Opinião

Tecnologia da informação em um novo cenário

Diário da Manhã

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 22:56 | Atualizado há 6 anos

Quan­do se fa­la de in­for­má­ti­ca, lo­go sur­ge em men­te à par­te fí­si­ca: com­pu­ta­do­res, im­pres­so­ras e mou­se, por exem­plo. So­bre a par­te ló­gi­ca, os pro­gra­mas pa­ra uso pes­so­al tam­bém são lem­bra­dos. Mas, in­for­má­ti­ca é mui­to mais que is­so. Ela es­tá li­ga­da ao dia a dia das pes­so­as, se­ja no âm­bi­to pes­so­al co­mo no pro­fis­si­o­nal.

So­bre o la­do pro­fis­si­o­nal ve­mos uma gran­de evo­lu­ção do uso da tec­no­lo­gia da in­for­ma­ção. Pois a mes­ma es­tá em to­das as áre­as da em­pre­sa, des­de a ca­tra­ca de en­tra­da até as de­ci­sões fei­tas pe­los di­re­to­res. Par­tin­do des­ta óti­ca es­ta­mos ven­do uma evo­lu­ção das em­pre­sas no que tan­ge o uso e ma­nu­seio das in­for­ma­ções ge­ra­das pe­la área de in­for­má­ti­ca.

A in­for­má­ti­ca saiu do mun­do de 0 e 1 (bi­ná­rio) pa­ra fa­zer par­te das de­ci­sões mais im­por­tan­tes da em­pre­sa. Is­so tem mos­tra­do uma me­lho­ria na efi­ci­ên­cia das em­pre­sas nas de­ci­sões so­bre aqui­si­ção de equi­pa­men­tos e na co­bran­ça dos go­ver­nos no con­tro­le de im­pos­tos. Is­so faz com que os em­pre­sá­rios pre­ci­sem man­ter uma in­for­má­ti­ca atu­a­li­za­da com ges­to­res vol­ta­dos pa­ra o ne­gó­cio, tra­zen­do a TI (Tec­no­lo­gia da In­for­ma­ção) mais en­vol­vi­da com o co­ti­dia­no das em­pre­sas. Com es­sa vi­são po­de­mos adi­an­tar que os sis­te­mas es­tão fi­can­do ca­da vez mais in­te­li­gen­tes e con­fi­á­veis.

A área da em­pre­sa que cu­i­da dos cli­en­tes é sem dú­vi­da uma das mais im­por­tan­tes das or­ga­ni­za­ções. Afi­nal, é ela que ca­ti­va e pren­de o cli­en­te de for­ma agra­dá­vel pa­ra fu­tu­ras com­pras. Ela tam­bém faz uso da in­for­má­ti­ca, atra­vés do sis­te­ma cha­ma­do CRM (Cus­to­mer Re­la­ti­ons­hip Ma­na­ge­ment, ou Ges­tão de Re­la­ci­o­na­men­to com o Cli­en­te). Es­se sis­te­ma, vem nos mos­trar a im­por­tân­cia das in­for­ma­ções es­ta­rem bem atu­a­li­za­das e ca­das­tra­das com to­tal se­gu­ran­ça. Is­so pas­sa a ser um ati­vo da em­pre­sa nos mos­tran­do ten­dên­cias, gos­tos e hob­bi­es dos cli­en­tes. Além de nos co­lo­car bem pró­xi­mo dos cli­en­tes dan­do-nos uma no­ção dos elo­gi­os e re­cla­ma­ções. Es­sa in­te­ra­ção com o cli­en­te irá sem­pre tra­zer ele pa­ra os no­vos ne­gó­cio de qual­quer em­pre­sa.

No âm­bi­to fi­nan­cei­ro te­mos os con­tro­les das con­tas a pa­gar e das con­tas a re­ce­ber, que nos dão uma vi­são da em­pre­sa de co­mo ela es­ta fi­nan­cei­ra­men­te e o mais im­por­tan­te nos fa­ci­li­tan­do nas to­ma­das de­ci­sões. De­ci­sões es­tas, que fa­ci­li­tam a to­ma­da de ru­mo a ser se­gui­do se­ja com in­ves­ti­men­tos ou em standby nos in­ves­ti­men­tos atu­ais.

Com es­ses dois exem­plos; pu­de mos­trar a im­por­tân­cia da Ges­tão de TI, por­que ela pro­por­ci­o­na a em­pre­sa não ter pro­ble­mas na to­ma­da de de­ci­sões. Afi­nal, o sis­te­ma es­ta sem­pre 24×7 (vin­te e qua­dro ho­ras por se­te di­as) in­ter­rup­ta­men­te e pron­to pa­ra aten­der a to­dos sem pro­ble­ma al­gum. Em con­tra par­ti­da te­mos uma evo­lu­ção na in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­cial, que vem pa­ra agi­li­zar as aná­li­ses dos da­dos, mas is­to é pa­ra um no­vo en­con­tro.

 

(Keslley Ri­car­do de Li­ma,co­or­de­na­dor do cur­so Ges­tão de T.I. da Fa­cul­da­de Cam­bury. Além dis­so, di­re­tor da em­pre­sa CIN – Con­sul­to­ria e In­for­má­ti­ca)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias