Opinião

Agora é a vez dos trabalhadores!

Diário da Manhã

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 22:14 | Atualizado há 6 anos

As elei­ções es­tão se apro­xi­man­do e o po­vo bra­si­lei­ro tem o de­ver de exer­cer seu pa­pel nes­ta de­mo­cra­cia. Ir às ur­nas é um si­nal de com­pro­mis­so com o nos­so Pa­ís. Sei bem que a mai­o­ria da po­pu­la­ção es­tá des­cren­te com a po­lí­ti­ca e in­dig­na­da com os atu­ais po­lí­ti­cos. Eu tam­bém com­par­ti­lho do mes­mo sen­ti­men­to, e foi jus­ta­men­te por is­so que de­ci­di co­lo­car meu no­me à dis­po­si­ção pa­ra a can­di­da­tu­ra a De­pu­ta­do Fe­de­ral.

Nun­ca fui po­lí­ti­co. Nun­ca con­cor­ri a ne­nhum car­go. Mi­nha lu­ta sem­pre foi em de­fe­sa dos tra­ba­lha­do­res, pois há 15 anos sou um le­gí­ti­mo re­pre­sen­tan­te da ca­te­go­ria me­ta­lúr­gi­ca na ci­da­de de Ca­ta­lão. Atra­vés da lu­ta sin­di­cal per­ce­bi o quan­to fa­zer ‘po­lí­ti­ca’ é fun­da­men­tal pa­ra a vi­da dos ci­da­dã­os. Re­cen­te­men­te, sen­ti­mos na pe­le o que é fa­zer po­lí­ti­ca pa­ra os que já têm po­der, em de­tri­men­to dos tra­ba­lha­do­res. A Re­for­ma Tra­ba­lhis­ta é o exem­plo mais cla­ro de que os tra­ba­lha­do­res pre­ci­sam se or­ga­ni­zar na po­lí­ti­ca par­ti­dá­ria. Te­mos, sim, al­guns po­lí­ti­cos sé­rios e com­pro­me­ti­dos com as cau­sas dos tra­ba­lha­do­res, po­rém, atu­al­men­te, eles são mi­no­ri­as nas Ca­sas de Leis.

Es­tá pas­san­do da ho­ra de o tra­ba­lha­dor se re­co­nhe­cer en­quan­to clas­se tra­ba­lha­do­ra e vo­tar na­que­les que apre­sen­tam pro­je­tos que ga­ran­tam a de­fe­sa dos seus di­rei­tos já con­quis­ta­dos e tam­bém avan­ços pa­ra a clas­se. A lu­ta de clas­se é fun­da­men­tal, pois o Bra­sil apre­sen­ta uma de­si­gual­da­de so­ci­al alar­man­te. O ob­je­ti­vo não é pro­mo­ver guer­ra aos em­pre­sá­rios e pa­trões, é equi­li­brar as re­la­ções ca­pi­tal e tra­ba­lho pa­ra que te­nha­mos um Pa­ís mais jus­to. E não há ou­tra for­ma de me­lho­rar e avan­çar que não se­ja pe­la atu­a­ção po­lí­ti­ca.

A nos­sa Cons­ti­tu­i­ção nos ga­ran­te o po­der do vo­to e de­ve­mos fa­zer o bom uso de­le. Es­ta­mos vi­ven­cian­do um mo­men­to pre­o­cu­pan­te e os tra­ba­lha­do­res pre­ci­sam se aten­tar pa­ra as pau­tas ex­tre­ma­men­te pre­ju­di­ci­ais que os atu­ais po­lí­ti­cos e go­ver­nan­tes já apro­va­ram e pre­ten­dem apro­var, co­mo a Re­for­ma da Pre­vi­dên­cia. Mi­nha pro­pos­ta é lu­tar em de­fe­sa dos que mais pre­ci­sam, que são os tra­ba­lha­do­res. Ape­sar de ser­mos a mai­or par­ce­la da so­ci­e­da­de, ain­da so­mos a clas­se mais fra­gi­li­za­da. Os tra­ba­lha­do­res pre­ci­sam re­co­nhe­cer a for­ça que têm!

Mi­nha ex­pe­ri­ên­cia e con­vi­vên­cia com tra­ba­lha­do­res do chão de fá­bri­ca me en­si­na­ram mui­to. Os po­lí­ti­cos pre­ci­sam va­lo­ri­zar a nos­sa clas­se. São os tra­ba­lha­do­res que cons­tro­em as ri­que­zas des­te nos­so Pa­ís que é tão lin­do, mas que ain­da pre­ci­sa me­lho­rar e mui­to pa­ra dar dig­ni­da­de ao po­vo. So­fre­mos uma cri­se nas áre­as mais es­sen­ci­ais co­mo na sa­ú­de, na se­gu­ran­ça, na edu­ca­ção. A cor­rup­ção as­so­la nos­so Bra­sil e im­pe­de os ci­da­dã­os de usu­fru­í­rem de ser­vi­ços de qua­li­da­de. Se a clas­se po­lí­ti­ca fos­se mais com­pro­me­ti­da com o que é pú­bli­co, te­rí­a­mos uma vi­da mui­to me­lhor, afi­nal, nos­so Pa­ís é ri­co e po­de nos dar tu­do de bom e me­lhor. O que fal­ta é ges­tão efi­ci­en­te e par­la­men­ta­res com­ba­ti­vos e com­pro­me­ti­dos em so­lu­ci­o­nar os nos­sos pro­ble­mas.

 

(Car­los Al­bi­no, can­di­da­to a de­pu­ta­do fe­de­ral-PTB, pre­si­den­te do Sin­di­ca­to dos Me­ta­lúr­gi­cos de Ca­ta­lão e da Fe­de­ra­ção dos Me­ta­lúr­gi­cos de Go­i­ás)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias