Opinião

Brinde à renovação

Diário da Manhã

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 22:59 | Atualizado há 6 anos

Se­tem­bro é o mês da pri­ma­ve­ra que, na cul­tu­ra dos po­vos pa­gã­os eu­ro­peus da Ida­de Mé­dia, ce­le­bra­va-se o rei­ní­cio da vi­da e da fer­ti­li­da­de após o fim do in­ver­no, épo­ca de fes­tas e co­me­mo­ra­ções. Atu­al­men­te, o mês foi mar­ca­do pe­la ex­pres­são Se­tem­bro Ama­re­lo, ini­ci­a­ti­va de vi­si­bi­li­da­de e pre­ven­ção ao su­i­cí­dio, lan­ça­da em 2014, es­ten­den­do a con­sci­en­ti­za­ção do Dia Mun­di­al de Pre­ven­ção ao Su­i­cí­dio, no dia 10 de se­tem­bro, des­de 2003.

Ou­tu­bro se ini­cia com o far­do de de­fi­nir o fu­tu­ro do pa­ís, as elei­ções pre­si­den­ci­ais e o des­ti­no de nos­sa eco­no­mia. E o que is­so tem a ver com o au­men­to ou não das es­ta­tís­ti­cas de su­i­cí­di­os no Bra­sil? Tu­do. Di­re­ta e in­di­re­ta­men­te, o ru­mo que a eco­no­mia to­mar con­ti­nu­a­rá a in­flu­en­ciar, bem ou mal, o nú­cleo da so­ci­e­da­de: a fa­mí­lia.

Ho­je no Bra­sil tra­ba­lha-se pra­ti­ca­men­te cin­co mes­es por ano pa­ra se pa­gar im­pos­tos. O tra­ba­lha­dor mé­dio so­fre to­dos os mes­es pa­ra fe­char su­as con­tas e hon­rar com­pro­mis­sos que são, al­guns, de obri­ga­ção do es­ta­do, co­mo Sa­ú­de, Edu­ca­ção, Se­gu­ran­ça e Tran­spor­te Pú­bli­co de qua­li­da­de, além de cri­ar am­bi­en­te fa­vo­rá­vel ao de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co e à pros­pe­ri­da­de, me­lho­ran­do, as­sim, nos­sos ín­di­ces de de­sen­vol­vi­men­to hu­ma­no (IDH).

Em­pre­sá­rios e em­pre­en­de­do­res su­fo­cam-se com a al­ta bu­ro­cra­cia, ju­ros e im­pos­tos ele­va­dos e leis tra­ba­lhis­tas que di­fi­cul­tam as em­pre­sas cres­cer e ge­rar ri­que­zas. O que di­zer, en­tão, do as­sa­la­ri­a­do, do pes­so­al que fi­ca na in­for­ma­li­da­de ou tra­ba­lha em su­bem­pre­gos e, pi­or, mui­to pi­or, os mais de 13 mi­lhões de de­sem­pre­ga­dos que te­mos no pa­ís. Nes­te ce­ná­rio não é di­fí­cil per­ce­ber que o dis­tan­ci­a­men­to de pa­is e fi­lhos di­fi­cul­ta o de­sen­vol­vi­men­to da “lin­gua­gem do amor” no seio fa­mi­liar e a cons­tru­ção de ca­nais de co­mu­ni­ca­ção só­li­dos en­tre eles.

A cons­tru­ção da iden­ti­da­de e da au­to­es­ti­ma das cri­an­ças ini­cia-se no nú­cleo fa­mi­liar e com­ple­men­ta-se no âm­bi­to so­ci­al. Na es­fe­ra so­ci­al, a es­co­la as­su­me o pa­pel mais im­por­tan­te, mas am­bas as ins­ti­tu­i­ções são ne­ces­sá­rias pa­ra o bom de­sen­vol­vi­men­to emo­cio­nal, aca­dê­mi­co e so­ci­al, sen­do as­sim, de ex­tre­ma im­por­tân­cia, além da pre­sen­ça, o bem-es­tar da fa­mí­lia den­tro de ca­sa e o bem-es­tar dos mes­tres nas es­co­las.

Al­guns tra­ba­lhos e es­tu­dos mos­tram que o au­men­to da vi­o­lên­cia, da bar­ba­ri­da­de dos cri­mes co­me­ti­dos, do trá­fi­co e do con­su­mo de dro­gas e en­tor­pe­cen­tes es­tá di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­do à eva­são es­co­lar, prin­ci­pal­men­te na re­de pú­bli­ca, por vol­ta dos 11 a 12 anos de ida­de. Quan­do o am­bi­en­te es­co­lar não é in­te­res­san­te e o que se apre­sen­ta não agre­ga va­lo­res nem co­nhe­ci­men­to, as cri­an­ças re­jei­tam a es­co­la e, uma vez nas ru­as, elas re­mo­de­lam su­as cren­ças e va­lo­res de for­ma ne­ga­ti­va. E mui­tas das que se per­dem nas dro­gas aca­bam mor­ren­do por over­do­se, en­gros­san­do as es­ta­tís­ti­cas de su­i­cí­dio. Im­por­tan­te fri­sar que mui­tas des­tas cri­an­ças não vi­ven­ciam vi­o­lên­cia do­més­ti­ca e nem vi­vem em am­bi­en­tes vi­o­len­tos, fa­to­res pre­dis­po­nen­tes ao su­i­cí­dio.

Nas es­co­las par­ti­cu­la­res, a cri­an­ça que não se ajus­ta ao mo­de­lo, ou se en­con­tra em um am­bi­en­te de vi­o­lên­cia e/ou bullying, di­fi­cil­men­te con­se­gue eva­di-la. Nes­te ca­so, po­dem sur­gir sin­to­mas de de­pres­são, co­mo tris­te­za e de­ses­pe­ran­ça, afas­tan­do-se dos co­le­gas e aca­ban­do por iso­lar-se da vi­da so­ci­al, dan­do es­pa­ço al­gu­mas ve­zes às dro­gas. Em ou­tros ca­sos vol­tan­do sua aten­ção ao mun­do di­gi­tal com to­dos os seus en­can­tos e pe­ri­gos, mui­tas ve­zes dis­far­ça­dos de jo­gos e de­sa­fi­os que in­du­zem seus par­ti­ci­pan­tes a aten­ta­rem con­tra a pró­pria vi­da, co­mo foi a Ba­leia Azul e, mais re­cen­te­men­te, a Ma­ma.

Se­gun­do da­dos de 2012 da ONU, o su­i­cí­dio é a se­gun­da prin­ci­pal cau­sa de mor­te en­tre jo­vens com ida­de en­tre 15 e 29 anos no mun­do. 75% dos su­i­cí­di­os ocor­rem em paí­ses de bai­xa e mé­dia ren­da. No Bra­sil, se­gun­do a CVV são 32 mor­tes por dia. Re­a­fir­mo que pre­ci­sa­mos mu­dar a vi­são de edu­ca­ção que vem sen­do apli­ca­da. In­ves­tir em edu­ca­ção é, sim, além de ser o fa­tor pri­mor­di­al pa­ra trans­for­ma­ção de qual­quer na­ção sub­de­sen­vol­vi­da, um ca­so de Sa­ú­de e de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca.

Que ve­nha ou­tu­bro e tra­ga jun­to as mu­dan­ças tão es­pe­ra­das, de uma no­va es­ta­ção pa­ra re­en­con­trar­mos a be­le­za e a for­ça de um po­vo ale­gre e apai­xo­na­do por um pa­ís que de­ve es­tar aci­ma de tu­do e com Deus aci­ma de to­dos.

 

(Fer­nan­do Ras­si Na­der, mé­di­co pe­di­a­tra, em­pre­sá­rio e edu­ca­dor)

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