Opinião

Medellín em gotas – 14ª- Violência institucionalizada

Diário da Manhã

Publicado em 31 de agosto de 2018 às 23:49 | Atualizado há 6 anos

No do­cu­men­to “Paz” – de­pois de apre­sen­tar a “si­tu­a­ção de an­ti­paz”, em que vi­ve a Amé­ri­ca La­ti­na (e Ca­ri­be), e a uto­pia da “con­cep­ção cris­tã da paz” – os par­ti­ci­pan­tes da Con­fe­rên­cia abor­dam “o pro­ble­ma da vi­o­lên­cia na Amé­ri­ca La­ti­na” (e Ca­ri­be), des­ta­can­do “a vi­o­lên­cia ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da”.

“A vi­o­lên­cia – di­zem os bis­pos – cons­ti­tui um dos pro­ble­mas mais gra­ves da Amé­ri­ca La­ti­na (e Ca­ri­be). Não se po­de aban­do­nar aos im­pul­sos da emo­ção e da pai­xão uma de­ci­são da qual de­pen­de to­do o fu­tu­ro dos paí­ses do con­ti­nen­te. Fal­ta­rí­a­mos a um gra­ve de­ver pas­to­ral se não re­cor­dás­se­mos em ter­mos de con­sci­ên­cia, nes­te dra­má­ti­co di­le­ma, os cri­té­rios que de­ri­vam da dou­tri­na cris­tã do amor evan­gé­li­co”.

Com mui­ta cla­re­za, de­cla­ram: “Nin­guém se sur­pre­en­de­rá se re­a­fir­mar­mos fir­me­men­te nos­sa fé na fe­cun­di­da­de da paz. Es­se é nos­so ide­al cris­tão. ‘A vi­o­lên­cia não é nem cris­tã nem evan­gé­li­ca’ (Dis­cur­so de Pau­lo VI em Bo­go­tá, na Ce­le­bra­ção Eu­ca­rís­ti­ca do Dia do De­sen­vol­vi­men­to, 23/08/68). O cris­tão é pa­cí­fi­co e não se en­ver­go­nha dis­so. Não é sim­ples­men­te pa­ci­fis­ta, por­que é ca­paz de lu­tar (cf. Men­sa­gem de Pau­lo VI, de 01/01/1968). Mas pre­fe­re a paz à guer­ra. Sa­be que ‘as mu­dan­ças brus­cas e vi­o­len­tas das es­tru­tu­ras se­ri­am fa­lhas, ine­fi­ca­zes em si pró­pri­as, e cer­ta­men­te em de­sa­cor­do com a dig­ni­da­de do po­vo, a qual exi­ge que as trans­for­ma­ções ne­ces­sá­rias se re­a­li­zem de den­tro, is­to é, me­di­an­te uma con­ve­nien­te to­ma­da de con­sci­ên­cia, uma ade­qua­da pre­pa­ra­ção e efe­ti­va par­ti­ci­pa­ção de to­dos. A ig­no­rân­cia e as con­di­ções de vi­da, por ve­zes in­fra-hu­ma­nas, im­pe­dem ho­je que se­ja as­se­gu­ra­da’ (Dis­cur­so de Pau­lo VI em Bo­go­tá, ib.)”.

Os par­ti­ci­pan­tes da Con­fe­rên­cia afir­mam ain­da: “Se o cris­tão acre­di­ta na fe­cun­di­da­de da paz co­mo meio de che­gar à jus­ti­ça, acre­di­ta tam­bém que a jus­ti­ça é uma con­di­ção im­pres­cin­dí­vel pa­ra a paz. Não dei­xa de ver que a Amé­ri­ca La­ti­na se acha, em mui­tas par­tes, em fa­ce de uma si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça que po­de ser cha­ma­da (re­pa­rem!) de vi­o­lên­cia ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da, por­que as atu­ais es­tru­tu­ras vi­o­lam os di­rei­tos fun­da­men­tais, si­tu­a­ção que exi­ge trans­for­ma­ções glo­bais, au­da­cio­sas, ur­gen­tes e pro­fun­da­men­te re­no­va­do­ras. Não é de es­tra­nhar, por­tan­to, que nas­ça na Amé­ri­ca La­ti­na, ‘a ten­ta­ção da vi­o­lên­cia’ (PP 30). Não se de­ve abu­sar da pa­ci­ên­cia de um po­vo que su­por­ta du­ran­te anos uma con­di­ção que di­fi­cil­men­te acei­ta­ria os que têm mai­or con­sci­ên­cia dos di­rei­tos hu­ma­nos”.

