Opinião

Novo olhar sobre a Transformação Digital e o setor automotivo

Diário da Manhã

Publicado em 25 de outubro de 2018 às 03:24 | Atualizado há 6 anos

Trans­for­ma­ção Di­gi­tal é um te­ma dis­cu­ti­do à exaus­tão atu­al­men­te. São inú­me­ros os ar­ti­gos, se­mi­ná­rios e workshops so­bre es­se te­ma. Ca­da seg­men­to da in­dús­tria bra­si­lei­ra tem tra­ta­do es­sa trans­for­ma­ção de mo­do par­ti­cu­lar e a in­dús­tria au­to­mo­ti­va não é di­fe­ren­te. Os ga­nhos e im­pac­tos des­ta trans­for­ma­ção são bem co­nhe­ci­dos tam­bém, con­sul­to­ri­as re­no­ma­das co­mo BCG e McKin­sey fa­zem es­tu­dos cons­tan­tes a res­pei­to do as­sun­to mos­tran­do ga­nhos de pro­du­ti­vi­da­de, fle­xi­bi­li­da­de, re­du­ção de des­per­dí­ci­os e le­ad ti­mes com per­cen­tu­ais res­pei­tá­veis em to­da a ca­deia pro­du­ti­va.

Por es­sa ra­zão, gos­ta­ria de tra­tar o te­ma Trans­for­ma­ção Di­gi­tal de for­ma mais re­a­lis­ta nes­te ar­ti­go.

To­das as em­pre­sas, in­clu­in­do a au­to­mo­ti­va, que­rem al­can­çar os ga­nhos le­van­ta­dos pe­las gran­des con­sul­to­ri­as em re­la­ção à ado­ção da Trans­for­ma­ção Di­gi­tal, po­rém co­lo­cam seu fo­co mais no re­sul­ta­do fi­nal do pro­ces­so de trans­for­ma­ção do que no es­for­ço ne­ces­sá­rio pa­ra per­cor­rer o ca­mi­nho até atin­gir es­ses re­sul­ta­dos.

A gran­de ques­tão é de­fi­nir qual o ca­mi­nho a ser per­cor­ri­do e co­mo per­cor­rê-lo de for­ma es­tru­tu­ra­da. As tec­no­lo­gi­as dei­xa­ram de ser ape­nas fer­ra­men­tas pa­ra me­lho­rar a efi­ci­ên­cia dos pro­ces­sos e pas­sa­ram a ser ha­bi­li­ta­do­ras da trans­for­ma­ção di­gi­tal, tra­zen­do ino­va­ção e a tão fa­la­da dis­rup­ção.

No ce­ná­rio atu­al, uma em­pre­sa que quei­ra se des­ta­car e com­pe­tir no mer­ca­do pre­ci­sa tor­nar-se di­gi­tal, re­pen­san­do sua or­ga­ni­za­ção e sua cul­tu­ra, re­de­fi­nin­do as ha­bi­li­da­des ne­ces­sá­rias ao seu ne­gó­cio, mu­dan­do a for­ma co­mo pro­duz, co­mo se re­la­ci­o­na com seus cli­en­tes, par­cei­ros e co­la­bo­ra­do­res, ou se­ja, mu­dan­do sua for­ma de ope­ra­ção e rein­ven­tan­do seu mo­de­lo de ne­gó­ci­os.

Pa­ra con­du­zir as em­pre­sas no ca­mi­nho da im­ple­men­ta­ção de um mo­de­lo de ne­gó­ci­os di­gi­tal nos­sa vi­são é uti­li­zar a gran­de quan­ti­da­de de da­dos dis­po­ní­veis e ge­ra­dos to­dos os di­as, atra­vés de fer­ra­men­tas e tec­no­lo­gi­as que ha­bi­li­tam ope­ra­ções “da­ta dri­ven” co­mo In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­cial, Ma­chi­ne Le­ar­ning e De­ep Le­ar­ning pa­ra re­pen­sar os mo­de­los ope­ra­ci­o­nais ao lon­go de três di­re­tri­zes prin­ci­pa­is.

Cus­to­mer Ex­pe­ri­en­ce (Cli­en­te 360), que tem por ob­je­ti­vo a me­lhor ex­pe­ri­ên­cia do cli­en­te, ou se­ja, tra­zer a me­lhor ex­pe­ri­ên­cia pa­ra o cli­en­te/usu­á­rio, se­jam es­tes in­ter­nos ou ex­ter­nos. Cha­ma­mos de cli­en­te ex­ter­no aque­le que con­so­me os pro­du­tos da com­pa­nhia po­den­do ser uma pes­soa fí­si­ca ou ou­tra em­pre­sa. Cha­ma­mos de cli­en­te in­ter­no to­das as áre­as in­ter­nas da com­pa­nhia que “con­so­mem” al­gum ser­vi­ço e/ou pro­du­to de ou­tras áre­as den­tro da ca­deia ope­ra­ci­o­nal.

Di­gi­tal Ope­ra­ti­on, que a ba­se da ope­ra­ção das em­pre­sas. Aqui pen­sa­mos na di­gi­ta­li­za­ção de to­das as ope­ra­ções, fa­bris ou não fa­bris, do ne­gó­cio. Di­gi­ta­li­zar as ope­ra­ções sig­ni­fi­ca ter as to­ma­das de de­ci­são ba­se­a­das em da­dos de qua­li­da­de, agi­li­da­de na cri­a­ção da in­for­ma­ção de­ci­só­ria, fle­xi­bi­li­da­de e ade­rên­cia à di­nâ­mi­ca mer­ca­do­ló­gi­ca pa­ra or­ga­ni­zar o pro­ces­so pro­du­ti­vo e ga­ran­tir que a em­pre­sa não te­nha ne­nhum ti­po de tran­stor­no du­ran­te as va­ri­a­ções pro­du­ti­vas e de de­man­da do mer­ca­do.

Bu­si­ness Mo­del, é o mo­de­lo de ne­gó­cio trans­for­ma­do. Tra­ta-se de um mo­de­lo de ne­gó­cio di­gi­tal e evo­lu­ti­vo sem­pre ori­en­tan­do à de­man­da de mer­ca­do, é fle­xí­vel a pon­to de po­der mu­dar a abor­da­gem a par­tir da ex­pe­ri­ên­cia do cli­en­te, bus­can­do no­vas for­mas de mo­ne­ti­za­ção do ne­gó­cio atra­vés do re­la­ci­o­na­men­to com to­do o ecos­sis­te­ma.

O fo­co nes­se ar­ti­go se­rá o pi­lar de Di­gi­tal Ope­ra­ti­on, tra­tan­do es­pe­ci­fi­ca­men­te das ope­ra­ções fa­bris atra­vés da In­dús­tria 4.0. Pa­ra ex­pli­car, ci­to os no­ve pi­la­res da In­dús­tria 4.0 pa­ra exe­cu­tar a trans­for­ma­ção di­gi­tal den­tro das fá­bri­cas:

Ro­bó­ti­ca avan­ça­da com apli­ca­ção de ro­bôs au­tô­no­mos e co­la­bo­ra­ti­vos;

Si­mu­la­ção de plan­tas e pro­ces­sos;

In­te­gra­ção de sis­te­mas fa­lan­do de in­te­gra­ção ver­ti­cal e ho­ri­zon­tal;

In­ter­net das coi­sas, o fa­mo­so iOT e, no ca­so da in­dús­tria o iiOT (In­dus­tri­al In­ter­net of Things);

Ci­ber Se­cu­rity, que a é a se­gu­ran­ça que de­li­neia tu­do is­so, que cer­ca e pro­te­ge to­da es­sa tro­ca de in­for­ma­ções,

Com­pu­ta­ção em Nu­vem;

Ma­nu­fa­tu­ra adi­ti­va mais co­nhe­ci­da co­mo im­pres­são 3D;

Re­a­li­da­de au­men­ta­da;

Sis­te­mas ba­se­a­dos em Big Da­ta e Analytics.

