Vidas rendadas
Redação
Publicado em 17 de julho de 2018 às 00:16 | Atualizado há 3 semanasDe 18 de julho a 31 de agosto de 2018, a Galeria de Arte Hacibe Hanum, do Instituto Leo Romano, em Goiânia, recebe a exposição Labirinto, resultado de uma investigação de cerca de três anos de Christus Nóbrega, artista paraibano radicado em Brasília. A mostra, com curadoria de Cinara Barbosa, consiste numa produção que revisita as memórias familiares, as histórias sociais e apresenta obras que têm a renda labirinto como tema central, além da metáfora para as tramas que constituem a vida.
A renda labirinto, introduzida no Brasil no século XVII por europeus, se distingue pela técnica de desfiamento do tecido, que é posteriormente preenchido com motivos florais. A curadoria mantém o propósito de ressaltar o entrelace das peças como medida das tramas diversas dessas histórias de vida, ocorridas em pequenas aldeias da Paraíba, como Chã dos Pereiras. As fotos coloridas, recortes de cenas da casa da avó de Christus, que também morou na região, pontuam os sutis desvelamentos dos processos de busca.
CHRISTUS NÓBREGA
Artista e professor adjunto do Departamento de Artes Visuais (VIS), da Universidade de Brasília (UnB). É doutor e mestre em Arte Contemporânea pela UnB, leciona e orienta os cursos de Pós-graduação em Artes e Design da mesma instituição. Possui obras em acervos, coleções privadas e institucionais, a exemplo da Fondation Cartier, em Paris, do Museu de Arte do Rio (MAR). Autor de livros e artigos científicos na área de artes e educação. Premiado pelo Programa Cultural da Petrobras (2004 e 2011) e pelo Museu da Casa Brasileira (2004). Em 2015 representou o Brasil na China pelo Programa de Residência Artística do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, na universidade chinesa Central Academy of Fine Arts (Cafa).
INSTITUTO LEO ROMANO
Para celebrar um antigo sonho, o arquiteto e designer Leo Romano escolheu a cidade onde escreveu sua história para abrigar a sede de um centro educacional. “É um passo muito importante para toda a minha equipe, assim como para Goiânia. Passamos a oferecer um novo espaço de referência de arte e de formação em que ocorrerão palestras, workshops e outras atividades, principalmente para estudantes e profissionais das áreas de arquitetura, design e artes plásticas”, celebra Romano. Localizada em uma casa dos anos 70 com arquitetura moderna, a residência foi totalmente reformada para receber alunos e colaboradores. Com 600 m² e um lindo jardim, o imóvel abriga a galeria de arte Hacibe Hanum, a sede do escritório Leo Romano de Arquitetura e uma biblioteca aberta para o público geral.
EXPOSIÇÃO LABIRINTO
De 18 de julho a 31 de agosto
De terça-feira a sexta-feira, das 14 às 18h; sábado, das 9 às 15h
Instituto Leo Romano – Rua 131, número 79, Setor Sul, Goiânia
Entrada Franca
]]>