Opinião

Joint venture como alternativa para uma atuação mais global

Diário da Manhã

Publicado em 14 de outubro de 2018 às 00:05 | Atualizado há 6 anos

A Tron, em­pre­sa es­pe­cia­li­za­da em tec­no­lo­gia pa­ra ges­tão con­tá­bil, da qual sou só­cio fun­da­dor, pas­sa a in­te­gra uma Jo­int Ven­tu­re na­ci­o­nal ao la­do das em­pre­sas For­tes, SCI, Mas­ter­maq e Omie.

Mui­tos po­dem se per­gun­tar co­mo em­pre­sas con­cor­ren­tes há qua­se três dé­ca­das se uni­ram. Eu di­go que é um mo­men­to de ma­tu­ri­da­de do mer­ca­do. Evo­lu­í­mos em ter­mos de re­la­ci­o­na­men­to nes­sa área, pois en­ten­de­mos que os va­lo­res de ca­da em­pre­sa são os mes­mos de­fen­di­dos por to­das. As­sim, unin­do os es­for­ços e com­pe­tên­cias de ca­da uma, con­se­gui­re­mos de­sen­vol­ver al­go me­lhor pa­ra o con­ta­dor com um pro­du­to iné­di­to e al­ta­men­te ino­va­dor.

Além de con­cen­trar a com­pe­tên­cia téc­ni­ca das cin­co em­pre­sas, o no­vo sis­te­ma con­ta­rá com a for­ça de mer­ca­do de to­das as mar­cas en­vol­vi­das. Com es­sa com­bi­na­ção de co­nhe­ci­men­to, tec­no­lo­gia e pre­sen­ça co­mer­cial, o pla­no é do­brar a nos­sa par­ti­ci­pa­ção no mer­ca­do nos pró­xi­mos qua­tro anos, che­gan­do a mais de 75% do seg­men­to con­tá­bil. En­tão só te­mos a ga­nhar.

Pa­ra es­ti­mu­lar es­sa prá­ti­ca, eu rei­te­ro que a al­ter­na­ti­va po­de ser uma res­pos­ta po­si­ti­va aos ne­gó­ci­os. Is­so por­que o con­cei­to de Jo­int Ven­tu­re tem se mo­di­fi­ca­do ao lon­go dos tem­pos e ad­qui­ri­do sen­ti­dos di­fe­ren­tes, prin­ci­pal­men­te por ser uma apos­ta de ne­gó­cio que vem ga­nhan­do bas­tan­te po­pu­la­ri­da­de. Ge­ral­men­te, ela é cri­a­da com a per­cep­ção de am­bas as par­tes de que a par­ce­ria po­de ren­der me­lho­res fru­tos.

Ao ver­mos fu­sões des­se ti­po co­mo a que es­tá em cur­so ago­ra, a gran­de van­ta­gem es­tá em ad­qui­rir me­lho­res tec­no­lo­gi­as. Além dis­so, du­ran­te a jun­ção, ca­da com­pa­nhia con­ti­nua com sua pró­pria iden­ti­da­de, ain­da que, agin­do em con­jun­to.

Não fa­re­mos mu­dan­ças nas es­tru­tu­ras atu­ais de de­sen­vol­vi­men­to e dis­tri­bui­ção das em­pre­sas. Ho­je, jun­tos, te­mos cer­ca de 2.500 fun­cio­ná­rios e ain­da va­mos au­men­tar es­se qua­dro em to­das as lo­ca­li­da­des, vi­san­do à ex­pan­são de mer­ca­do.

Ou­tras van­ta­gens pa­ra es­sa par­ce­ria são a re­du­ção dos ris­cos de in­ves­ti­men­to no lon­go pra­zo; di­lu­i­ção de ta­re­fas das equi­pes a fim de con­quis­tar um mes­mo ob­je­ti­vo; com­par­ti­lha­men­to de ex­pe­ri­ên­cias, tec­no­lo­gi­as, in­for­ma­ções e es­tru­tu­ras e cres­ci­men­to ex­po­nen­cial de mer­ca­do.

Com es­sa ali­an­ça es­tra­té­gi­ca en­tra­mos em si­ner­gia com no­vos par­cei­ros que atuam na mes­ma área e te­mos mais re­cur­sos pa­ra su­pe­rar as bar­rei­ras do mer­ca­do. Com­par­ti­lha­mos a ges­tão de for­ma igua­li­tá­ria, com­pe­tin­do as­sim de for­ma mais efi­ci­en­te, além de ex­pan­dir as nos­sas ati­vi­da­des.

A glo­ba­li­za­ção da eco­no­mia tor­nou mais aces­sí­vel a cir­cu­la­ção de mer­ca­do­ri­as en­tre di­fe­ren­tes re­gi­ões ge­o­grá­fi­cas. Por is­so, a co­mu­ni­ca­ção en­tre di­fe­ren­tes lu­ga­res é mui­to mais rá­pi­da. Bens e ser­vi­ços de qual­quer re­gi­ão do glo­bo são con­su­mi­dos por in­di­ví­duos de di­fe­ren­tes par­tes da ter­ra. Is­to tu­do faz com que a com­pe­ti­ção se­ja fei­ta mun­di­al­men­te.

Nes­tas con­di­ções, ape­nas a ma­nu­ten­ção do pa­drão com­pe­ti­ti­vo po­de ga­ran­tir a per­ma­nên­cia das em­pre­sas no mer­ca­do. Por­tan­to, re­pi­to: in­ves­ti­men­tos em tec­no­lo­gia e par­ce­rias co­mo es­sa que aca­ba­mos de fir­mar per­mi­tem uma me­lhor qua­li­da­de do pro­du­to fi­nal. Ca­da em­pre­sa en­tra na ali­an­ça com o que tem de me­lhor be­ne­fi­ci­an­do tam­bém o con­ta­dor.

 

(Reilly Ran­gel, só­cio fun­da­dor e pre­si­den­te do con­se­lho do Gru­po Tron In­for­má­ti­ca)

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