Opinião

A moral do atentado a Jair Bolsonaro

Diário da Manhã

Publicado em 13 de setembro de 2018 às 03:00 | Atualizado há 6 anos

Se­rá que po­de­mos clas­si­fi­car o po­vo bra­si­lei­ro de hos­pi­ta­lei­ro, cor­da­to, ge­ne­ro­so e re­cep­ti­vo? Não, de­fi­ni­ti­va­men­te não. Ao me­nos quan­do se re­vi­si­ta a nos­sa his­tó­ria. E nem pre­ci­sa. Bas­ta que se leia as es­ta­tís­ti­cas da vi­o­lên­cia em dois ce­ná­rios. Trân­si­to e con­fli­tos pes­so­ais. So­man­do mor­tes no trân­si­to e ho­mi­cí­di­os são cer­ca de 120 mil ví­ti­mas por ano. São es­ta­tís­ti­cas de paí­ses em con­fla­gra­ção bé­li­ca. Sí­ria co­mo exem­plo.

Pa­ra dar mais fo­ro de ve­ra­ci­da­de, um pou­co de his­tó­ria aju­da no con­ven­ci­men­to da te­se de que o Bra­sil não é só paz e amor. A guer­ra de Ca­nu­dos (BA), do lí­der mes­si­â­ni­co An­tô­nio Con­se­lhei­ro;  a guer­ra do con­tes­ta­do (PR, SC). Mais re­cen­te­men­te, os mas­sa­cres de Ca­ran­di­ru (SP) e o de El­do­ra­do dos Ca­ra­jás (PA). São mos­tras de que a so­ci­e­da­de bra­si­lei­ra, a cul­tu­ra e ín­do­le do bra­si­lei­ro são per­me­a­das de mui­ta vi­o­lên­cia. En­tão a te­se de vi­o­lên­cia na cul­tu­ra e na ín­do­le do bra­si­lei­ro, ga­nha mui­ta con­sis­tên­cia só pe­las es­ta­tís­ti­cas des­ses dois ce­ná­rios, cri­mes do­lo­sos con­tra a vi­da e a le­ta­li­da­de dos mo­to­ris­tas de nos­sos trân­si­tos ur­ba­no e ro­do­vi­á­rio. Que se re­gis­tre, mui­tos dos cri­mes de trân­si­to são do­lo­sos e não cul­po­sos.  Ál­co­ol e dro­gas en­tre os in­gre­di­en­tes des­ses de­li­tos.

Mas nem tu­do es­tá per­di­do. Is­to por­que par­ce­la de nos­sa gen­te, das di­ver­sas clas­ses so­ci­ais, têm no co­ra­ção e nos sen­ti­men­tos es­pon­ta­ne­i­da­de de ge­ne­ro­si­da­de, de gen­ti­le­za e amor ao ou­tro. Ain­da den­tro de nos­sa so­ci­e­da­de, mui­tas pes­so­as quan­do es­ti­mu­la­das, ou mes­mo de for­ma  pas­si­va mos­tram seus sen­ti­men­tos de gen­ti­le­za e fi­lan­tro­pia.

Quan­do se fa­la nes­ses sen­ti­men­tos que dis­tin­guem os hu­ma­nos de ou­tros ani­mais vem-me à lem­bran­ça o  gran­de his­to­ri­a­dor Sér­gio Bu­ar­que de Ho­lan­da (1902-1982). Ele es­cre­veu a obra Rai­zes do Bra­sil. Nes­se li­vro, o au­tor faz uma aná­li­se da cul­tu­ra do po­vo bra­si­lei­ro, da in­flu­ên­cia por­tu­gue­sa em nos­sa for­ma­ção. Mais que um en­saio a obra é um tra­ta­do de So­ci­o­lo­gia e His­to­ri­o­gra­fia do Bra­sil. A 1º edi­ção do li­vro se deu em 1936 e foi tra­du­zi­da pa­ra ou­tros idio­mas. Foi en­tão que Sér­gio Bu­ar­que de­sen­vol­veu a ex­pres­são “ho­mem cor­dial”, uma tra­du­ção ou en­fo­que so­ci­o­ló­gi­co.

A ex­pres­são ori­gi­nal é cre­di­ta­da ao po­e­ta san­tis­ta Ri­bei­ro Cou­to (1898-1963), com in­flu­ên­cia ou en­dos­so do em­bai­xa­dor e po­e­ta me­xi­ca­no Al­fon­so Reyes (1889-1959), que atuou e vi­veu na ci­da­de de San­tos. Eles fo­ram con­tem­po­râ­ne­os e com vas­ta pro­du­ção li­te­rá­ria.

Es­sas su­cin­tas no­tas in­tro­du­tó­ri­as ti­ve­ram por ob­je­ti­vo tra­zer um epi­só­dio de gra­ve vi­o­lên­cia que foi o aten­ta­do ao de­pu­ta­do fe­de­ral e can­di­da­to a pre­si­den­te da re­pú­bli­ca, Ja­ir Bol­so­na­ro. Co­mo no­ti­ci­a­do e re­pi­ca­do por aqui e alhu­res, o can­di­da­to (elei­ções ge­ra­is 2018), fa­zia uma pas­se­a­ta co­mi­ci­al em Ju­iz de Fo­ra MG, quan­do so­freu uma fa­ca­da no ab­do­me com gra­ves le­sões vas­cu­la­res e di­ges­ti­vas. Foi pron­ta­men­te so­cor­ri­do, pas­sou por ci­rur­gia re­pa­ra­do­ra e a re­cu­pe­ra­ção se apa­ren­ta de  bom prog­nós­ti­co.

No con­cer­nen­te ao ato de vi­o­lên­cia (ten­ta­ti­va de ho­mi­cí­dio) não re­ma­nes­ce dú­vi­das de que tra­ta-se de ato ino­mi­ná­vel a que o agres­sor res­pon­de­rá cri­mi­nal­men­te com ba­se na lei de se­gu­ran­ça na­ci­o­nal. Em re­su­mo, um aten­ta­do con­tra al­guém mo­ti­va­do por ide­o­lo­gia po­lí­ti­ca. Es­ta é a pre­vi­são le­gal, nes­sa re­da­ção.

A le­gis­la­ção pre­vê pe­na de mui­to ri­gor. É mui­to ar­ra­zo­a­da e plau­sí­vel tal pre­vi­são, por­que é um aten­ta­do con­tra a li­ber­da­de de ex­pres­são e con­tra a de­mo­cra­cia.

Co­mo não se de­ve dar tu­do por per­di­do, po­de­mos ti­rar do ru­mo­ro­so e con­de­ná­vel fa­to al­gu­mas li­ções. Des­se ato cri­mi­no­so po­de­mos ex­tra­ir al­gu­mas li­ções pa­ra a nos­sa so­ci­e­da­de.

Ti­nha ra­zão o es­cri­tor ci­ta­do, Sér­gio Bu­ar­que. Ime­di­a­ta­men­te  ao aten­ta­do to­dos os ad­ver­sá­rios de Bol­so­na­ro se ma­ni­fes­ta­ram em so­li­da­ri­e­da­de, de­se­jan­do pron­ta re­cu­pe­ra­ção ao de­pu­ta­do. Mais que is­to, es­ses mes­mos con­cor­ren­tes à ca­dei­ra pre­si­den­ci­al sus­pen­de­ram su­as ati­vi­da­des de cam­pa­nha elei­to­ral e se ir­ma­na­ram nu­ma cor­ren­te de ener­gia po­si­ti­va em fa­vor da ví­ti­ma. Co­ra­ções cor­dia­is, quan­ta sur­pre­sa!

A se­gun­da gran­de men­sa­gem vem da clas­se mé­di­ca, à qual se or­gu­lha de per­ten­cer es­se hu­mil­de e no­vi­ço es­cri­ba. Ali­ás , for­ma­da na Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral da mes­ma ci­da­de on­de se deu o aten­ta­do. Ju­iz de Fo­ra MG.

Fa­lan­do do so­cor­ro em si;  tu­do con­flu­iu pa­ra o su­ces­so no aten­di­men­to. As­sim, a pro­xi­mi­da­de da ví­ti­ma até a san­ta ca­sa de Ju­iz de Fo­ra (1,3 km), a ra­pi­dez no tran­spor­te e pron­to so­cor­ro. Fo­ram es­ses três fa­to­res de­ter­mi­nan­tes na sua so­bre­vi­vên­cia. Em adi­ta­men­to a es­ses fa­to­res, a qua­li­fi­ca­ção da equi­pe anes­té­si­co-ci­rúr­gi­ca. Hou­ves­se uma de­mo­ra de mais 10 ou 20 mi­nu­tos, o ris­co de mor­te se­ria ele­va­dís­si­mo.

O que se ti­ra des­te, co­mo ao cer­to, de ou­tros aten­ta­dos e tra­gé­di­as é a exis­tên­cia e mo­bi­li­da­de da fra­ter­ni­da­de, da hos­pi­ta­li­da­de e amor ao pró­xi­mo de mui­tos com­pa­trí­cios, de mui­tas pes­so­as e pro­fis­si­o­nais ab­ne­ga­dos, co­mo o fo­ram os mé­di­cos, ci­rur­gi­ões e in­ten­si­vis­tas .

É in­con­tro­ver­so que a mal­da­de, a vi­o­lên­cia e in­to­le­rân­cia sub­sis­tem na men­te e na al­ma de mui­tas pes­so­as, por ra­zoes psi­co­pá­ti­cas ou so­cio­pá­ti­cas. E ou­tros ca­sos e epi­só­di­os  até por mo­ti­vos ide­o­ló­gi­cos.

De ou­tro la­do mui­tos são os in­di­ví­duos que cul­ti­vam a ge­ne­ro­si­da­de pe­la ge­ne­ro­si­da­de.

“Ape­sar de tu­do eu creio na bon­da­de hu­ma­na” –  An­ne Frank. E es­se gru­po de pes­so­as nos es­ti­mu­lam e nos exem­pli­fi­cam em ser­mos bons e ge­ne­ro­sos. Em pra­ti­car a bon­da­de, a ge­ne­ro­si­da­de e a Éti­ca, por elas mes­mas, sem ou­tros mo­ti­vos ex­ci­ta­tó­rios.  Se­tem­bro/2018.

 

(Jo­ão Jo­a­quim – mé­di­co – ar­ti­cu­lis­ta DM   fa­ce­bo­ok/ jo­ão jo­a­quim de oli­vei­ra  www.drjo­ao­jo­a­quim.blog­spot.com – What­sApp (62)98224-8810)

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