Opinião

Um homem chamado vontade

Diário da Manhã

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 03:35 | Atualizado há 6 anos

Fra­se de uma co­men­ta­ris­ta da Glo­bo News da go­i­a­na Cris­ti­a­ne Lo­bo me im­pres­sio­nou mui­to: Bol­so­na­ro é o úni­co can­di­da­to que tem um exér­ci­to dis­pos­to a lu­tar por ele.

Es­ta­vam em mais uma ro­da­da de co­men­tá­rios da pes­qui­sa Da­ta-Fo­lha de on­tem, ter­ça-fei­ra. To­dos, jor­na­lis­tas e di­re­tor do Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sas, ator­do­a­dos, meio que em es­ta­do de cho­que com os nú­me­ros apre­sen­ta­dos. Co­mo as­sim, Had­dad pa­ra­li­sou e Bol­so­na­ro su­biu em to­dos os seg­men­tos? Co­mo as­sim, es­tá à fren­te do can­di­da­to do Lu­la, mes­mo de­pois das ma­ni­fes­ta­ções do Ele­Não, em to­das as ca­pi­tais?

Cris­ti­a­ne Lo­bo en­tão co­men­tou: es­te exér­ci­to tra­ba­lha sem pa­ga­men­to al­gum. Tra­ba­lha de gra­ça, mui­tas ve­zes ti­ran­do de seu pró­prio bol­so, acres­cen­to. Is­to faz to­da a di­fe­ren­ça. E quem o faz, com gran­de ou pe­que­no sa­cri­fí­cio de seu tem­po ou de su­as fi­nan­ças, o faz por um mo­ti­vo es­sen­cial e sim­ples: por­que acre­di­ta que ele po­de fa­zer a di­fe­ren­ça.

Po­de agir di­fe­ren­te do que os ou­tros têm fei­to. Cris­ti­a­ne, que não é nem ja­mais foi Bol­so­na­ris­ta, e em mui­tos ins­tan­tes o tra­tou com cer­ta ar­ro­gân­cia ou des­pre­zo, pa­re­ceu emo­cio­nar-se, coi­sa in­co­mum e até pro­i­bi­da nos jor­na­lis­tas, dis­se que per­gun­tou a uma pes­soa do po­vo, em uma rua de Bra­sí­lia: “Por que vo­cê vai vo­tar ne­le? “Por­que ele dis­se que vai fa­zer”, foi a res­pos­ta.

Es­ta a di­fe­ren­ça que faz es­te ho­mem tão xin­ga­do, tão vi­li­pen­di­a­do ou es­no­ba­do por se­to­res ou por qua­se to­da a im­pren­sa, pe­lo mun­do po­lí­ti­co a que per­ten­ce, mul­ti­pli­car vo­tos e in­ten­ções de vo­tos, em ni­chos da po­pu­la­ção que lhe eram ou de­ve­ri­am lhe ser con­trá­rios.

Mu­lhe­res, de to­dos os es­tra­tos da so­ci­e­da­de, des­de os mais hu­mil­des, com ren­da de um sa­lá­rio mí­ni­mo, até as das fai­xas ri­cas e mais es­co­la­ri­za­das.

Mu­lhe­res que da ad­mi­ra­ção en­ver­go­nha­da que sen­ti­am pe­lo can­di­da­to, pas­sam à ad­mi­ra­ção as­su­mi­da e de­cla­ra­da, em co­ra­gem cí­vi­ca de quem to­ma pos­se de seu di­rei­to de op­tar e es­co­lher.

Ne­gros, in­dí­ge­nas, qui­lom­bo­las,  ho­mos­se­xu­ais e LGBTs que re­sis­ti­ram à in­si­di­o­sa e im­pla­cá­vel cam­pa­nha pa­ra co­lo­ca­rem-se em in­dis­po­si­ção fe­roz con­tra sua pes­soa em si, não ape­nas con­tra su­as idéi­as po­lí­ti­cas.

En­tão, da cer­te­za que até há pou­cos di­as atrás, de que Bol­so­na­ro po­de­ria até sa­ir à fren­te no pri­mei­ro tur­no, mas per­de­ria pa­ra to­dos no se­gun­do, a pos­si­bi­li­da­de aven­ta­da por um dos jor­na­lis­tas, e pe­lo di­re­tor do Ins­ti­tu­to, de que po­de­ria ven­cer as elei­ções no dia 7, pró­xi­mo do­min­go.

Fer­nan­do Ga­bei­ra foi o mais lú­ci­do de to­da ban­ca­da, em des­cre­ver o can­di­da­to Bol­so­na­ro, e ten­tar ex­pli­car o fe­nô­me­no elei­to­ral em que ele vai se trans­for­man­do: “Eu o co­nhe­ci, con­vi­vi com ele no par­la­men­to”.

Sou­be no que ele po­de­ria se tor­nar, quan­do o vi co­nhe­cer Ma­ria do Ro­sá­rio e Je­an Wil­lis, e não lar­gá-los mais, em re­fre­gas di­á­rias, com­ba­tes que en­vol­ve­ram xin­ga­men­tos, cus­pa­ra­da, e pre­ten­sa ofen­sa ao di­zer que a de­pu­ta­da-mu­lher não me­re­ce ser es­tu­pra­da.

Tu­do cál­cu­lo e as­tú­cia de ani­mal po­lí­ti­co em ati­vi­da­de até quan­do es­tá dor­min­do. E Foi co­mo se Ga­bei­ra ti­ves­se di­to: “Ma­ria do Ro­sá­rio e Je­an Wil­lis são os mai­o­res elei­to­res do pre­si­den­ci­á­vel Ja­ir Bol­so­na­ro”. Ele sem­pre sou­be dis­to.

“Tu­do es­tá na Von­ta­de. Tu­do no prin­cí­pio é von­ta­de. É a fun­da­men­ta­ção de tu­do e é tu­do. É a ver­da­dei­ra e úni­ca sub­stân­cia do cor­po.

Ele sub­sis­te pri­mei­ro nu­ma von­ta­de, en­tão em du­as von­ta­des exis­te uma ter­cei­ra. Tor­na-se en­tão uma au­to-afir­ma­ção”. (Mu­ri­lo Nu­nes Aze­ve­do – Es­sên­cia da Al­qui­mia).

 

(Bra­si­gó­is Fe­lí­cio, es­cri­tor e jor­na­lis­ta. Mem­bro da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras e de ou­tras ins­ti­tu­i­ções cul­tu­ra­is)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias