A educação libertária Montessori
Diário da Manhã
Publicado em 25 de outubro de 2018 às 01:59 | Atualizado há 1 semanaA educação Montessori foi desenvolvida pela médica pedagoga Maria Montessori, em 1897, em Roma, na Itália, onde fundou a Casa dei Bambini. Sua filosofia propaga que a educação deve ser elaborada com base na evolução do aluno, levando em consideração a vontade natural da criança em querer aprender, explorando, investigando e pesquisando.
As aulas montessorianas são divididas em exercícios de vida prática, aulas sensoriais, de linguagem, de matemática e de conhecimento do Mundo Cósmico – história, ciências e geografia. A escola proporciona um ambiente adequado e materiais para que os alunos desenvolvam seus estudos de forma independente, no seu ritmo e respeitando seus interesses.
O ambiente escolar montessoriano é construído para proporcionar a tranquilidade necessária para se alcançar o conhecimento. Os móveis e materiais são adequados ao tamanho das crianças, ficando disponíveis ao alcance de todos. A harmonia de cores e sons, iluminação, ventilação, a disposição dos materiais compõem uma experiência diferenciada de aprendizagem e autoconhecimento.
Montessori ensinava que todas as crianças buscam naturalmente o amor pelo silêncio, pelo trabalho e pela ordem, características que devem ser desenvolvidas entre 0 e 6 anos. Assim, através dos métodos de ensino montessoriano, a criança terá seu desenvolvimento natural.
Outro ponto importante deste modelo educacional é o comportamento do educador. O profissional deve estar preparado para incentivar a criança a buscar novos conhecimentos, entendendo o ritmo de cada uma e buscando o equilíbrio do grupo no silêncio e na liberdade. Seu principal objetivo é o de proporcionar a melhor curva de aprendizado para cada criança, compreendendo o ciclo de desenvolvimento do ser humano por faixa etária, orientando também os pais no crescimento de seus filhos.
Talita de Almeida, fundadora da Associação Brasileira de Educação Montessoriana (Abem), esteve recentemente em Goiânia coordenando curso para educadores na Casa Escola Montessori, no Setor Sul. Ela explica que educar é observar, analisar, reconhecer possibilidades para o desenvolvimento e crescimento do aluno.
Tendo a educação pela paz como um dos pilares do método, Talita diz que a paz é alcançada quando o indivíduo entende o seu lugar no universo, “colocando-se em harmonia com ele mesmo, com as outras pessoas e com a natureza, estimulado pela educação cósmica a se reconhecer, a reconhecer suas potencialidades e a de seus colegas, percebendo o valor de cada um no ecossistema”
NO BRASIL
A educação Montessori foi trazida ao Brasil por Joana Falce Scalco, em 1910, introduzindo o método na escola Emília Erichsen, no Paraná. Contudo, só em 1924 o médico baiano Miguel Calmon Du Pin e Almeida conseguiu autorização de Maria Montessori para a publicação da “Pedagogia Científica”.
Em 1974, Talita de Almeida fundou a Associação Brasileira de Educação Montessoriana (Abem). Especializada em Educação Montessori, de 3 a 12 anos, na Opera Nazionale Montessori (ONM) e com mais de 50 anos de experiência, hoje Talita se dedica à formação de educadores, supervisão de escolas e na confecção de materiais de desenvolvimento, realizando conferências dentro e fora do Brasil.
Em Goiânia, a Casa Escola Montessori iniciou um curso de formação prática de pedagogas no método Montessori. Dividido em quatro módulos, os dois primeiros aconteceram neste mês de outubro, todos ministrados por Talita de Almeida. O curso tem o objetivo de dispersar a filosofia montessoriana, além de dar início a um trabalho de Goiânia se tornar referência nacional do método de ensino.
Goiás pode se tornar referência de estudos do método montessoriano dentro de pouco tempo]]>