Tertúlia com apresentação de Amaury Menezes
Diário da Manhã
Publicado em 26 de junho de 2018 às 22:56 | Atualizado há 2 semanasGraduada em Pedagogia, mestre e doutora em Ciências e Educação, em Portugal, a professora das redes públicas municipal e estadual Jacqueline Cunha abre nesta quinta-feira, 28 de junho, às 19h, na Vila Cultural Cora Coralina, à Rua 3, sem número, atrás do Teatro Goiânia, Centro, “Tertúlia Pedagógica”. Com o lançamento do livro Entre o sonho e a esperança: a escola ativa no Brasil, obra de sua autoria. Um sucesso de crítica e de público.
– A Tertúlia é um termo literário utilizado na Europa, que significa bate-papo entre amigos. Conversas fraternais.
A Tertúlia Pedagógica terá conferência com o artista Amaury Menezes. Ícone das artes plásticas, ele abordará a simbologia de seu trabalho na ilustração da capa do livro. A autora irá discorrer sobre a obra. Em tempos sombrios, de golpe líquido e frio, em três atos, com o impeachment, sem crime de responsabilidade, medidas liberais, como o congelamento dos gastos, e prisões políticas. Du Oliveira e Juraíldes da Cruz farão curtas apresentações musicais.
DE PORTUGAL
Jacqueline Cunha informa ao jornal Diário da Manhã que o seu livro, Entre o sonho e esperança: a escola ativa no Brasil, é produto de sua tese de doutorado. Em Portugal, Velho Mundo. Colonizador do Brasil. Mas com um enfoque menos acadêmico e mais pedagógico, explica a pesquisa. Cult, bela, gauche e educadora engajada na construção de uma escola crítica, alegre, como defendia o educador Paulo Freire.
Uma análise das implicações econômicas e sociais sobre a escola no contexto rural, afirma. Da extinção das escolas rurais, observa a professora. Mais: dos problemas do transporte escolar, aponta. Assim como do calvário que as crianças têm que enfrentar todos os dias para chegar à escola, frisa. Além do papel das pequeninas escolas rurais, multisseriadas, para o sentido de terrafilia e o desenvolvimento local, analisa a pedagoga formada na antiga UCG.
FILOSOFIA E SOCIOLOGIA
– Assim como avalio as concepções filosóficas, sociológicas, históricas e pedagógicas da escola ativa e “paidocêntrica” [centrada no aluno].
SERVIÇO
Evento: Tertúlia Pedagógica
Lançamento de: Entre o sonho e a esperança: a escola ativa no Brasil
Autora: Jacqueline Cunha
Dia: 28 de junho
Data: quinta-feira
Horário: 19h
Local: Vila Cultural Cora Coralina
Endereço: Rua 3, s/n – St. Central, Goiânia – GO
PERFIL DA AUTORA
Nome completo: Jacqueline Cunha
Formação: Doutorado em Educação e Mestrado em Ciências pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Especialista em Métodos e Técnicas de Ensino; Planejamento Educacional e Educação, Desenvolvimento e Políticas Educativas. Graduada em Pedagogia pela PUC-Goiás.
Idade: 53
Cargos que ocupa: professora da rede estadual de Goiás e da rede municipal de Goiânia. Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares em Educação e Desenvolvimento – CeiEd – Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia – Portugal.
Pais: Wilna de Jesus Coelho Cunha e Euclides Leão Cunha
Irmãos: Marília Coelho Cunha, Leandro Bezerra Cunha, Leonardo Bezerra Cunha e o do coração Elvis Nogueira de Sá.
Livros lançados: Entre o sonho e a esperança: a escola ativa no Brasil.
Intelectuais que fazem a sua cabeça: Abílio Amiguinho, Adolf Ferrière, António Teodoro, António Nóvoa Boaventura Santos, Mia Couto, Moacir Gadotti, Pierre Bourdieu, Jean Piaget, John Dewey, José Eustáquio Romão, Michel Foucault, Paulo Freire, Rubem Alves, Rui Canário, Stephen Ball, Vygotsky, entre outros.
]]>