Opinião

A pessoa que não lê, mal fala, mal ouve, mal vê

Diário da Manhã

Publicado em 19 de outubro de 2018 às 00:03 | Atualizado há 6 anos

A lei­tu­ra apro­xi­ma pa­is e fi­lhos e de­sen­vol­ve a ima­gi­na­ção, além de per­mi­tir que a cri­an­ça en­ten­da o sig­ni­fi­ca­do das le­tras e si­nais grá­fi­cos. Um es­tu­do re­a­li­za­do por pes­qui­sa­do­res da Fa­cul­da­de de Me­di­ci­na de No­va York, em par­ce­ria com o Ins­ti­tu­to Al­fa e Be­to, ava­liou o im­pac­to que a lei­tu­ra e a in­te­ra­ção fa­mi­liar têm no de­sen­vol­vi­men­to in­fan­til.

Es­ta pri­mei­ra eta­pa da pes­qui­sa foi re­a­li­za­da com 1.250 fa­mí­lias de Boa Vis­ta (RR), que par­ti­ci­pa­ram de um pro­je­to ex­pe­ri­men­tal, du­ran­te to­do o ano pas­sa­do. O es­tu­do ain­da re­ve­lou que ler pa­ra as cri­an­ças des­de ce­do es­ti­mu­la ha­bi­li­da­des lin­guís­ti­cas e emo­cio­nais.

Po­rém, a pe­da­go­ga e co­or­de­na­do­ra do nú­cleo de es­tu­dos do Brin­car da PUC-SP (Pon­ti­fí­cia Uni­ver­si­da­de Ca­tó­li­ca de São Pau­lo), Ma­ria Ân­ge­la Bar­ba­to Car­nei­ro, res­sal­ta que os pa­is pre­ci­sam ter pa­ci­ên­cia e não for­çar os pe­que­nos.

– A lei­tu­ra do mun­do e das pa­la­vras são in­se­ri­das den­tro de con­tex­tos. Às ve­zes, a cri­an­ça é ca­paz de ler as le­tras, mas não de­co­di­fi­ca o sig­ni­fi­ca­do. Por exem­plo, ela po­de ler mar­cas em out­do­ors por­que vê os de­se­nhos da mar­ca x ou y, mas is­so não po­de ser con­fun­di­do com lei­tu­ra. Fon­te -r7

Con­fi­ra 8 di­cas da pe­da­go­ga pa­ra es­ti­mu­lar a lei­tu­ra dos pe­que­nos:

1) Leia pa­ra a cri­an­ça

A ques­tão da con­ta­ção de his­tó­ri­as dá asas à ima­gi­na­ção da cri­an­ça, cri­an­do um nú­cleo fan­tás­ti­co só de­la, on­de ela vê que exis­te a lu­ta do bem e do mal por meio de fá­bu­las. A cri­an­ça tam­bém apren­de a li­dar com es­se mun­do, on­de os pro­ble­mas se re­sol­vem, de­pois de se­rem en­fren­ta­dos de al­gu­ma for­ma.

2) Ofe­re­ça li­vros clás­si­cos jun­to com o que a cri­an­ça gos­ta

Há al­guns anos, ado­les­cen­tes e pré-ado­les­cen­tes en­tra­ram na fe­bre dos li­vros do bru­xi­nho Harry Pot­ter. Pa­ra a pe­da­go­ga, não há pro­ble­ma ne­nhum nes­te ti­po de lei­tu­ra, pois, se ele gos­ta de ler so­bre de­ter­mi­na­do as­sun­to, os pa­is tam­bém po­dem ofe­re­cer os clás­si­cos. Se não, a cri­an­ça nun­ca vai ter com­pa­ra­ção pa­ra po­der es­co­lher.

Nos úl­ti­mos mes­es, di­ver­sas edi­to­ras lan­ça­ram li­vros de yo­u­tu­bers, co­mo são co­nhe­ci­dos pro­fis­si­o­nais que cri­am con­te­ú­do em ví­de­os na in­ter­net. Mui­tas cri­an­ças fãs de vi­de­o­ga­me, por exem­plo, co­me­ça­ram a se in­te­res­sar por li­vros es­cri­tos por yo­u­tu­bers so­bre o te­ma. Mar­co Tú­lio, o Au­then­tic Ga­mes, por exem­plo, des­pon­tou no meio gra­van­do ví­de­os so­bre Mi­ne­craft e tam­bém lan­çou um li­vro.

4) Mon­te his­tó­ri­as

Os pa­is po­dem mon­tar jo­gos com bo­ne­cos e ob­je­tos com os fi­lhos pa­ra que ca­da um mon­te sua his­tó­ria. Tam­bém dá pa­ra fa­zer com gru­pos de ami­gos da cri­an­ça e ir fa­zen­do as tro­cas.

5) Bus­que li­vros da fai­xa etá­ria

Exis­tem li­vros pa­ra to­das as ida­des. [Pa­ra os mais no­vos], tem os sem es­cri­tas e só com fi­gu­ras, pa­ra a cri­an­ça cri­ar a his­tó­ria. De­pois, tem li­vros com pou­cos es­cri­tos; ou­tros com tex­to um pou­co mai­or, até che­gar a um ní­vel mais al­to, de­pois dos no­ve, dez anos.

6) Dê o exem­plo

Em ca­sa de lei­to­res, lei­to­res se for­mam. É im­por­tan­te que as cri­an­ças es­te­jam ha­bi­tu­a­das com a lei­tu­ra. Evi­den­te­men­te, uma ou ou­tra não vai gos­tar, mas o exem­plo dos pa­is es­ti­mu­la os fi­lhos.

7) Li­vros di­gi­tais

A pe­da­go­ga tam­bém não cri­ti­ca o uso de mei­os ele­trô­ni­cos pa­ra ler li­vros, co­mo ta­blet e ce­lu­lar, por­que ca­da um tem uma ma­nei­ra pró­pria de lei­tu­ra. Al­guns pa­is tam­bém re­cor­rem a as­si­na­tu­ras em clu­bes de li­vros in­fan­tis, que aten­dem a fai­xa etá­ria de ze­ro a dez anos. O Lei­tu­ri­nha, por exem­plo, en­via um li­vro fí­si­co to­dos os mes­es pa­ra a ca­sa do cli­en­te. O va­lor da as­si­na­tu­ra, a par­tir de R$ 34,90 por mês, tam­bém dá aces­so a li­vros di­gi­tais.

8) Te­nha pa­ci­ên­cia

Às ve­zes, os pa­is de cri­an­ças de três ou qua­tro anos que­rem que elas lei­am tu­do e com­pa­ram com o ami­gu­i­nho que lê um pou­co me­lhor. Mas, nes­ta fai­xa etá­ria, elas es­tão ain­da ini­ci­an­do o pro­ces­so de al­fa­be­ti­za­ção. Tam­bém tem que fa­zer a es­ti­mu­la­ção com o que a cri­an­ça gos­ta, não com o que o adul­to gos­ta. Se uma cri­an­ça se al­fa­be­ti­za com ál­bum de fi­gu­ri­nhas do seu ti­me de fu­te­bol, en­tão ofe­re­ça al­go do ti­me pa­ra ela po­der ler, e as­sim por di­an­te.

Va­le lem­brar: Le­ve as cri­an­ças a bi­bli­o­te­cas pú­bli­cas e li­vra­ri­as. Leia com elas e com­pa­nhe-as em seu pro­ces­so de cres­ci­men­to co­mo lei­to­res. Acre­di­te na pa­la­vra da cri­an­ça, mas ao mes­mo tem­po, ofe­re­ça fer­ra­men­tas pa­ra que pos­sa ir edu­can­do os seus cri­té­rios. Na me­di­da em que uma cri­an­ça tem con­ta­to com li­te­ra­tu­ra de qua­li­da­de, ela irá re­fi­nan­do a sua sen­si­bi­li­da­de e tor­nan­do-se ca­da vez mais exi­gen­te. Nem sem­pre o que é fá­cil, o que es­tá na mo­da ou o que es­tá no to­po da lis­ta dos “mais ven­di­dos” é o me­lhor. Não se dei­xe, tam­pou­co, ten­tar pe­las co­le­ções com­ple­tas que não ga­ran­tem, por si só, a qua­li­da­de de ca­da tí­tu­lo. Dê li­ber­da­de de es­co­lha, mas ofe­re­ça, tam­bém, a ri­que­za de sua ex­pe­ri­ên­cia co­mo lei­tor adul­to. E não quei­ra acer­tar sem­pre. Ler é tam­bém equi­vo­car-se.

É na edu­ca­ção dos fi­lhos que se re­ve­lam as vir­tu­des dos pa­is.

Co­e­lho Ne­to

A pes­soa que não lê, mal fa­la, mal ou­ve, mal vê

Mal­ba Ta­han

“O im­por­tan­te é mo­ti­var a cri­an­ça pa­ra lei­tu­ra, pa­ra a aven­tu­ra de ler.”    Zi­ral­do

 

(An­dré Jú­ni­or, mem­bro UBE – Uni­ão Bra­si­lei­ra de Es­cri­to­res)

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