Kátia foca prioridades para saúde, educação e valorização da mulher
Redação
Publicado em 13 de setembro de 2018 às 04:49 | Atualizado há 6 anosKátia Maria aproveitou o espaço durante o debate da Rádio Sagres 730 para esclarecer mais aos eleitores algumas propostas sobre educação, saúde e segurança pública aos responder os questionamentos dos adversários. “Nós não fazemos propostas vazias, mas sim compromissos sérios porque somos nós quem iremos fazer a mudança de verdade que Goiás tanto precisa e nosso povo tanto deseja”, disse Kátia Maria.
JOVEM APRENDIZ
Ao ser responder a pergunta do terceiro jovem aprendiz no primeiro bloco do programa, José Luiz Mendonça Neto, do Jardim de todos os Santos, Senador Canedo, sobre saúde, Kátia Maria disse que conhece bem as necessidades não somente de Senador Canedo, onde mora, mas dos demais municípios. E lembrou que ajudou a viabilizar a UPA – Unidade de Pronto Atendimento – de Senador Canedo, por meio de elaboração de projetos para o município conseguir recursos para a construção e equipamentos junto ao governo federal. “Estive junto com o ministro Eliseu Padilha na inauguração. Também ajudei a levar Unidades Básicas de Saúde para melhorar a qualidade do atendimento para o povo de Senador Canedo. Quero fazer isso que fiz em Senador Canedo, em todo estado de Goiás”, afirmou.
Em relação à saúde a petista disse ainda que vai descentralizar o atendimento com a construção de 10 hospitais regionais integrados a 18 Centros Regionais de Especialidades Médicas para garantir que a população possa ser atendida na sua região. “Queremos fazer uma política de saúde integrada, que garanta a descentralização para garantir o acesso de todos e todas à saúde em todas as regiões do estado”, pontuou. E aproveitou alguns momentos durante suas respostas e perguntas aos demais candidatos para lembrar que existem os “amigos do Temer” e o Time do Lula/Haddad, cujo projeto para o país é bem diferente e mais humano dos apresentados pelos concorrentes. “Os outros representam um mesmo pensamento e prática política”, alfinetou.
EDUCAÇÃO
Ao ser questionada pelo candidato do MDB sobre as propostas para a educação, em especial à questão da valorização dos professores, Kátia Maria foi enfática na resposta: “Titularidade é lei, piso é lei”. Como professora, Kátia Maria defende os direitos dos servidores estaduais, principalmente os da educação no que se refere à titularidade e ao piso salarial da categoria e disse que é contra o excesso de contratos temporários na Educação.
“Quero dizer que titularidade é lei, piso é lei. Nós vamos cumprir isso dentro do nosso governo, valorizando os nossos profissionais da Educação garantindo condições de trabalho. É inadmissível garantir a qualidade do ensino tendo 22 mil contratos temporários. Isso não gera uma segurança, uma continuidade do conteúdo, fazendo com que a qualidade do ensino seja afetada”, pontuou E fez questionou a propagada liderança que Goiás ocupa no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Não adianta a gente colocar que Goiás foi destaque no Ideb tendo 24% dos alunos do Ensino Médio desistindo de concluir os seus estudos”, afirmou.
SEGURANÇA
A atual posição de Goiás no Mapa da Violência preocupa a candidata, para quem o problema somente será solucionado com investimentos sérios nas áreas da educação e desenvolvimento econômico, social e sustentável. Para Kátia não basta apenas colocar mais policiais nas ruas, é preciso prepará-los melhor, principalmente em relação ao atendimento à mulher vítima de violência, equipar as delegacias e os servidores da segurança pública e investir em tecnologia. “E mais do que isso, temos que promover emprego e renda para garantir qualidade de vida e a emancipação socioeconômica do nosso povo, em especial das mulheres vítimas de violência”, esclareceu.
Ao final do debate, Kátia Maria elogiou a realização por permitir o debate de ideias e a melhor exposição das propostas, porque “mostra quem é quem de verdade”. E disse estar preparada, com o time do Lula/Haddad/Manu para governar Goiás com pulso firme e olhar atencioso para os que mais precisam.
]]>