Opinião

O setor produtivo pode gerar lucro ao preservar o meio ambiente

Diário da Manhã

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 00:22 | Atualizado há 6 anos

É pos­sí­vel uma em­pre­sa ou in­dús­tria atu­ar em seu se­tor se­guin­do bo­as prá­ti­cas de pre­ser­va­ção am­bien­tal, cu­i­dan­do e con­tro­lan­do su­as emis­sões de CO² e de re­sí­duos in­dus­tri­ais,  con­tra­pon­do-se ao pro­gres­so ir­res­pon­sá­vel e pre­da­dor do meio am­bi­en­te, mas con­tri­buin­do pa­ra uma me­lhor qua­li­da­de de vi­da de seus ope­rá­rios e po­pu­la­ção. Por is­so, na­da mais jus­to do que lhes dar o de­vi­do in­cen­ti­vo e pro­por­ci­o­nar as em­pre­sas e in­dús­tri­as a opor­tu­ni­da­de de re­a­li­za­rem seus lu­cros e con­ti­nui­da­de de bo­as prá­ti­cas am­bien­tais.   O con­cei­to de de­sen­vol­vi­men­to sus­ten­tá­vel es­tá com­pre­en­di­do no ar­ti­go 225 da Cons­ti­tu­i­ção Fe­de­ral, ao dis­por que ca­be à co­le­ti­vi­da­de o de­ver de de­fen­der e pre­ser­var o meio am­bi­en­te pa­ra as pre­sen­tes e fu­tu­ras ge­ra­ções.

É im­por­tan­te que to­dos sai­bam que é pos­sí­vel pa­ra uma em­pre­sa po­lui­do­ra, ob­ter lu­cro no mer­ca­do e ain­da mi­ni­mi­zar seu po­ten­ci­al de de­vas­ta­ção am­bien­tal. As prá­ti­cas de sus­ten­ta­bi­li­da­de vi­san­do es­ta­be­le­cer po­lí­ti­cas co­mer­ci­ais de pre­ser­va­ção aca­ba­ram se tor­nan­do um po­ten­te e sig­ni­fi­ca­ti­vo di­fe­ren­ci­al de mun­do dos ne­gó­ci­os. A pre­ser­va­ção am­bien­tal é fun­da­men­tal pa­ra as em­pre­sas e in­dús­tri­as, vis­to que alem de ge­rar um ape­lo so­ci­al po­si­ti­vo, ge­ra um re­tor­no lu­cra­ti­vo em fa­ce a uma so­ci­e­da­de ca­da vez mais pre­o­cu­pa­da com a bi­o­di­ver­si­da­de, tam­bém aca­ba por ge­rar cor­te em cus­tos. Da na­tu­re­za ex­traí­mos be­ne­fí­ci­os e, por is­so, de­ve­mos agir de for­ma re­cí­pro­ca pa­ra com ela. O se­tor pro­du­ti­vo tam­bém po­de cri­ar po­lí­ti­cas pú­bli­cas pa­ra ade­quar-se a uma pos­tu­ra em­pre­sa­ri­al sus­ten­tá­vel pa­ra evi­tar ou mi­ni­mi­zar os da­nos am­bien­tais, in­clu­si­ve pro­po­nho a re­du­ção, reu­ti­li­za­ção e re­ci­cla­gem de ma­te­ri­ais que po­dem ser re­a­pro­vei­ta­dos.

Se não hou­ver uma re­la­ção de equi­lí­brio com o meio am­bi­en­te, a so­ci­e­da­de es­tá cri­ti­ca­men­te ame­a­ça­da. O mo­do co­mo o ho­mem vem uti­li­zan­do os re­cur­sos na­tu­ra­is de for­ma ina­de­qua­da tem le­va­do a mui­tas con­se­quên­cias.  So­mos to­dos res­pon­sá­veis pe­lo meio am­bi­en­te em nos­sa so­ci­e­da­de: Es­ta­do, ini­ci­a­ti­va pri­va­da e po­pu­la­ções. De­ve­mos pro­te­gê-lo pa­ra ga­ran­tir nos­sa sub­sis­tên­cia e o fu­tu­ro das pró­xi­mas ge­ra­ções. Se pre­ser­var e re­cu­pe­rar o meio am­bi­en­te, o em­pre­sá­rio po­de­rá usu­fru­ir dos re­cur­sos na­tu­ra­is, sem es­go­tá-los, evi­tan­do mul­tas, com­pli­ca­ções ju­di­ci­ais e em­bar­gos; mas, por ou­tro la­do, ge­ran­do lu­cro, em­pre­go e qua­li­da­de de vi­da pa­ra as pes­so­as.  Co­mo pers­pec­ti­va, a con­sci­en­ti­za­ção am­bien­tal de­ve en­vol­ver to­dos os de­par­ta­men­tos e alas de uma ins­ti­tu­i­ção, afim de ha­ver a par­ti­ci­pa­ção co­le­ti­va de em­pre­ga­do­res e em­pre­ga­dos na im­plan­ta­ção de po­lí­ti­cas sus­ten­tá­veis nas em­pre­sas e in­dus­tri­as, com o ob­je­ti­vo de re­du­zir im­pac­tos ne­ga­ti­vos na bi­o­di­ver­si­da­de.

 

(Ro­ber­to Hi­da­si, ad­vo­ga­do am­bien­tal. E-mail: ro­ber­to­hi­da­si@ya­hoo.com.br/ hi­da­si­ro­ber­to­ad­vo­ga­do­am­bien­[email protected])

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