Opinião

Pauladas e cacetadas eleitorais

Diário da Manhã

Publicado em 11 de setembro de 2018 às 23:38 | Atualizado há 6 anos

A se­ma­na, pró­di­ga na pro­du­ção de des­gra­ças, cul­mi­nou no in­cên­dio do Mu­seu Na­ci­o­nal. Não bas­tas­se a des­tru­i­ção da me­mó­ria, as clas­ses di­ri­gen­tes e do­mi­nan­tes bra­si­lei­ras em­pe­nham-se em es­ma­gar as es­pe­ran­ças no fu­tu­ro.

Nas re­des so­ci­ais, a ce­le­bra­da XP In­ves­ti­men­tos en­viou uma ad­ver­tên­cia a seus cli­en­tes e ad­mi­ra­do­res:

“Che­ga de com­par­ti­lhar fake news ou pro­mes­sas im­pos­sí­veis de se­rem co­lo­ca­das em prá­ti­ca. Ale­xan­dre Schwartsman, Gus­ta­vo Fran­co, Mar­cos Lis­boa, Gus­ta­vo Lo­yo­la, Sa­mu­el Pes­soa, Ele­na Lan­dau, Mar­cos Troyjo, Mar­ce­lo Gi­u­fri­da e mui­tos ou­tros vão te mos­trar nes­sa sé­rie de ví­de­os as idei­as que ge­ra­ram pros­pe­ri­da­de nos paí­ses mais ri­cos do mun­do.

Após con­clu­ir a Mis­são Bra­sil, vo­cê não ape­nas es­ta­rá ap­to a en­ten­der se al­gum can­di­da­to es­tá ou não ten­tan­do te en­ga­nar. Vo­cê po­de es­co­lher o me­lhor pre­si­den­te, go­ver­na­dor, se­na­dor ou de­pu­ta­do e tam­bém po­de­rá aju­dar seus ami­gos a to­mar as me­lho­res de­ci­sões.

Im­por­tan­te: Es­se é um pro­je­to apar­ti­dá­rio e sem fins lu­cra­ti­vos do In­fo­Mo­ney e do Ter­ra­ço Eco­nô­mi­co. Não de­fen­de­mos ne­nhum can­di­da­to es­pe­cí­fi­co. De­fen­de­mos so­men­te as me­lho­res idei­as pa­ra o de­sen­vol­vi­men­to do Bra­sil.”

A fra­se “es­se é um pro­je­to sem fins lu­cra­ti­vos” é co­mo­ve­do­ra. Os mer­ca­dos en­tre­gam-se à mis­são de pro­mo­ver o in­te­res­se do po­vo bra­si­lei­ro.

En­tre tan­tas ad­ver­tên­cias dos mer­ca­dos, a se­ma­na tam­bém ofe­re­ceu um ges­to de in­dig­na­ção an­ti­mer­ca­dis­ta. Em sua co­lu­na no jor­nal GGN, An­dré Arau­jo dis­pa­rou obu­ses con­tra Per­sio Ari­da, o Por­to Se­gu­ro da Con­fi­an­ça de Ge­ral­do Alkmim, e Pau­lo Gue­des, o Pos­to Ipi­ran­ga de Ja­ir Bol­so­na­ro.

Lá vai o pri­mei­ro pe­tar­do: “O eco­no­mis­ta e ban­quei­ro Per­sio Ari­da, en­tre­vis­ta­do no pro­gra­ma Glo­bo­News Cen­tral de Elei­ções de 22 de agos­to des­fi­lou seu pro­gra­ma eco­nô­mi­co da can­di­da­tu­ra do PSDB pa­ra um ti­me de en­tre­vis­ta­do­res sim­pá­ti­cos à ide­o­lo­gia ne­o­li­be­ral de mer­ca­do. Seu re­cei­tu­á­rio é mais do que co­nhe­ci­do, tu­do pe­lo mer­ca­do e na­da pe­lo Es­ta­do, o mer­ca­do re­sol­ve­rá tu­do des­de que res­ta­be­le­ci­da a con­fi­an­ça que ele, Ari­da, re­pre­sen­ta”.

Re-as­ses­tan­do as ba­te­rias, An­dré dis­pa­ra: “Mas quem acha­va Ari­da um ne­o­li­be­ral de car­tei­ri­nha, não viu na­da. No dia se­guin­te, 23 de agos­to, é en­tre­vis­ta­do o eco­no­mis­ta Pau­lo Gue­des, gu­ru eco­nô­mi­co do can­di­da­to Bol­so­na­ro.

O ho­mem pa­re­cia um alu­ci­na­do, pra­ti­ca­men­te não acei­ta­va per­gun­tas, fez um dis­cur­so de fa­ná­ti­co re­li­gi­o­so, uma ca­ta­ra­ta de es­ta­tís­ti­cas, chu­tes nu­mé­ri­cos, ava­li­a­ções es­ta­pa­fúr­di­as, em um ho­ra pou­cas ve­zes se viu tal con­cen­tra­ção de as­nei­ras, per­to de­le Per­sio Ari­da é um sá­bio mo­de­ra­do, pe­lo me­nos não é agres­si­vo, den­tro da ló­gi­ca de­le ten­ta ser ra­ci­o­nal”.

An­dré Arau­jo ad­ver­te que es­ta­mos di­an­te da im­po­si­ção de uma so­lu­ção úni­ca e re­li­gi­o­sa­men­te ca­nô­ni­ca pa­ra a eco­no­mia bra­si­lei­ra: re­cons­tru­ir a cre­di­bi­li­da­de do go­ver­no me­di­an­te a ca­pi­tu­la­ção aos di­ta­mes da aus­te­ri­da­de fis­cal e mo­ne­tá­ria.

Arau­jo ex­põe com mais bri­lho e ên­fa­se te­mas de­ba­ti­dos nes­ta co­lu­na: na tra­gi­co­mé­dia en­ce­na­da nos pal­cos da Eco­no­mia Po­lí­ti­ca dos Mer­ca­dos, os per­so­na­gens en­tre­gam-se ao au­to­ri­ta­ris­mo ilu­sio­nis­ta. Na far­sa mon­ta­da nos am­bi­en­tes ob­scu­ros da fi­nan­ça des­con­tro­la­da e ma­ni­pu­la­do­ra, a chan­ta­gem apre­sen­ta-se ao dis­tin­to pú­bli­co ador­na­da com as ves­tes da con­fi­an­ça e da tran­spa­rên­cia.

No te­a­tro das vi­das vi­vi­das por ho­mens e mu­lhe­res de car­ne e os­so, as me­di­das avi­a­das pe­los sá­bi­os do mer­ca­do lem­bram uma pa­rê­mia po­pu­lar, aqui re­pro­du­zi­da mais uma vez em sua ver­são pa­ra sa­lões: “Os re­lho é que va­reia, os lom­bo é sem­pre os mes­mo”.

A po­lí­ti­ca ma­cro­e­co­nô­mi­ca, lem­bra Alan Blin­der, ex-in­te­gran­te do con­se­lho do Fe­de­ral Re­ser­ve, é uma ar­te. A ar­te da co­or­de­na­ção en­tre a ges­tão mo­ne­tá­ria e a ad­mi­nis­tra­ção das fi­nan­ças pú­bli­cas, es­co­ra­da no de­ba­te es­cla­re­ci­do com os ato­res so­ci­ais.

O pro­pó­si­to não po­de ser ou­tro se­não o de ga­ran­tir a es­ta­bi­li­da­de en­tre cres­ci­men­to do em­pre­go e da ren­da me­di­an­te a mo­du­la­ção an­ti­cí­cli­ca dos gas­tos, con­tro­le da in­fla­ção e evo­lu­ção da dí­vi­da pú­bli­ca. Em um ce­ná­rio de de­sa­ce­le­ra­ção do gas­to pri­va­do, se­ria re­co­men­dá­vel um ajus­te mais prag­má­ti­co e pru­den­te, com­bi­na­do com o pla­ne­ja­men­to an­ti­cí­cli­co dos in­ves­ti­men­tos, até mes­mo pa­ra evi­tar o co­lap­so da ar­re­ca­da­ção tri­bu­tá­ria.

A aver­são do Fe­de­ral Re­ser­ve à aus­te­ri­da­de man­te­ve à to­na a eco­no­mia dos EUA, mes­mo di­an­te dos es­ga­res aus­te­ri­ci­das dos red­necks re­pu­bli­ca­nos, mun­di­al­men­te re­co­nhe­ci­dos por sua so­fis­ti­ca­ção cul­tu­ral tí­pi­ca dos agru­pa­men­tos do ple­is­to­ce­no in­fe­ri­or.

Ain­da as­sim, os Es­ta­dos Uni­dos sa­co­le­jam nu­ma tra­je­tó­ria mar­ca­da por um no­vo e ar­ris­ca­do ci­clo de in­fla­ção de ati­vos, cres­ci­men­to abai­xo do po­ten­ci­al, es­col­ta­dos por uma cru­el es­tag­na­ção do ren­di­men­to mé­dio das fa­mí­lias as­sa­la­ri­a­das. (Se­rá que o Fed vai su­bir a ta­xa de ju­ro?)

 

(Lu­iz Gon­za­ga Bel­luz­zo, eco­no­mis­ta e pro­fes­sor, con­sul­tor edi­to­ri­al de Car­ta­Ca­pi­tal)

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