Musa da MPB, Fernanda Guedes canta pop, jazz, blues no Mercado
Diário da Manhã
Publicado em 26 de outubro de 2018 às 01:07 | Atualizado há 1 semanaMusa da Música Popular Brasileira, em Goiás, a multifacetada, cult, inventiva e com voz de veludo Fernanda Guedes sobe ao palco do Mercado da 74, neste sábado, 27 de outubro, a um dia das eleições à Presidência da República, das 20h às 22h, com um repertório eclético. Não custa informar: que inclui Chico Buarque, temperado com samba, blues, pop e até jazz.
Nascida em Jaraguá, cresceu misturada a música e saraus, mergulhou no mundo da Teoria Musical e fez piano no Conservatório da Universidade Federal de Goiás [UFG]. Ela participou do ComunicaSom. Assim como de peças musicais. Onde? Teatro Goiânia. Após fazer Engenharia Civil, voltou à música. Antes, aulas de canto: com Honorina Barra e Andréia Vitfer.
Fernanda Guedes ingressou no cenário musical da Capital de Goiás no ano de 2006. Registro: com o espetáculo ‘Mulheres de Chico’. O show foi reformulado. O resultando é o DVD ‘Palavra de Mulher’. Em tempo: lançado no mercado fonográfico nacional em 2013. O seu estilo de música é a Música Popular Brasileira. Pelas vastas possibilidades interpretativas, explica.
Cultuada no mercado e no circuito underground do Centro-Oeste, do Brasil, a artista conta ter participado dos principais eventos musicais promovidos em Goiás. Integram a relação: Fica, Canto da Primavera, Festival Gastronômico das cidades de Goiás, Pirenópolis, Caldas Novas e Alto Paraíso, Revirada Cultural de Goiânia, Grande Hotel Revive o Chorinho, Canto de Ouro.
A cantora tem um DVD e três CDs gravados. Com repercussão até no Japão, relata. O seu primeiro CD “Amor até o fim” foi gravado em 2007. O segundo CD, batizado de “Eu vou é cantar”. De 2016, o terceiro, “Boa Companhia”, como sugere o nome, é um trabalho que celebra a amizade, o amor, a vida e foi produzido por Marcelo Maia e Kiko Continentino, diz.
Além de cantora, Fernanda Guedes é produtora executiva das cantoras Ingrid Goldfeld, Christina Guedes, Bia Torres [CD “Bia Torres”] e do músico Marcelo Maia [CD “Marcelo Maia Big Band”, CD ‘Reizado Jazz Club, Show Marcelo Maia e Banda sinfônica Nilo Peçanha”, CD “Makimatrio”, Trio Cerrado, Oficina de Vivências Musicais, livro Toque Junto e Algumas Reflexões].
]]>