Entretenimento

“Enraíze-se” brota hoje em Pirenópolis

Diário da Manhã

Publicado em 7 de setembro de 2018 às 03:05 | Atualizado há 3 semanas

A performance Enraíze-se da artista Roberta Rox está pela primeira vez em cir­culação pelo estado de Goiás e neste feriado de 7 de setembro convida o público de Pirenópolis para uma viagem de reencontro com a ancestralidade, a Mãe Terra. Todas as apresentações são gratui­tas. A programação inicia na sexta­-feira,7, às 17h30 na rua da Igreja do Bonfim às 17h30 e no sábado,8 de setembro na praça do coreto às 17h, e segue brotando em Apareci­da de Goiânia em outubro.

A ação que consegue falar sem palavras, tocar sem pegar e ques­tionar sem perguntar, é uma inter­venção urbana que propõe uma relação com os elementos da na­tureza com os espaços públicos das cidades através do ato de se plantar. “Enraíze-se” busca rea­cender o sensível olhar em rela­ção às ruas, ao espaço público e a natureza em meio ao urbano.

Enraíze-se já passou pelas ci­dades de Santo Antônio de Goiás e Cidade de Goiás e surpreendeu os passantes, moradores e turis­tas com essa intervenção urbana inusitada na cidade. A programa­ção da circulação será concluí­da em outubro em Aparecida de Goiânia convidando o público que estiver próximo da Igreja da Matriz na sexta-feira, 5 de outu­bro às 17h30 para sentir a perfor­mance e no domingo,7 de outu­bro, na rua da feira às 9h30.

Primeiramente Enraíze-se circulou por regiões da Grande Goiânia, e agora, segue pelo es­tado de Goiás sempre com o in­tuito de descentralizar o acesso à cultura, a ação performática acontece de forma gratuita e a es­colha dos locais em cada cidade pretende atingir bairros que ge­ralmente não são rota de expe­riências culturais . Dessa forma o projeto Circulação Enraíze-se, realizado a partir do programa de Incentivo à Cultura – Lei Goya­zes 2016 fortalece a linguagem da performance para além dos bair­ros centrais das cidades.

Atuar fora dos espaços con­sagrados, tornando a arte mais acessível ao público ésegundo a performer Roberta Rox prepon­derante para redimensionar a for­mação cultural e estética da po­pulação do estado de Goiás e de turistas que estiverem de pas­sagem por estas cidades pois “abrem-se as possibilidades de transformação na interação com os moradores e passantes de cada lugar, criando-se vínculos entre se­res humanos, despertando a do­çura de uma nova forma de olhar ao redor”, diz Roberta Rox.

Criada em 2013, “Enraíze-se”, busca despertar a sensibilização dos sentidos do espectador, pro­vocando reações e transformações no comportamento, questionando a normatização dos espaços públi­cos, interrompendo o curso normal das coisas, trazendo poeticamente àcena as relações com os elemen­tos da natureza no ato de se plan­tar. O projeto foi contemplado pela Lei Municipal de Incentivo àCul­tura 2015 e durante o ano de 2016 circulou pela Grande Goiânia ago­ra segue pelo estado a partir da sua aprovação pelo programa de Incen­tivo à Cultura – Lei Goyazes 2016 .

Nesse sentido, com a concep­ção da performer Roberta Rox, “Enraíze-se” éuma ação que rein­tegra corpo e natureza unindo-o com a terra, a água, o ar e o barro e para a artista a obra busca fortale­cer as nossas raízes ancestrais su­gerindo o ato de se plantar como uma maneira de “saudar e agra­decer a nossa Mãe Terra, Enraí­ze-se busca reacender o sensível olhar em relação às ruas, ao espa­ço público e a natureza em meio ao urbano, dissolvendo tensões, medos e violências, estabelece re­lações que vão além das sensa­ções rotineiras, e possibilita abrir espaço ao que é precioso dentro de cada um”, explica Roberta Rox.

HISTÓRICO

A performance desde Novem­bro de 2013 tem sido realizada em alguns encontros e festivais como: Gira – Festival de Artes 2013(Iporá– Go), Festival In­ternacional de Artes Cênicas de Goiânia 2013(Goiânia – Go), Uni­verso Paralelo 2013 (Pratigi – Ba), Convergencia – Mostra de Perfor­mance Arte do Sesc 2014 (Palmas – To), Galhofada 2015 (Goiânia – Go), e vários bairros goianos em 2016 quando contemplado pela Lei Municipal de Incentivo àCul­tura 2015, atingindo um público de diferentes idades.

ROBERTA ROX

Formada pela Universidade Federal de Goiás em Artes Cêni­cas (Licenciatura), Roberta Pe­reira de Miranda (Roberta Rox) desenvolveu trabalhos em al­guns grupos e coletivos de tea­tro e dança na cidade de Goiânia e Salvador. Sentindo necessida­de de se aproximar do público, rompendo as fronteiras do pal­co, começa a participar de per­formances e intervenções urba­nas, conseguindo expandir seu olhar em relação àcidade e ao trabalho artístico.

Esse projeto foi contemplado pelo programa de Incentivo à Cul­tura – Lei Goyazes 2016.

SERVIÇO:

ENRAÍZE-SE EM CIRCULAÇÃO PELO ESTADO DE GOIÁS

Gênero: Performance/Intervenção Urbana

Ingressos: Entrada franca

Classificação indicativa: Livre para todas as idades

Programação da circulação “Enraíze-se”:

ENRAÍZE-SE EM PIRENÓPOLIS

Data: 07 de Setembro – (Sexta-feira) – Horário: 17h30 – Local 1: Rua da igreja do Bonfim;

Data: O8 de Setembro – (Sábado) – Horário: 17h – Local 2: Praça do coreto;

ENRAÍZE-SE EM APARECIDA DE GOIÂNIA

Data: 05 de Outubro – (Sexta-feira) – Horário: 17h30 Local 1: Praça da Igreja Matriz;

Data: 07 de Outubro – (Domingo) – Horário:9h30 – Local 2: Rua da feira.

FICHA TÉCNICA

Performer: Roberta Rox

Assessoria de Comunicação: Negah Lô (Lorena Dias)

Produção Executiva: Pedro Vilela

Fotografia: Silvia Patricia

Designer: Sophia Pinheiro

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias