Opinião

Os 10 mandamentos da relação fé e política

Diário da Manhã

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 03:08 | Atualizado há 6 anos

1º – Sem res­pi­rar nin­guém vi­ve, pois ne­ces­si­ta­mos do oxi­gê­nio con­ti­do no ar. Tam­bém não se po­de vi­ver sem be­ber água. A mai­or par­te de nos­so cor­po é for­ma­da por água, co­mo no pla­ne­ta Ter­ra no qual ha­bi­ta­mos. Co­mo o ar, a água con­tém oxi­gê­nio. Ela é uma mis­tu­ra de dois ga­ses: o oxi­gê­nio e o hi­dro­gê­nio. Por is­so é lí­qui­da e não ga­so­sa co­mo o ar.

As­sim são a Fé e a Po­lí­ti­ca.

As du­as con­têm o mes­mo “oxi­gê­nio”: o Es­pí­ri­to de Deus que tu­do ani­ma na di­re­ção do Rei­no. E as­sim co­mo as du­as vi­sam a li­ber­tar, tam­bém po­dem ser­vir pa­ra do­mi­nar, co­mo a fé dos fa­ri­seus ou a po­lí­ti­ca dos opres­so­res. Fé e po­lí­ti­ca não são a mes­ma coi­sa. A fé é o oxi­gê­nio que o Se­nhor nos dá. Co­mo diz o após­to­lo Pau­lo, por ela cap­ta­mos a pre­sen­ça de Deus no qual “so­mos, exis­ti­mos e nos mo­ve­mos”. As­sim co­mo o ar nos dá vi­da, a fé nos faz par­ti­ci­pan­tes da vi­da de Deus. Por ela so­mos in­te­gra­dos à co­mu­ni­da­de do Pai, do Fi­lho e do Es­pí­ri­to San­to.

A po­lí­ti­ca é uma fer­ra­men­ta de cons­tru­ção do Rei­no, di­fe­ren­te da fé. Ela tem al­go que não é pró­prio da fé: o “hi­dro­gê­nio” das aná­li­ses da re­a­li­da­de e das es­tra­té­gias de lu­ta.

Es­te é o 1º man­da­men­to: A fé e a po­lí­ti­ca se des­ti­nam ao mes­mo ob­je­ti­vo de re­a­li­zar o pro­je­to de Deus na his­tó­ria. Mas não são a mes­ma coi­sa, são di­fe­ren­tes.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: 1 – Qual o pro­je­to de Deus na his­tó­ria?

2 – Co­mo a fé e a po­lí­ti­ca po­dem aju­dar a cons­tru­ir um mun­do me­lhor?

2º – Não há água sem oxi­gê­nio. Se al­guém ti­rar o oxi­gê­nio da água ela dei­xa de ser ma­té­ria lí­qui­da, vi­ra gás de oxi­gê­nio e gás de hi­dro­gê­nio. As­sim, não há fé sem po­lí­ti­ca.

A fé é um dom en­car­na­do. No céu não te­re­mos fé, pois ve­re­mos o Pai fa­ce a fa­ce. To­da vi­vên­cia de fé é vi­vên­cia de uma co­mu­ni­da­de po­li­ti­ca­men­te si­tu­a­da. Quan­do a co­mu­ni­da­de cris­tã afir­ma que só faz re­li­gi­ão, e que não se mis­tu­ra fé com po­lí­ti­ca, é por­que não sa­be o que diz, ou men­te pa­ra en­co­brir com a fé os seus re­ais in­te­res­ses po­lí­ti­cos. To­da co­mu­ni­da­de cris­tã apa­ren­te­men­te apo­lí­ti­ca só fa­vo­re­ce a po­lí­ti­ca do­mi­nan­te. Pas­sa che­que em bran­co aos po­lí­ti­cos que se en­con­tram no po­der.

Je­sus, em ra­zão da sua fé, mor­reu as­sas­si­na­do co­mo pri­si­o­nei­ro po­lí­ti­co. Co­mo Je­sus, o cris­tão de­ve vi­ver sua fé no com­pro­mis­so li­ber­ta­dor com os opri­mi­dos. Se­ja qual for o mo­do de o cris­tão vi­ver es­te com­pro­mis­so evan­gé­li­co, ele sem­pre te­rá con­se­quên­cias po­lí­ti­cas.

Es­te é o 2º man­da­men­to: A vi­vên­cia da fé é ne­ces­sa­ria­men­te po­lí­ti­ca. Ela po­de sa­cra­li­zar a opres­são ou ilu­mi­nar a li­ber­ta­ção.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: Vo­cê co­nhe­ce al­gum fa­to que sir­va de exem­plo pa­ra as du­as re­a­li­da­des?

3º – O ar que res­pi­ra­mos não cus­ta na­da. É de gra­ça. As­sim é a fé: dom de Deus. Pa­ra res­pi­rar, bas­ta ter as na­ri­nas aber­tas. Pa­ra aco­lher a fé, bas­ta ter ou­vi­dos e co­ra­ção aber­tos a Deus, ao pró­xi­mo, ao amor. Pe­la fé par­ti­ci­pa­mos do pro­je­to de Deus na his­tó­ria hu­ma­na.

A água não é de gra­ça. Cus­ta di­nhei­ro, exi­gem-se téc­ni­cos e ci­ên­cia pa­ra ob­tê-la. As­sim é a po­lí­ti­ca, não é dom de Deus, é um apren­di­za­do. Exi­ge co­nhe­ci­men­to de su­as re­gras, de sua his­tó­ria, de seu pro­gra­ma, de seus ob­je­ti­vos. Pe­la po­lí­ti­ca, par­ti­ci­pa­mos do pro­je­to hu­ma­no de cons­tru­ção de uma so­ci­e­da­de me­lhor.

Es­te é o 3º man­da­men­to: A fé é um dom que nos vem de Deus atra­vés da Igre­ja, da co­mu­ni­da­de dos que cre­em. A po­lí­ti­ca é uma fer­ra­men­ta que exi­ge apren­di­za­do. É ar­ris­ca­do im­pro­vi­sar na po­lí­ti­ca.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: Co­mo apren­der a atu­ar na po­lí­ti­ca?

4º – O ar que res­pi­ra­mos e a água que be­be­mos po­dem fi­car po­luí­dos. Per­dem a pu­re­za se con­ta­mi­na­dos por mi­cró­bi­os e bac­té­rias quan­do não são bem tra­ta­dos.

Uma po­lí­ti­ca vol­ta­da con­tra o po­vo po­de po­lu­ir a fé. E uma fé de­sen­car­na­da, le­ga­lis­ta, con­trá­ria aos di­rei­tos dos em­po­bre­ci­dos, con­ta­mi­na a po­lí­ti­ca.

As­sim acon­te­ce com a fé e a po­lí­ti­ca.

Es­te é o 4º man­da­men­to: Uma po­lí­ti­ca con­trá­ria aos di­rei­tos do po­vo faz da fé ex­pres­são de uma re­li­gi­ão “ópio do po­vo”. Es­ta re­li­gi­ão só aju­da os in­te­res­ses dos opres­so­res.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: 1 – Co­mo a re­li­gi­ão tem aju­da­do os opres­so­res?

2 – Co­mo tem aju­da­do os opri­mi­dos, ex­cluí­dos?

5º – A água não po­de exis­tir sem uni­ão do oxi­gê­nio com o hi­dro­gê­nio. Mas o ar que res­pi­ra­mos não ne­ces­si­ta e não con­tém qua­se ne­nhum hi­dro­gê­nio. Po­rém, o que se­ria da nos­sa vi­da se não hou­ves­se o sol?

As­sim a po­lí­ti­ca po­de ser bem fei­ta por quem não tem fé. E nem sem­pre os que têm fé fa­zem po­lí­ti­ca bem fei­ta. O Con­cí­lio Va­ti­ca­no II re­co­nhe­ceu a au­to­no­mia da po­lí­ti­ca. Au­tô­no­mo é o que tem mo­vi­men­to pró­prio. Um ateu po­de fa­zer uma po­lí­ti­ca jus­ta, fa­vo­rá­vel aos opri­mi­dos.

O sol é um imen­so ba­lão de hi­dro­gê­nio em com­bus­tão, is­to é, uma bo­la de fo­go, mais de um mi­lhão de ve­zes mai­or do que a Ter­ra.

