22 lojas de brinquedos são autuadas em Aparecida de Goiânia
Diário da Manhã
Publicado em 11 de outubro de 2018 às 15:33 | Atualizado há 6 anosO Procon Municipal autuou 22 estabelecimentos em Aparecida de Goiânia suspeitos de vender brinquedos inadequados para crianças. A ação faz parte da Operação “Brinquedo Seguro” que foi deflagrada nesta semana devido o Dia das Crianças. O objetivo é proteger os pequenos de brinquedos que possam oferecer algum tipo de perigo.
De acordo com o órgão, 32 estabelecimentos já foram fiscalizados no município. A ação deve continuar até esta quinta-feira. A expectativa é que os fiscais visitem todos os comércios de brinquedos de Aparecida. As multas aplicadas aos comércios variam de R$ 1.500 a R$ 6.600 e as empresas têm até 10 dias para recorrer.
As centenas de brinquedos apreendidas serão destruídas pelo Procon Aparecida. Segundo o presidente do órgão, Marinho Rezende, as apreensões que mais preocuparam os fiscais foram “o brinquedo imitando arma de fogo e os que não possuem identificação do fabricante”.
Ainda de acordo com Lei Municipal 3.164, de março de 2014, a fabricação, venda e distribuição de brinquedos que possam, de alguma forma, incitar com a violência é proibida em Aparecida de Goiânia.
Além dessas apreensões, o Procon também encontrou brinquedos sem orientações e informações em português, outros apenas embalados, sem fabricante e indicação de idade e ainda armas que efetua disparos com força e rapidez, podendo ferir uma criança.
Foto: Enio Medeiros
]]>