Co­mo são atu­ais es­sas pa­la­vras! A “vi­o­lên­cia ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da”, na Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be, con­ti­nua ten­do mui­tas fa­ces. Ci­to só um exem­plo. Na Sa­ú­de Pú­bli­ca, é co­mum dei­xar uma pes­soa mor­rer por “fal­ta de va­ga” na UTI. Es­sa prá­ti­ca não é uma das fa­ces mais cru­éis da “vi­o­lên­cia ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da”? Não é – de fa­to – a “pe­na de mor­te” le­ga­li­za­da?

A Igre­ja, ho­je, as­su­me sua mis­são pro­fé­ti­ca, de­nun­ci­an­do que os paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be se acham em fa­ce de “uma si­tu­a­ção de in­jus­ti­ça”, que po­de ser cha­ma­da de “vi­o­lên­cia ins­ti­tu­ci­o­na­li­za­da”, por­que “as atu­ais es­tru­tu­ras vi­o­lam os di­rei­tos fun­da­men­tais”? Ela exi­ge “trans­for­ma­ções glo­bais, au­da­cio­sas, ur­gen­tes e pro­fun­da­men­te re­no­va­do­ras”?

Os bis­pos fa­zem um ape­lo ao po­vo cris­tão: “Em fa­ce de uma si­tu­a­ção que aten­ta tão gra­ve­men­te con­tra a dig­ni­da­de do ser hu­ma­no e, por­tan­to, con­tra a paz, di­ri­gi­mo-nos, co­mo pas­to­res, a to­dos os mem­bros do po­vo cris­tão, pa­ra que as­su­mam sua gra­ve res­pon­sa­bi­li­da­de na pro­mo­ção da paz na Amé­ri­ca La­ti­na”.

Di­zem ain­da: Os que na Amé­ri­ca La­ti­na e Ca­ri­be “têm mai­or par­ti­ci­pa­ção na ri­que­za, na cul­tu­ra ou no po­der”, não po­dem in­vo­car a po­si­ção pa­cí­fi­ca da Igre­ja “pa­ra opor-se às trans­for­ma­ções pro­fun­das que são ne­ces­sá­rias”.

E de­nun­ci­am: “Se man­ti­ve­rem ze­lo­sa­men­te seus pri­vi­lé­gios e so­bre­tu­do, se os de­fen­de­rem com o em­pre­go de mei­os vi­o­len­tos, tor­nam-se res­pon­sá­veis, pe­ran­te a his­tó­ria, por pro­vo­car as ‘re­vo­lu­ções nas­ci­das do de­ses­pe­ro’ (Dis­cur­so de Pau­lo VI, em Bo­go­tá, ib.). De sua ati­tu­de de­pen­de, por­tan­to, em gran­de par­te, o pa­cí­fi­co por­vir dos paí­ses da Amé­ri­ca La­ti­na”.

Lem­bram, pois: “São tam­bém res­pon­sá­veis pe­la in­jus­ti­ça to­dos os que não agem em fa­vor da jus­ti­ça na me­di­da dos mei­os de que dis­põ­em, e fi­cam pas­si­vos por te­me­rem os sa­cri­fí­ci­os e ris­cos pes­so­ais que im­pli­ca to­da ação au­da­cio­sa e re­al­men­te efi­caz. A jus­ti­ça e con­se­quen­te­men­te a paz con­quis­ta-se (re­pa­rem no­va­men­te!) por uma ação di­nâ­mi­ca de con­sci­en­ti­za­ção e de or­ga­ni­za­ção dos se­to­res po­pu­la­res, ca­paz de ur­gir os po­de­res pú­bli­cos, mui­tas ve­zes, im­po­ten­tes nos seus pro­je­tos so­ci­ais, sem o apoio po­pu­lar”.

A Igre­ja, ho­je, pen­sa e age des­sa for­ma? Mui­tos cris­tã­os e cris­tãs – in­clu­si­ve pa­dres e re­li­gi­o­sos/as – não afir­mam com to­das as le­tras que a “ação di­nâ­mi­ca de con­sci­en­ti­za­ção e de or­ga­ni­za­ção dos se­to­res po­pu­la­res” não tem na­da a ver com o tra­ba­lho evan­ge­li­za­dor da Igre­ja? Qual foi a prá­ti­ca de Je­sus de Na­za­ré? De que la­do Ele es­te­ve?

Por fim – afir­mam os par­ti­ci­pan­tes da Con­fe­rên­cia – “nos di­ri­gi­mos aos que, di­an­te da gra­vi­da­de da in­jus­ti­ça e da re­a­ção ile­gí­ti­ma às mu­dan­ças, co­lo­cam su­as es­pe­ran­ças na vi­o­lên­cia. Re­co­nhe­ce­mos que sua ati­tu­de, co­mo diz Pau­lo VI, ‘tem fre­quen­te­men­te sua úl­ti­ma mo­ti­va­ção em no­bres im­pul­sos de jus­ti­ça e so­li­da­ri­e­da­de’ (Dis­cur­so de Pau­lo VI, em Bo­go­tá, ib.). Não fa­la­mos, aqui, por pu­ro ver­ba­lis­mo que não im­pli­ca em ne­nhu­ma res­pon­sa­bi­li­da­de pes­so­al e afas­ta as ações pa­cí­fi­cas e fe­cun­das ime­di­a­ta­men­te re­a­li­zá­veis… É ver­da­de que (re­pa­rem mais uma vez!) a in­sur­rei­ção re­vo­lu­ci­o­ná­ria po­de ser le­gí­ti­ma no ca­so ‘de ti­ra­nia evi­den­te e pro­lon­ga­da que ofen­des­se gra­ve­men­te os di­rei­tos fun­da­men­tais da pes­soa e da­ni­fi­cas­se pe­ri­go­sa­men­te o bem co­mum do pa­ís’ (PP 31) – pro­ve­nha es­ta ti­ra­nia de uma pes­soa ou de es­tru­tu­ras evi­den­te­men­te in­jus­tas -, tam­bém é cer­to que a vi­o­lên­cia ou ‘re­vo­lu­ção ar­ma­da’ ge­ral­men­te ‘acar­re­ta no­vas in­jus­ti­ças, in­tro­duz no­vos de­se­qui­lí­bri­os e pro­vo­ca no­vas ru­í­nas: não se po­de com­ba­ter um mal re­al ao pre­ço de um mal mai­or’ (PP 31)”.

En­tão, con­clu­em: “Se con­si­de­rar­mos o con­jun­to das cir­cun­stân­cias de nos­sos paí­ses e le­var­mos em con­ta a pre­fe­rên­cia dos cris­tã­os pe­la paz, a enor­me di­fi­cul­da­de da guer­ra ci­vil, sua ló­gi­ca de vi­o­lên­cia, os ma­les cru­éis que pro­vo­ca, o pe­ri­go de atra­ir a in­ter­ven­ção es­tran­gei­ra (por mais ile­gí­ti­ma que se­ja), a di­fi­cul­da­de de cons­tru­ir um re­gi­me de jus­ti­ça e de li­ber­da­de, atra­vés de um pro­ces­so de vi­o­lên­cia, an­si­a­mos que o di­na­mis­mo do po­vo con­sci­en­ti­za­do po­nha-se a ser­vi­ço da jus­ti­ça e da paz. Fa­ze­mos nos­sas, fi­nal­men­te, as pa­la­vras do San­to Pa­dre, di­ri­gi­das aos sa­cer­do­tes e di­á­co­nos em Bo­go­tá, quan­do re­fe­rin­do-se a to­dos os que so­frem, lhes dis­se: ‘Se­re­mos ca­pa­zes de com­pre­en­der su­as an­gús­ti­as e trans­for­má-las não em ódio e vi­o­lên­cia, mas em ener­gia for­te e pa­cí­fi­ca pa­ra obras cons­tru­ti­vas’”.

E nós? “An­si­a­mos que o di­na­mis­mo do po­vo con­sci­en­ti­za­do po­nha-se a ser­vi­ço da jus­ti­ça e da paz”? Pen­se­mos!

 

(Mar­cos Sas­sa­tel­li, fra­de do­mi­ni­ca­no dou­tor em Fi­lo­so­fia (USP) e em Te­o­lo­gia Mo­ral (As­sun­ção-SP), pro­fes­sor apo­sen­ta­do de Fi­lo­so­fia da UFG. E-mail: mpsas­sa­tel­[email protected])

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