10 maiores mitos sobre o Android
Redação
Publicado em 10 de dezembro de 2018 às 20:00 | Atualizado há 6 anos(Por Luciana Anselmo do apptuts.com.br)
1. Apps em segundo plano atrapalham a performance
Vários apps em segundo plano podem consumir sua bateria lentamente, mas diferente do que muitos acreditam, isso não atrapalha a performance do dispositivo. Quando ficam em segundo plano, os apps tem suas funções limitadas pelo próprio sistema, o que não permite que eles usem recursos ou o processamento do celular.
2. Deixar a bateria descarregar totalmente para carregá-la
Isso até valia para aparelhos bem mais antigos, cujas baterias duravam mais caso você as deixasse descarregar totalmente antes de carregar. Só que hoje em dia, os smartphones funcionam melhor se deixá-los sempre carregados.
Na verdade, as baterias atuais (tanto de dispositivos mobile quanto de notebooks) tem um ciclo de vida determinado que se baseia em quantas vezes elas são carregadas até 100%. Esse período geralmente é longo e descarregar seu aparelho completamente não ajudará em nada.
3. Wi-fi detona sua bateria
Há quem diga que deixar o wi-fi ligado o tempo todo pode acabar com sua bateria, mas a verdade é que ele não vai consumir muito mais do que um aplicativo normal.
Se quiser economizar, é sempre bom gerenciar bem o que está funcionando em seu smartphone, mas deixar o wi-fi ligado o dia todo, não deve ser um grande problema no geral.
4. Só se deve usar o carregador que veio com o aparelho
Essa é uma grande dúvida de qualquer pessoa que tenha um smartphone (seja Android ou não), já que praticamente
todos têm medo que um carregador de terceiros possa estragar seu aparelho ou seu bateria. A única coisa que se recomenda é a compra de produtos de qualidade e que sejam compatíveis com seu dispositivo.
5. Não se deve deixar o celular carregando a noite toda
Outro mito sobre as benditas baterias! Este também é baseado em aparelhos bem antigos e já não deve mais ser levado em consideração. O rumor é que se deixar um celular carregando a noite toda (ou seja, horas depois de ter chegado aso 100%), isso pode danificar a bateria, que continuaria a puxar eletricidade para si.
Mas a verdade é que as baterias atuais são mais espertas que isso e param de carregar automaticamente quando chegam ao limite.
6. Todos os dispositivos Android são iguais
Se todos os iPhones com a mesma versão do iOS são bem parecidos, é de se acreditar que o mesmo aconteça com os dispositivos Android, não é?! Só que a verdade é que o Android é um sistema totalmente aberto e qualquer um pode fazer modificações para colocá-lo em seu dispositivo.
Ou seja, a experiência muda muito de fabricante para fabricante, tanto que você só verá um Android original mesmo na linha Nexus, os smartphones do Google. Isso inclusive gera preconceito em pessoas que tiveram experiências ruins com aparelhos medíocres e acreditam que o problema era o Android. Por isso é sempre importante pesquisar e saber o que está levando para casa.
7. Android não é tão bom quanto dispositivos da Apple
Esse mito se deve especialmente ao fato do iPhone ser visto como um produto de maior qualidade devido ao seu preço elevado. A verdade é que em questão de hardware, existem dezenas de aparelhos que se equivalem e até superam os smartphones da Apple.
Se formos levar o sistema iOS contra o Android, fica claro que cada um tem qualidades e problemas, mas geralmente o usuário tem mais benefícios com o Android em questão de personalização, privacidade e quantidade de acessórios compatíveis.
8. Aparelhos mais novos são sempre melhores
É comum que vários consumidores se sintam satisfeitos com seus smartphones até verem que um modelo mais novo foi lançado. Mas antes de achar que seu aparelho foi passado para trás, tenha em mente que as especificações técnicas de modelos mais novos geralmente não mudam tanto de ano em ano, significando que a melhora nem sempre justifica a troca.
9. Android e seus apps travam mais que os concorrentes
Apesar de todos os smartphones e seus aplicativos travarem de vez em quando, a má fama sempre ficou com os dispositivos Android. Geralmente as maiores reclamações acontecem logo após grandes atualizações, já que demora para alguns desenvolvedores aprimorarem seus apps para a nova versão de um sistema.
10. Fazer root no aparelho é ilegal
Quando falamos de fazer root em um Android (ou seja, liberar o uso de basicamente tudo no dispositivo), a prática
tende a parecer algo meio obscuro e até ilegal. A verdade é que você perde a garantia do aparelho com a fabricante, mas ninguém pode te impedir.
Isso foi levado em questão principalmente depois que Apple passou a se irritar com usuários que faziam o Jailbreak (similar ao root do Android) em seus dispositivos. Depois de muito debate, foi decidido que a prática não era ilegal e que os usuários deveriam ser livres para fazer o que desejassem com seus aparelhos.
]]>