica Sales.
Além do tempo a mais com a família, ser freelancer full-time proporciona ao desenvolvedor poder estudar novas tecnologias ou outros idiomas. “Antes eu visualizava a atividade freelancer como algo muito interessante, mas muito distante, pois eu não me sentia seguro para buscar projetos. Hoje, plataformas virtuais me possibilitaram não apenas tornar isso possível, mas também conseguir resultados financeiros que possibilitaram mudar minha qualidade de vida”, finaliza.
]]>