Entretenimento

Viagem a psicologia e psicanálise

Redação

Publicado em 27 de junho de 2018 às 22:42 | Atualizado há 7 anos

Vem aí um espetáculo de alto nível para interessados em psico­logia e psicanálise. A peça “Hilda e Freud” faz única apresentação em Goiânia, no Teatro Goiânia, na próxima sexta-feira, dia 29 de ju­nho, às 20h. O evento tem o apoio e produção local da Cultura do Riso e Grupo Topbrasil, com in­gressos a 40 e 80 reais.

O espetáculo, escrito por An­tonio Quinet, e dirigido por ele emparceriacomReginaMiranda, teve uma bem-sucedida tempo­rada na Cidade das Artes, na Bar­ra da Tijuca, e no Centro da cidade do Rio de Janeiro, no Teatro Mai­son de France. “As pessoas vão ver um Freud em ação de uma for­ma inimaginável através da visão de uma paciente, e não de seus próprios relatos”, sintetiza Quinet.

Anteriormente, duas tempo­radas do espetáculo foram apre­sentadas, uma em 2013 e uma em 2015, a convite do Freud Mu­seum, em Londres, quando tam­bém houve o lançamento do livro da peça em inglês. Em agosto do mesmo ano, “Hilda e Freud” tam­bém passou pela cidade de Bue­nos Aires, na Argentina, para em novembro fazer sua estreia nacio­nal no palco da Cidade das Artes (Rio de Janeiro/RJ).

Nas apresentações interna­cionais, Quinet contou com atri­zes convidadas. Para a estreia na­cional e as temporadas no Rio de Janeiro, a atriz Bel Kutner viveu o papel de Hilda; agora, em Goiâ­nia, a atriz Juliana Teixeira é quem vive a protagonista. “Está sendo incrível poder contar um pouco sobre o nascimento da psicanáli­se ao lado de Antonio Quinet. Um momento histórico que transfor­mou nossa visão sobre o ser hu­mano. Hilda Doolittle, ou melhor H.D., foi uma artista percussora, corajosa e única”.

A peça mescla umalinguagem poética e erudita com projeções contemporâneas que ambien­tam o espectador na imaginação e no inconsciente dos persona­gens. A direção de arte e ceno­grafia assinadas por Analu Pres­tes transportam o público para o poder evocador dos versos e das imagens poéticas do univer­so imaginista (movimento li­terário in­glês) do qual Hilda Doolittle foi o símbolo. A produção dá continuidade à pesquisa “Tea­tro e psicanálise”, desenvolvida por Antonio Quinet no âmbito do mestrado e doutorado da Uni­versidade Veiga de Almeida, na qual pretende transmitir a psica­nálise através do teatro, e assim levar ao público, artisticamente, as descobertas do inconsciente.

ESPETÁCULO – HILDA E FREUD

Local: Teatro Goiânia (Avenida Tocantins com Avenida Anhanguera, Qd. 67, Lt. 32, Setor Central)

Data: Sexta, dia 29 de junho, às 20h

Vendas ON LINE 24 horas: originalingressos.com

Ingressos: De R$ 40,00 a R$ 80,00 (Quem paga meia: estudantes, idosos, PNE)

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias