Opinião

Bolsonaro perseguido

Diário da Manhã

Publicado em 29 de agosto de 2018 às 23:10 | Atualizado há 6 anos

Só es­tá fal­tan­do a mí­dia, seus ad­ver­sá­rios po­lí­ti­cos e até a Jus­ti­ça ta­xá-lo co­mo o res­pon­sá­vel pe­la guer­ra do Bra­sil e Pa­ra­gu­ai! Na re­a­li­da­de o que mais as­sus­ta to­dos os seus opo­nen­tes é o fa­to de­le ser com­pro­va­da­men­te um po­lí­ti­co an­ticor­rup­to e re­co­nhe­ci­do pe­la mai­o­ria ab­so­lu­ta dos bra­si­lei­ros que lhes apoi­am vo­lun­ta­ria­men­te nu­ma cam­pa­nha gra­tui­ta e es­pe­ran­do no seu pos­sí­vel go­ver­no um sé­rio com­ba­te aos cor­rup­tos que tan­to pre­ju­di­cam o Pa­ís e os bra­si­lei­ros. Ve­ja a en­tre­vis­ta de­le on­tem no Jor­nal da Glo­bo: a apre­sen­ta­do­ra Re­na­ta, jun­ta­men­te com o Bon­ner, lhe fez a cap­ci­o­sa per­gun­ta: Vo­cê acha jus­to a mu­lher re­ce­ber me­nos que o ho­mem na mes­ma fun­ção? Bol­so­na­ro bri­lhan­te­men­te lhe res­pon­deu: va­mos co­me­çar aqui pe­la Glo­bo, vo­cê ga­nha igual ao Bon­ner? O apre­sen­ta­dor fi­cou mu­do e ela dis­se que se­ria me­lhor mu­dar de as­sun­to.

(Be­no­ne Au­gus­to de Pai­va, via e-mail)


A terceira tragédia

 

Se­gun­do a eco­no­mis­ta e ad­vo­ga­da Ele­na Lan­dau, a elei­ção de Bol­so­na­ro ou a vol­ta do PT se­ri­am du­as tra­gé­di­as ao Pa­ís. A eco­no­mis­ta pa­re­ce se es­que­cer de co­brar do PSDB on­de es­te­ve por tan­to tem­po, pro­mes­sas de cam­pa­nha que nun­ca  sao cum­pri­das. O PSDB no po­der a mais de 20 anos, nao tem co­ra­gem de ba­ter no pre­si­di­á­rio de Cu­ri­ti­ba. Te­nho ou­vi­do que Alckmin cen­tra­rá su­as crí­ti­cas em Ja­ir Bol­so­na­ro, um can­di­da­to que não es­tá na La­va Ja­to e não par­ti­ci­pou de ne­go­ci­a­tas es­cu­sas. Qual a crí­ti­ca dos tu­ca­nos ao Pe­tro­lão, te­lha­do de vi­dro?  Es­se pou­co ca­so com a rou­ba­lhei­ra e a  cor­rup­ção dei­xam o elei­tor mais aten­to e Lu­la na­da de bra­ça­das agra­de­cen­do a pe­dra so­bre o mai­or es­que­ma de cor­rup­ção de que se tem no­tí­cia.   Se Alckmin não es­tá bem nas pes­qui­sas é por­que o elei­tor pres­tou aten­ção nos mo­vi­men­tos de­le até ago­ra. Um ho­mem que go­ver­nou SP por tan­tos anos, não tem o apoio de seu Es­ta­do, mas se aliou ao que há de pi­or pa­ra go­ver­nar. Se­ria o go­ver­na­dor tão in­gê­nuo a pon­to de acre­di­tar na fi­de­li­da­de de seus apoi­a­do­res? Po­de­mos es­pe­rar pe­la ter­cei­ra tra­gé­dia ven­do o to­ma lá dá cá de sem­pre. Sin­ce­ra­men­te, achar que um dia o ci­da­dão se­rá o do­no de seu des­ti­no, é fa­lar do mes­mo em épo­ca de eleição, pois até ago­ra o ci­da­dão tem ser­vi­do pa­ra pa­gar a con­ta que ele não fez.

(Iza­bel Aval­lo­ne, via e-mail)


Panaceia

 

Os can­di­da­tos à pre­si­dên­cia, em su­as úl­ti­mas apa­ri­ções, têm con­fir­ma­do o tris­te fa­to de que a ma­té­ria-pri­ma do po­lí­ti­co é a men­ti­ra. No afã de an­ga­ri­ar vo­tos a to­do cus­to, fa­zem pro­mes­sas im­pos­sí­veis de se­rem cum­pri­das, atra­vés das qua­is plan­tam um po­pu­lis­mo ba­ra­to e per­dem a opor­tu­ni­da­de de va­lo­ri­zar o elei­tor, con­ven­cen­do-o de que de­ve, mais do que nun­ca, fa­zer par­te do es­for­ço de so­er­gu­i­men­to do Pa­ís e, ao mes­mo tem­po, de que não exis­te o sal­va­dor so­li­tá­rio que, com ca­pa e es­pa­da, re­sol­ve­rá os seus pro­ble­mas. Além de se­me­ar ilu­sões, os pos­tu­lan­tes não apre­sen­tam as  pro­pos­tas con­cre­tas que pre­ten­dem ado­tar so­bre ques­tões im­por­tan­tes co­mo, por exem­plo, edu­ca­ção, se­gu­ran­ça e sa­ú­de pú­bli­ca. E, as­sim, o pró­xi­mo plei­to tem tu­do pa­ra se trans­for­mar em mais um bur­les­co no qual o vo­tan­te fin­ge ser do­no do seu des­ti­no  e o can­di­da­to fin­ge pos­su­ir a pa­na­ceia pa­ra cu­rar to­dos os ma­les do Bra­sil.

(Pau­lo Ro­ber­to Go­taç, via e-mail)

 

]]>


Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias