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Diário da Manhã

Publicado em 15 de outubro de 2018 às 23:39 | Atualizado há 6 anos

As co­nhe­ci­das se­nhas al­fa­nu­mé­ri­cas es­tão per­den­do ca­da vez mais es­pa­ço. Ho­je, as em­pre­sas es­tão in­ves­tin­do em ou­tras for­mas de se­gu­ran­ça, co­mo fer­ra­men­tas bi­o­mé­tri­cas, lei­tu­ra da íris e re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al… Es­ta úl­ti­ma, for­ma de au­ten­ti­ca­ção di­gi­tal ba­se­a­da nos tra­ços dos ros­tos, vem sen­do am­pla­men­te pes­qui­sa­da e de­sen­vol­vi­da pa­ra os mais di­ver­sos pro­pó­si­tos. É cer­to que a tec­no­lo­gia fi­ca­rá ca­da vez mais aces­sí­vel e fa­rá par­te do co­ti­dia­no das pes­so­as. Tan­to que al­guns smartpho­nes já são ca­pa­zes de re­co­nhe­cer os ros­tos de seus usu­á­rios pa­ra que se­jam des­blo­que­a­dos.

A di­fu­são da tec­no­lo­gia se in­ten­si­fi­cou de­pois que as gi­gan­tes Ama­zon e Go­o­gle co­me­ça­ram a im­ple­men­tar al­go­rit­mos de de­ep le­ar­ning (apren­di­za­gem pro­fun­da), que ho­je che­gam a 80% de as­ser­ti­vi­da­de e, quan­do ca­li­bra­dos cor­re­ta­men­te, po­dem che­gar a 97%, com o apren­di­za­do con­tí­nuo. E o mer­ca­do es­tá de olho nes­se mo­vi­men­to tec­no­ló­gi­co. O re­co­nhe­ci­men­to bi­o­mé­tri­co de­ve­rá al­can­çar US$ 30 bi­lhões em 2021, se­gun­do es­ti­ma­ti­vas da ABI Re­se­arch. Da­dos da con­sul­to­ria de tec­no­lo­gia Trac­ti­ca apon­tam que só com re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al as em­pre­sas es­pe­ram fa­tu­rar US$ 882 mi­lhões até 2024.

No Bra­sil, al­guns se­to­res es­tão em es­tá­gio avan­ça­do quan­to ao uso do re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al. O se­tor fi­nan­cei­ro é um dos que mais in­ves­tem. Al­guns dos gran­des ban­cos do pa­ís – Ori­gi­nal, Itaú e Bra­des­co – já es­tão em tes­te pa­ra es­se for­ma­to de au­ten­ti­ca­ção de cli­en­tes, que é ho­je um dos mais se­gu­ros pa­ra re­a­li­zar qual­quer ti­po de tran­sa­ção. Mas ou­tros seg­men­tos, co­mo bens de con­su­mos, se­gu­ran­ça e sa­ú­de, tam­bém irão ade­rir à tec­no­lo­gia.

En­tre­tan­to, a so­lu­ção ain­da de­ve de­mo­rar pa­ra che­gar ao dia a dia das pes­so­as. Pa­ra a im­ple­men­ta­ção em lar­ga es­ca­la, é ne­ces­sá­rio uma in­fra­es­tru­tu­ra com­ple­ta, que en­vol­ve um am­bi­en­te mui­to bem es­tru­tu­ra­do, com in­ter­net re­al­men­te rá­pi­da e equi­pa­men­tos de al­ta qua­li­da­de.

Já a adap­ta­ção dos usu­á­rios ao no­vo, com o tem­po e com a evo­lu­ção da tec­no­lo­gia, cer­ta­men­te se­rá al­go na­tu­ral. Ain­da nos pa­re­ce es­tra­nho pe­gar o smartpho­ne e fo­car no ros­to pa­ra re­a­li­zar uma ve­ri­fi­ca­ção de tran­sa­ção. No en­tan­to, é só pa­rar e pen­sar que há 10 anos nin­guém ti­ra­va sel­fi­es.

Além das com­pa­nhi­as pri­va­das, go­ver­nos tam­bém es­tão ado­tan­do o re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al em áre­as es­tra­té­gi­cas, co­mo se­gu­ran­ça. Um exem­plo é a Chi­na, que es­tá usan­do a tec­no­lo­gia pa­ra iden­ti­fi­ca­ção de sus­pei­tos, mas ain­da pre­ci­sa de ajus­tes pa­ra evi­tar er­ros.

Mes­mo com tan­tas dú­vi­das e in­cer­te­zas so­bre a efi­ci­ên­cia do re­co­nhe­ci­men­to fa­ci­al, a tec­no­lo­gia de­ve evo­lu­ir ra­pi­da­men­te, tor­nan­do-se um im­por­tan­te re­cur­so de se­gu­ran­ça e usa­bi­li­da­de, tra­zen­do pra­ti­ci­da­de pa­ra as ati­vi­da­des ro­ti­nei­ras.

 

(Fe­li­pe Ama­ral dos San­tos, He­ad Of Pro­ducts na Ile­gra, em­pre­sa glo­bal de ne­gó­ci­os e tec­no­lo­gia)

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