Po­rém, a fé é o sol que des­pon­ta no ho­ri­zon­te da po­lí­ti­ca. Is­so não sig­ni­fi­ca que de­ve ha­ver “po­lí­ti­ca cris­tã”. De­ve ha­ver uma po­lí­ti­ca jus­ta, de­mo­crá­ti­ca, vol­ta­da pa­ra a mai­o­ria. Uma po­lí­ti­ca as­sim ine­vi­ta­vel­men­te de­ve­rá se en­con­trar com as ver­da­des da fé. Ali­ás, is­so já acon­te­ce ca­da vez que a po­lí­ti­ca re­a­li­za na so­ci­e­da­de os va­lo­res evan­gé­li­cos: li­ber­ta­ção dos po­bres e cons­tru­ção da so­ci­e­da­de fra­ter­na, sem de­si­gual­da­des.

Es­te é o 5º man­da­men­to: A po­lí­ti­ca é au­tô­no­ma, não de­pen­de da fé. Mas uma po­lí­ti­ca po­pu­lar ca­mi­nha ne­ces­sa­ria­men­te na di­re­ção do ho­ri­zon­te apon­ta­do pe­la fé.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: 1 – Vo­cê par­ti­ci­pa de al­gum mo­vi­men­to que não se­ja da Igre­ja? Qual?

2 – Co­mo a fé aju­da nes­ta par­ti­ci­pa­ção?

6º – O ar en­che os pul­mões e en­via oxi­gê­nio pa­ra ali­men­tar o nos­so or­ga­nis­mo. Mas o ar não ser­ve pa­ra la­var as mãos.

A água lim­pa o cor­po mas não ser­ve pa­ra se res­pi­rar. Sem ba­lão de oxi­gê­nio, o mer­gu­lha­dor mor­re afo­ga­do no fun­do do mar.

As­sim, a fé não tem re­cei­tas pa­ra re­sol­ver ad­mi­nis­tra­ti­va­men­te pro­ble­mas co­mo a dí­vi­da ex­ter­na, a re­for­ma agrá­ria, a mo­ra­dia ou a sa­ú­de pú­bli­ca. Is­so é ta­re­fa da po­lí­ti­ca. A fé mos­tra o sen­ti­do da po­lí­ti­ca: dar vi­da a to­dos. Mas o jei­to de dar vi­da de­pen­de da li­nha da po­lí­ti­ca. Se for uma po­lí­ti­ca in­jus­ta, pou­cos te­rão vi­da à cus­ta da mor­te de mui­tos, co­mo ocor­re no ca­pi­ta­lis­mo.

A po­lí­ti­ca é a es­tra­da e a fé, o ma­pa da es­tra­da. Sem ma­pa fi­ca di­fí­cil cons­tru­ir uma es­tra­da que con­du­za ao Rei­no. Sem es­tra­da, o ma­pa fi­ca no pa­pel.

Es­te é o 6º man­da­men­to: Fé e po­lí­ti­ca são ins­tân­cias di­fe­ren­tes que se com­ple­tam na prá­ti­ca da vi­da.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: Con­tar fa­tos que ilus­trem es­te man­da­men­to.

7º – Pa­ra ser pu­ros e sa­u­dá­veis, o ar e a água pre­ci­sam ser tra­ta­dos. Por is­so, os hos­pi­tais ofe­re­cem oxi­gê­nio pu­ro aos pa­ci­en­tes. E nas ca­sas a água de­ve ser fer­vi­da ou fil­tra­da an­tes de ser to­ma­da. Do mes­mo jei­to, a fé exi­ge par­ti­ci­pa­ção na co­mu­ni­da­de pa­ra ser evan­gé­li­ca. E a po­lí­ti­ca exi­ge par­ti­ci­pa­ção nas lu­tas po­pu­la­res e o es­tu­do dos pro­ble­mas so­ci­ais pa­ra ser con­se­quen­te.

Es­te é o 7º man­da­men­to: A fé é “tra­ta­da” na Igre­ja, on­de é ce­le­bra­da, anun­ci­a­da e re­fle­ti­da. A po­lí­ti­ca é me­lhor “tra­ta­da” nos mo­vi­men­tos po­pu­la­res, sin­di­cais e nos par­ti­dos que as­su­mem os di­rei­tos dos opri­mi­dos e ex­cluí­dos.