Va­mos fo­car em um dos pi­la­res da In­dús­tria 4.0, o pi­lar In­te­gra­ção de sis­te­mas.

Es­se pi­lar tra­ta da In­te­gra­ção ver­ti­cal e ho­ri­zon­tal do sis­te­ma. Quan­do fa­la­mos em in­te­gra­ção ver­ti­cal, de­ve­mos ter em men­te a dis­po­ni­bi­li­da­de da in­for­ma­ção des­de o chão de fá­bri­ca até as ca­ma­das mais al­tas on­de são to­ma­das as de­ci­sões de ne­gó­cio, por exem­plo, os ERPs (En­ter­pri­se Re­sour­ce Plan­ning) ou sis­te­mas de BI (Bu­si­ness In­te­li­gen­ce). Já a In­te­gra­ção ho­ri­zon­tal tra­ta da in­te­gra­ção da ca­deia pro­du­ti­va co­mo um to­do, não fo­can­do sim­ples­men­te na fá­bri­ca, mas na ca­deia com­ple­ta. Is­so sig­ni­fi­ca in­for­ma­ção dis­po­ní­vel des­de o cli­en­te ex­ter­no até a sua ca­deia de su­pri­men­tos, pas­san­do pe­lo pro­ces­so fa­bril e sis­te­mas smart grid pa­ra ba­lan­ce­ar o con­su­mo de ener­gia, ali­nha­do à de­man­da do mer­ca­do, que vai di­tar o rit­mo de ade­qua­ção da ca­deia pro­du­ti­va. O ob­je­ti­vo fi­nal é: a ca­deia pro­du­ti­va ser ori­en­ta­da à de­man­da de mer­ca­do ade­quan­do o rit­mo tra­ba­lho de to­dos os seus com­po­nen­tes con­for­me ne­ces­sá­rio.

Por exem­plo, ha­ven­do um au­men­to de de­man­da do mer­ca­do, ade­qua-se o rit­mo da ca­deia pro­du­ti­va pa­ra aten­der a es­sa de­man­da. O mes­mo ocor­re, no sen­ti­do in­ver­so, se hou­ver re­du­ção da de­man­da de mer­ca­do.

Po­de­mos di­zer que o pi­lar de in­te­gra­ção de sis­te­mas é um dos mais im­por­tan­tes den­tro do con­cei­to de in­dús­tria 4.0, pois é atra­vés de­le que os da­dos co­le­ta­dos no chão de fá­bri­ca po­dem ser trans­for­ma­dos em in­for­ma­ção e tra­fe­ga­dos até as ca­ma­das mais al­tas dos sis­te­mas cor­po­ra­ti­vos per­mi­tin­do que o ne­gó­cio se­ja trans­for­ma­do.

Ape­sar da in­dús­tria au­to­mo­ti­va ter um ní­vel de au­to­ma­ção de sis­te­mas al­tís­si­mo, per­ce­be­mos que um dos mai­o­res gaps es­tá exa­ta­men­te no pi­lar de in­te­gra­ção. O vo­lu­me de da­dos ge­ra­dos no chão de fá­bri­ca é enor­me e o vo­lu­me de in­for­ma­ção ge­ra­da a par­tir des­tes da­dos é ain­da mai­or. Po­rém o ní­vel de in­te­gra­ção é mui­tas ve­zes bai­xo. Se olhar­mos pa­ra as ca­ma­das de con­tro­le de pro­ces­sos e mo­ni­to­ra­men­to e su­per­vi­são, por exem­plo, ve­mos gaps im­por­tan­tes co­mo fal­ta de ge­ren­ci­a­men­to de even­tos e alar­mes, au­sên­cia de his­tó­ri­co de fa­lhas, ca­rên­cia de fer­ra­men­tas ro­bus­tas pa­ra aná­li­se de cau­sas ra­iz de pa­ra­das ou even­tos in­de­se­já­veis co­mo, por exem­plo, in­con­gru­ên­cias fí­si­co-ló­gi­cas. Uma in­con­gru­ên­cia fí­si­co-ló­gi­ca acon­te­ce quan­do a in­for­ma­ção do sis­te­ma ló­gi­co não re­pre­sen­ta a re­a­li­da­de fí­si­ca de uma li­nha, po­den­do cau­sar pa­ra­das, atra­sos, er­ros de se­quen­cia­men­to e ou­tros pro­ble­mas mai­o­res den­tro da li­nha pro­du­ti­va.

