Opinião

Uma agressão à liberdade

Diário da Manhã

Publicado em 16 de outubro de 2018 às 22:41 | Atualizado há 6 anos

Dois mem­bros da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras fi­gu­ra­ram ago­ra com des­ta­que no no­ti­ci­á­rio de im­pren­sa, por mo­ti­vos dis­tin­tos.  An­to­nio Car­los Sec­chin por­que lan­çou o seu iné­di­to li­vro de ver­sos “O ga­lo ga­go” e Ana Ma­ria Ma­cha­do, con­sa­gra­da au­to­ra in­fan­til, em vir­tu­de de uma ação de pa­is do Co­lé­gio San­to Agos­ti­nho con­tra o seu li­vro “O me­ni­no que es­pi­a­va pra den­tro”. A obra foi ab­sur­da­men­te acu­sa­da de apo­lo­gia ao su­i­cí­dio.

No pri­mei­ro ca­so, a de­fi­ci­ên­cia do ga­lo ser­viu de pre­tex­to pa­ra um bo­ni­to mo­vi­men­to de so­li­da­ri­e­da­de, co­man­da­do pe­lo si­ri e pe­lo bi­cho de go­i­a­ba. Tu­do aca­bou mui­to bem, co­mo con­vi­nha. No se­gun­do (ca­so), re­pe­te-se um mo­vi­men­to de agres­são à li­ber­da­de de ex­pres­são, co­mo acon­te­ceu em ou­tros mo­men­tos com au­to­res co­mo Mon­tei­ro Lo­ba­to no  fa­mo­so ca­so de  Tia Nas­tá­cia.

De­ve­rí­a­mos es­tar va­ci­na­dos con­tra is­so.  A li­te­ra­tu­ra in­fan­to­ju­ve­nil es­tá sen­do ví­ti­ma de pa­tru­lha­men­to  ide­o­ló­gi­co, li­de­ra­do por pa­is que que­rem se me­ter na cha­ma­da li­ber­da­de de cá­te­dra, que é um dis­po­si­ti­vo cons­ti­tu­ci­o­nal. No Co­lé­gio San­to Agos­ti­nho não foi só o ca­so de Ana Ma­ria Ma­cha­do.  Com o ar­gu­men­to de que lá se dou­tri­nam cri­an­ças com ide­o­lo­gia co­mu­nis­ta, al­guns pa­is pe­di­ram, tam­bém, que fos­se re­ti­ra­do do cur­rí­cu­lo o li­vro “Me­ni­nos sem pá­tria”, de Lu­ís Pun­tel, edi­ta­do em 1981, e ado­ta­do há mui­tos anos pe­la men­ci­o­na­da es­co­la.  É um mo­men­to ex­tre­ma­men­te gra­ve pa­ra a cul­tu­ra bra­si­lei­ra.

O fa­to foi ana­li­sa­do com to­da de­li­ca­de­za pe­la Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras, na sua úl­ti­ma ses­são ple­ná­ria.  Quan­do uma cri­an­ça co­me uma ma­çã pa­ra en­trar no mun­do po­é­ti­co – e is­so vi­ra apo­lo­gia ao su­i­cí­dio – de­ve­mos pen­sar até on­de es­tá se agre­din­do a li­ber­da­de ar­tís­ti­ca e se pre­ju­di­ca a for­ça da cri­a­ção. A au­to­ra, a edi­to­ra Glo­bal e a Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras não con­cor­dam com a in­ter­pre­ta­ção da­da pe­la es­co­la: “A fic­ção re­quer in­ter­pre­ta­ção.  Não se po­de ler tu­do ao pé da le­tra.  Agin­do as­sim, te­re­mos que re­es­cre­ver to­da a his­tó­ria da li­te­ra­tu­ra in­fan­to­ju­ve­nil uni­ver­sal.”

Ve­jam o exem­plo de “A be­la ador­me­ci­da”, que ins­pi­rou Walt Dis­ney a pro­du­zir um  dos mais be­los mu­si­cais da his­tó­ria do ci­ne­ma.  Aque­le bei­jo que  acor­da a prin­ce­sa ador­me­ci­da não foi, nem po­de­ria ser si­do, con­sen­ti­do.  Co­mo re­fa­zer es­se clás­si­co?

Vez por ou­tra, en­fren­ta­mos es­se ti­po de mo­vi­men­to,  de na­tu­re­za ra­cis­ta.  Em 2010, nem Mon­tei­ro Lo­ba­to es­ca­pou da de­ci­são equi­vo­ca­da do Con­se­lho Na­ci­o­nal de Edu­ca­ção, pro­i­bin­do a cir­cu­la­ção de “Ca­ça­das de  Pe­dri­nho”. Cen­su­rar o mai­or dos nos­sos au­to­res, co­mo Mon­tei­ro Lo­ba­to, é  uma agres­são à cul­tu­ra na­ci­o­nal, co­mo ago­ra se quer fa­zer tam­bém com Ana Ma­ria Ma­cha­do.  La­vro aqui o meu pro­tes­to.

 

(Ar­nal­do Niski­er, pro­fes­sor e jor­na­lis­ta)

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