Murilo Sá lança seu terceiro disco: Fossanova
Redação
Publicado em 28 de setembro de 2018 às 03:16 | Atualizado há 6 anosApós estrear com o elogiado álbum Sentido Centro (2014) e lançar Durango! (2016), o compositor, cantor e produtor baiano Murilo Sá ressurge com seu terceiro disco, Fossanova, que explora sob diferentes pontos de vista as contradições e conflitos das relações humanas.
Apresentando uma influência mais brasileira do que os trabalhos anteriores, mas ainda misturando rock e pop psicodélico – com uma sonoridade moderna e por vezes lo-fi –, o novo álbum encaraferidas de um rompimento amoroso para transformar dores e delírios em canções de aprimorado senso melódico. Essa proeza fica evidente nos singles lançados em agosto, Canção do Fim e Tempos Esquisitos, e na faixa-título Fossanova, em que Sérgio Mendes e Gilberto Gilse encontram para tomar um trago e falar mal da vida.
A melancolia e o desamor, no entanto, aparecem disfarçados por ritmos acelerados que parecem transmitir a esperança e o desespero com a mesma dosagem. Não é difícil se identificar com as situações que nos levam a querer viver uma fossa, colocadas nesse álbum com ironia e um humor quase triste– rindo denervoso – que Murilo utiliza para externar suas histórias.
Todos os instrumentos foram gravados por Murilo, que também mixou e produziu o álbum, tarefas que desempenhou trancado por alguns meses em seu quarto, na região da Rua Augusta, em São Paulo. Das 10 faixas do álbum, apenas uma não é de sua autoria: a canção Cara, do compositor baiano Heitor Dantas.
O álbum ainda conta com participações especiais de dois amigos. Tatá Aeroplano se junta a Murilo Sá na faixa A arte de caminhar, fazendo jus a sua fama de andarilho da metrópole. Os dois já dividiram o palco no passado, quando Murilo participou comobaixista substituto na antiga banda de Tatá, Cérebro Eletrônico. Outro convidado é Roger Alex, que, durante uma de suas visitas nas madrugadas em que Murilo estava gravando/mixando, tocou seu marcado piano elétrico na faixa Raio X.
Fossanova já está disponível em todas as plataformas digitais pelo 180 Selo Fonográfico, que também lançou os álbuns anteriores do artista.
]]>