A Trans­for­ma­ção Di­gi­tal atra­vés da In­dús­tria 4.0 ca­mi­nha no sen­ti­do da des­cen­tra­li­za­ção do con­tro­le, exi­gin­do sis­te­mas ca­pa­zes de to­mar de­ci­sões ou for­ne­cer in­for­ma­ções pre­ci­sas em ca­ma­das ca­da vez mais pró­xi­mas do chão de fá­bri­ca, por exem­plo, na ca­ma­da de con­tro­le de pro­ces­sos ou mes­mo na ca­ma­da de ins­tru­men­ta­ção e co­le­ta de da­dos, pa­ra que os ope­ra­do­res pos­sam to­mar de­ci­sões rá­pi­das e as­ser­ti­vas ou, atra­vés da apli­ca­ção de Ma­chi­ne Le­ar­ning e In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­cial, per­mi­tir que o pró­prio sis­te­ma to­me a de­ci­são.

Nes­se con­cei­to de des­cen­tra­li­za­ção é es­sen­cial o com­par­ti­lha­men­to de in­for­ma­ções en­tre os vá­rios sis­te­mas, uti­li­zan­do o que cha­ma­mos de Di­gi­tal In­te­gra­ti­on, per­mi­tin­do tam­bém a des­cen­tra­li­za­ção das aná­li­ses de da­dos, en­ri­que­cen­do os sis­te­mas de ca­ma­das mais bai­xas, já ci­ta­dos an­te­rior­men­te, com fer­ra­men­tas de aná­li­ses mais apu­ra­das, rá­pi­das e pre­ci­sas.

Mas an­tes de apli­car­mos tec­no­lo­gi­as mais avan­ça­das ou di­re­cio­nar es­tu­dos pa­ra ou­tros pi­la­res da in­dús­tria 4.0 de­ve­mos ava­li­ar os sis­te­mas atu­ais com fo­co no tra­ta­men­to de da­dos e in­te­gra­ção, pois ga­nhos sub­stan­ci­ais vi­rão des­sa aná­li­se. Uma in­for­ma­ção er­ra­da ou de má qua­li­da­de é mui­to pi­or do que a fal­ta de in­for­ma­ção. É pre­ci­so olhar o chão de fá­bri­ca de for­ma di­fe­ren­te, pois exis­te mui­ta tec­no­lo­gia apli­ca­da, mas nem sem­pre uti­li­za­da em to­da a sua ca­pa­ci­da­de. Tro­car a tec­no­lo­gia po­de não ser a úni­ca so­lu­ção. O prin­ci­pal gap en­con­tra­do nas in­dús­tri­as, e a in­dús­tria au­to­mo­ti­va não é ex­ce­ção, ain­da con­ti­nua sen­do a in­te­gra­ção dos sis­te­mas e a ge­ra­ção de in­for­ma­ção de for­ma cla­ra e pre­ci­sa pa­ra a to­ma­da de de­ci­sões e ações de for­ma ágil e as­ser­ti­va. An­tes de ata­car to­dos os pi­la­res da in­dús­tria 4.0 pre­ci­sa­mos pen­sar pri­mei­ra­men­te nes­se pi­lar. Con­cor­da?

 

(An­der­son Ao­ca, Ar­qui­te­to de So­lu­ções da En­gi­ne­e­ring do Bra­sil – sub­si­di­á­ria da mul­ti­na­ci­o­nal ita­li­a­na for­ne­ce­do­ra de so­lu­ções e ser­vi­ços de TI. Mais in­for­ma­ções em br.en­gi­ne­e­ring)

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