Pa­ra re­fle­tir em gru­po: 1 – Qual a im­por­tân­cia da par­ti­ci­pa­ção na Igre­ja e na po­lí­ti­ca?

2 – Por­que há con­fli­tos quan­do uma pes­soa quer par­ti­ci­par de am­bos?

8º – To­do mun­do res­pi­ra o ar, mas nem to­dos to­mam ba­nho di­a­ria­men­te e do mes­mo jei­to. As­sim, na Igre­ja os cris­tã­os têm na fé o ar co­mum que to­dos res­pi­ram. Mas na ho­ra de le­var pa­ra a prá­ti­ca os va­lo­res da fé, nem to­dos agem do mes­mo jei­to e na mes­ma di­re­ção.

A água é sem­pre a mes­ma, o jei­to de usá-la é que va­ria. As­sim, é pre­ci­so não exi­gir na po­lí­ti­ca o mes­mo con­sen­so que há na Igre­ja em tor­no da fé. Quan­do o cris­tão in­gres­sa na es­fe­ra da po­lí­ti­ca, não de­ve es­pe­rar que to­dos es­te­jam mais ou me­nos de acor­do, co­mo pa­re­ce acon­te­cer na co­mu­ni­da­de ecle­sial. As­sim co­mo a água po­de con­ter ver­mes, sal ou clo­ro, a po­lí­ti­ca tem ide­o­lo­gi­as, ten­dên­cias, gru­pos de pres­são e am­bi­ções pes­so­ais ou de gru­pos.

Na po­lí­ti­ca, ca­da uma de su­as es­fe­ras – a dos mo­vi­men­tos po­pu­la­res, a sin­di­cal ou a par­ti­dá­ria – tem seu jei­to pró­prio, sua es­pe­ci­fi­ci­da­de, seus cri­té­rios, sua lin­gua­gem pró­pria. Quem pas­sa de uma es­fe­ra a ou­tra sem es­tar aten­to a es­sas di­fe­ren­ças, aca­ba que­bran­do a ca­ra.

Es­te é o 8º man­da­men­to: Não de­ve­mos con­fun­dir a es­fe­ra da ex­pli­ci­ta­ção re­li­gi­o­sa da fé, a Igre­ja, com as es­fe­ras po­lí­ti­cas. Mas em­bo­ra di­fe­ren­tes, são com­ple­men­ta­res.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: Co­mo, na sua par­ti­ci­pa­ção, fé e po­lí­ti­ca se com­ple­men­tam?

9º – Se o rio fi­ca su­jo, po­luí­do, o oxi­gê­nio da água di­mi­nui e os pei­xes mor­rem as­fi­xi­a­dos. A água do rio ne­ces­si­ta da pu­re­za do oxi­gê­nio pa­ra pre­ser­var a vi­da. As­sim acon­te­ce com a po­lí­ti­ca: ela pre­ci­sa dos va­lo­res evan­gé­li­cos pa­ra não fi­car po­luí­da.

Va­lo­res co­mo di­rei­tos dos ne­ces­si­ta­dos, vi­da pa­ra to­dos, par­ti­lha de bens, po­der co­mo ser­vi­ço e ou­tros. Sem es­ses va­lo­res a po­lí­ti­ca vi­ra po­li­ti­ca­gem, e a cor­rup­ção ma­ta o pro­je­to da vi­da. Is­so não sig­ni­fi­ca que a po­lí­ti­ca de­va ser fei­ta em no­me da fé. Ela de­ve ser fei­ta em no­me do amor, da ver­da­de e da jus­ti­ça aos opri­mi­dos e ex­cluí­dos.

Es­te é o 9º man­da­men­to: A fé cris­tã con­tém va­lo­res que cri­ti­cam e nor­tei­am a ati­vi­da­de po­lí­ti­ca.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: – 1 – Qua­is são es­ses va­lo­res?

2 – Eles con­se­guem, de fa­to, atin­gir e nor­te­ar a ati­vi­da­de po­lí­ti­ca?

10º – Pa­ra ser pu­ra, a água exi­ge cui­da­dos ou tra­ta­men­to. As­sim, pa­ra ser po­pu­lar a po­lí­ti­ca exi­ge me­di­a­ções (mei­os): vin­cu­la­ção com a lu­ta po­pu­lar, re­fle­xão e aná­li­se dos pro­ble­mas, te­o­ria po­lí­ti­ca, co­nhe­ci­men­to da his­tó­ria das for­ças po­lí­ti­cas etc.

O ar é à von­ta­de. Mas se a pes­soa não faz exer­cí­cios, não an­da, o pul­mão co­me­ça a di­mi­nu­ir e fi­ca atro­fi­a­do. A pes­soa fi­ca sem re­sis­tên­cia. O mes­mo acon­te­ce com a vi­da de fé: se não par­ti­ci­pa­mos da co­mu­ni­da­de, dos sa­cra­men­tos, da lei­tu­ra da Bí­blia, das ce­le­bra­ções e ora­ções, a nos­sa fé vai fi­can­do fra­ca, atro­fi­a­da.

Es­te é o 10º man­da­men­to: A po­lí­ti­ca é tan­to mais po­pu­lar quan­to mais a gen­te se en­con­tra li­ga­do à lu­ta do po­vo. A fé é tan­to mais evan­gé­li­ca quan­to mais a gen­te se li­ga ao Deus da vi­da atra­vés da co­mu­ni­da­de cris­tã.

Pa­ra re­fle­xão em gru­po: Va­mos par­ti­ci­par no gru­po e di­zer co­mo ca­da um se sen­te li­ga­do à lu­ta do po­vo e à cons­tru­ção do pro­je­to do Deus da vi­da.

Sem es­sas amar­ras ao gran­de na­vio da li­ber­ta­ção, o nos­so bo­te fi­ca à de­ri­va, sol­to en­tre as on­das do im­pre­vis­to e aca­ba per­den­do o ru­mo.

Em re­su­mo:

1º – A fé e a po­lí­ti­ca se des­ti­nam ao mes­mo ob­je­ti­vo de re­a­li­zar o pro­je­to de Deus na his­tó­ria. Mas não são a mes­ma coi­sa.

2º – A vi­vên­cia da fé é ne­ces­sa­ria­men­te po­lí­ti­ca.

3º – A fé é um dom que nos vem de Deus atra­vés da Igre­ja, da co­mu­ni­da­de dos que cre­em. A po­lí­ti­ca é uma fer­ra­men­ta que exi­ge apren­di­za­do.

4º – Uma po­lí­ti­ca con­trá­ria aos di­rei­tos do po­vo faz da fé ex­pres­são de uma re­li­gi­ão “ópio do po­vo”.

5º – A po­lí­ti­ca é au­tô­no­ma, não de­pen­de da fé.

6º – A fé e a po­lí­ti­ca são ins­tân­cias di­fe­ren­tes que se com­ple­tam na prá­ti­ca da vi­da.

7º – A fé é “tra­ta­da” na Igre­ja, on­de é ce­le­bra­da, anun­ci­a­da e re­fle­ti­da. A po­lí­ti­ca é me­lhor “tra­ta­da” nos mo­vi­men­tos po­pu­la­res, sin­di­cais e nos par­ti­dos que as­su­mem os di­rei­tos dos opri­mi­dos.

8º – Não de­ve­mos con­fun­dir a es­fe­ra da ex­pli­ci­ta­ção re­li­gi­o­sa da fé, a Igre­ja, com as es­fe­ras da po­lí­ti­ca. Mas em­bo­ra di­fe­ren­tes, são com­ple­men­ta­res.

9º – A fé cris­tã con­tém va­lo­res que cri­ti­cam e nor­tei­am a ati­vi­da­de po­lí­ti­ca.

10º – A po­lí­ti­ca é tan­to mais po­pu­lar quan­to mais a gen­te se en­con­tra li­ga­do à lu­ta do po­vo. A fé é tan­to mais evan­gé­li­ca quan­to mais a gen­te se li­ga ao Deus da vi­da atra­vés da co­mu­ni­da­de cris­tã.

 

(Frei Bet­to, es­cri­tor, au­tor de “Pa­rá­bo­las de Je­sus – éti­ca e va­lo­res uni­ver­sais” (Vo­zes), en­tre ou­tros li­vros. )

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias