Opinião

Por um trânsito melhor

Diário da Manhã

Publicado em 30 de agosto de 2018 às 22:46 | Atualizado há 6 anos

Em 2018, a na­ção ce­le­bra os 20 anos do Có­di­go de Trân­si­to Bra­si­lei­ro e uma dé­ca­da de ações pa­ra a se­gu­ran­ça no trân­si­to. Des­de que foi ins­ti­tu­í­do, o Có­di­go de­fi­ne atri­bu­i­ções das di­ver­sas au­to­ri­da­des e ór­gã­os li­ga­dos ao trân­si­to do Bra­sil, for­ne­ce di­re­tri­zes pa­ra a en­ge­nha­ria de trá­fe­go e es­ta­be­le­ce nor­mas de con­du­ta, in­fra­ções e pe­na­li­da­des.

Re­cen­te­men­te, uma das ações do co­man­do da Es­pla­na­da alu­si­va a es­se ani­ver­sá­rio do Có­di­go foi o de pac­tu­ar um ter­mo no qual es­ti­mu­la o Bra­sil a in­gres­sar em acor­dos in­ter­na­cio­nais pa­ra re­du­zir as mor­tes e aci­den­tes nas ru­as e es­tra­das bra­si­lei­ras.

Ou­tro de­sa­fio pro­pos­to foi uma me­di­da que vi­sa re­du­zir pe­la me­ta­de os aci­den­tes até 2020. Se­gun­do a Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das, mais de 1,5 mi­lhão de pes­so­as mor­rem por ano no trân­si­to. No Bra­sil, de acor­do com o Mi­nis­té­rio da Sa­ú­de, 37,3 mil pes­so­as mor­re­ram nes­sas ocor­rên­cias em 2016.

Es­se con­jun­to de ações glo­bais em tor­no do com­ba­te aos aci­den­tes e me­lho­ria da se­gu­ran­ça no trân­si­to são ini­ci­a­ti­vas aplau­sí­veis. No en­tan­to, pa­ra que es­sas po­lí­ti­cas se tor­nem efi­ca­zes é ne­ces­sá­rio con­tar com a par­ti­ci­pa­ção in­te­gral da­que­les que têm a in­cum­bên­cia e po­der re­gu­la­tó­rio de cum­prir a le­gis­la­ção.

No ca­so do Dis­tri­to Fe­de­ral, mais de 1.200 ser­vi­do­res es­tão a ser­vi­ço da po­pu­la­ção pa­ra com­ba­ter à in­ges­tão de be­bi­das al­co­ó­li­cas e al­ta ve­lo­ci­da­de nas ru­as e nas ave­ni­das.

Ou­tro vi­lão e tam­bém al­vo cons­tan­te dos agen­tes de fis­ca­li­za­ção é a con­sci­en­ti­za­ção so­bre o uso de ce­lu­lar ao vo­lan­te, tam­bém pro­i­bi­do pe­lo Có­di­go de Trân­si­to Bra­si­lei­ro. Uma in­fra­ção gra­vís­si­ma, que ge­ra mul­ta e pon­tos na car­tei­ra.

Da­dos apre­sen­ta­dos pe­la As­so­cia­ção Bra­si­lei­ra de Me­di­ci­na de Trá­fe­go mos­tram que ao ano es­sa com­bi­na­ção fa­tal ge­ra 54 mil ví­ti­mas.

Por is­so, a le­gis­la­ção se faz ne­ces­sá­ria pa­ra au­men­tar a con­sci­ên­cia co­le­ti­va e dar me­ca­nis­mos pa­ra que os agen­tes de trân­si­to pos­sam cum­prir a sua mis­são di­á­ria: pro­mo­ver um trân­si­to mais se­gu­ro.

 

(Fá­bio Me­dei­ros, pre­si­den­te do Sindetran-DF – Sin­di­ca­to dos Ser­vi­do­res das Car­rei­ras que com­põ­em os ór­gã­os e en­ti­da­des exe­cu­ti­vas de Trân­si­to do Dis­tri­to Fe­de­ral)

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias