Opinião

A guardiã da literatura infantojuvenil

Diário da Manhã

Publicado em 5 de setembro de 2018 às 00:06 | Atualizado há 6 anos

Com meio sé­cu­lo de exis­tên­cia, a Fun­da­ção Na­ci­o­nal do Li­vro In­fan­til e Ju­ve­nil – FNLIJ tem cum­pri­do com lou­vor o pa­pel de pro­mo­ver a va­lo­ri­za­ção da li­te­ra­tu­ra in­fan­til e ju­ve­nil bra­si­lei­ra. Atra­vés de se­mi­ná­rios, cur­sos, ex­po­si­ções, workshops, con­cur­sos, ca­ra­va­nas de lei­tu­ra e pre­mia­ções, a ins­ti­tu­i­ção tem aju­da­do a me­lho­rar o há­bi­to de lei­tu­ra no pa­ís, de­sem­pe­nhan­do mui­tas ve­zes fun­ções que ca­be­ri­am a ór­gã­os li­ga­dos às ad­mi­nis­tra­ções mu­ni­ci­pa­is, es­ta­du­ais e fe­de­ral.

Ho­je, o pres­tí­gio da FNLIJ jun­to ao mer­ca­do po­de ser me­di­do pe­la im­por­tân­cia da ava­li­a­ção das obras que ela re­a­li­za, ge­ran­do a pu­bli­ca­ção da se­le­ção dos tí­tu­los con­si­de­ra­dos “Al­ta­men­te Re­co­men­dá­veis”. Es­te tra­ba­lho, sé­rio e mi­nu­ci­o­so, aju­da di­re­cio­nar a po­lí­ti­ca de lan­ça­men­tos das edi­to­ras es­pe­cia­li­za­das em li­te­ra­tu­ra in­fan­til e ju­ve­nil, que bus­cam o re­ce­bi­men­to des­te se­lo de qua­li­da­de.

Va­le lem­brar que a FNLIJ é uma se­ção do IBBY (In­ter­na­ti­o­nal Bo­ard on Bo­oks for Yo­ung Pe­o­ple) no Bra­sil, e por is­so pro­mo­ve tam­bém in­ter­na­cio­nal­men­te a nos­sa li­te­ra­tu­ra in­fan­til e ju­ve­nil. Ba­se­a­do no de­sen­vol­vi­men­to des­se tra­ba­lho, o pa­ís con­quis­tou em três opor­tu­ni­da­des o Prê­mio Hans Chris­ti­an An­der­sen, a mai­or hon­ra­ria do se­tor, e que é con­si­de­ra­do o “Pe­que­no No­bel de Li­te­ra­tu­ra”. De­ve­mos agra­de­cer às es­cri­to­ras Lygia Bo­jun­ga e Ana Ma­ria Ma­cha­do, e ao ilus­tra­dor Ro­ger Mel­lo, pe­la fa­ça­nha de te­rem ele­va­do o no­me do Bra­sil ao mais al­to pa­ta­mar des­se seg­men­to de li­te­ra­tu­ra, nos anos de 1982, 2000 e 2014, res­pec­ti­va­men­te.

O su­ces­so da FNLIJ é am­pla­men­te re­co­nhe­ci­do por es­cri­to­res, ilus­tra­do­res, es­pe­cia­lis­tas, jor­na­lis­tas, bi­bli­o­te­cá­rios, edi­to­res e en­ti­da­des re­pre­sen­ta­ti­vas da cul­tu­ra na­ci­o­nal. A am­pla de­fe­sa pe­la cri­a­ção de bi­bli­o­te­cas es­co­la­res, pú­bli­cas e co­mu­ni­tá­rias, por exem­plo, é uma das mais im­por­tan­tes ban­dei­ras des­fral­da­das pe­la en­ti­da­de, e que tem re­ce­bi­do o apoio de to­dos.

Lem­bro com ca­ri­nho que, em 1987, fui elei­to pre­si­den­te do Con­se­lho de Ad­mi­nis­tra­ção da FNLIJ, ten­do co­mo vi­ce a sa­u­do­sa Ma­ria Ali­ce Bar­ro­so. Na­que­le ano a ins­ti­tu­i­ção, com a mu­dan­ça do es­ta­tu­to, bus­ca­va tri­lhar no­vos ca­mi­nhos e ini­ci­a­va a pro­fis­si­o­na­li­za­ção de sua es­tru­tu­ra. Em 1989, no úl­ti­mo ano de mi­nha ges­tão, edi­ta­mos o ca­tá­lo­go “Guia de ilus­tra­do­res In­fan­tis Bra­si­lei­ros”, pa­tro­ci­na­do pe­lo Ban­co Ban­dei­ran­tes e lan­ça­do pe­la Edi­ções Con­sul­tor. Es­te foi um dos pri­mei­ros tra­ba­lhos com in­cen­ti­vos da Lei Sar­ney, lan­ça­da em 1986, e que ho­je, evo­lu­iu pa­ra a Lei Rou­a­net.

A co­me­mo­ra­ção dos 50 anos da FNLIJ con­fi­gu­ra-se co­mo a con­so­li­da­ção de uma ideia bri­lhan­te e de um tra­ba­lho pro­du­ti­vo. O fei­to de­ve ser ce­le­bra­do com mui­ta hon­ra e dis­tin­ção, pois a en­ti­da­de cum­pre sua mis­são com mui­to es­for­ço e, ao mes­mo tem­po, com mui­to pra­zer, pois a cau­sa é no­bre: le­var cul­tu­ra atra­vés de obras de qua­li­da­de, bri­lhan­te­men­te ilus­tra­das. Mes­mo vi­ven­do tem­pos di­fí­ceis na eco­no­mia e na po­lí­ti­ca, o pa­ís pre­ci­sa ser um ven­ce­dor na lu­ta por ofe­re­cer edu­ca­ção e cul­tu­ra às cri­an­ças bra­si­lei­ras.

Pa­ra­béns às pi­o­nei­ras Lau­ra San­dro­ni, Ruth Vil­le­la Al­ves de Sou­za e Ma­ria Lui­za Bar­bo­sa de Oli­vei­ra, que cri­a­ram a FNLIJ, em 1968, e a to­dos aque­les de­ram con­ti­nui­da­de à ini­ci­a­ti­va, co­la­bo­ran­do pa­ra que a ins­ti­tu­i­ção re­sis­tis­se a to­do ti­po de di­fi­cul­da­de e se con­so­li­das­se co­mo a “gran­de guar­diã da li­te­ra­tu­ra in­fan­to­ju­ve­nil bra­si­lei­ra de qua­li­da­de”.

 

(Ar­nal­do Niski­er, da Aca­de­mia Bra­si­lei­ra de Le­tras e pre­si­den­te do Ciee-RJ)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias