Goiás Genética: custos pesam na balança
Diário da Manhã
Publicado em 28 de setembro de 2018 às 03:22 | Atualizado há 6 anosDiscorrendo sobre automação pecuária e o boi do futuro, Marcelo Ribas, executivo diretor (CEO) da Intergado, na Goiás Genética, que se realiza no Parque Agropecuário de Goiânia, disse que os pecuaristas e toda a cadeia da carne devem atender às exigências do mercado consumidor. Em resumo, satisfazer o público interno e externo quanto à qualidade, custo, sustentabilidade e bem-estar animal. O médico veterinário bateu muito na sustentabilidade, observando que o mundo “está cada vez mais atento a esse detalhe”.
Sua palestra no auditório Augusto Gontijo, teve como conteúdo mais forte os fatores da pecuária de precisão e do melhoramento genético. Os custos, contudo, não foram esquecidos. Esse detalhe interessa tanto aos produtores quanto aos consumidores. “Por isso deve ser observado”, observou. Os confinadores, por exemplo, gastam 0,22% do que aufere com a sanidade animal; instalações e operações, 18,48%; e mais de 80% com a nutrição.
COCHOS ELETRÔNICOS
Em sua visão, um confinamento moderno deve conter cochos e bebedouros eletrônicos, um sistema customizado, para coleta constante de dados individualizado, observando que na Embrapa Arroz e Feijão, sediada nas proximidades de Goiânia, dispõe de um modelo. Por sinal, dentro da programação da Goiás Genética está prevista uma visita a esse local, depois do Leilo Shopping, quando setenta animais de diferentes raças zebuínas serão leiloadas.
Os animais ao entrarem nos cochos ou bebedouros podem ser pesados de forma voluntária, ganhou peso diariamente, entre outras informações que anos atrás poucos imaginavam. Pois, o criador assim poderá gerenciar melhor o animal. Trata-se praticamente da última palavra em tecnologia, que está inserida na pecuária de precisão.
ENGORDA INTENSIVA
Com sede em Contagem, a startup desenvolveu um conjunto de hardware e software capaz de entregar análises de lucratividade por animal — sobretudo para o segmento de animais em engorda intensiva.
Segundo Marcelo Ribas, as soluções estão alinhadas com as atuais tendências de utilização da seleção genética para eficiência alimentar e desenvolvimento de pesquisas para monitoramento da saúde animal, diagnóstico precoce de doenças e bem-estar animal, através da avaliação de mudanças de comportamento e de consumo. “Isso significa otimizar o uso dos recursos naturais, humanos e financeiros”, complementa.
“Detectamos uma demanda do mercado brasileiro por soluções eletrônicas para avaliação da eficiência alimentar. Até então, as únicas soluções disponíveis eram importadas e apresentavam alto custo. A partir de um conhecimento profundo de tecnologia e manejo desenvolvemos nossos produtos: cochos eletrônicos, bebedouro eletrônicos e plataformas de pesagem voluntária”, diz Ribas.
Com a tecnologia, todo o comportamento, consumo e peso vivo passaram a ser registrados automaticamente pelos equipamentos. A plataforma gera relatórios em que o produtor, cliente da Intergado, consegue acompanhar em tempo real como está a engorda de cada animal, além de ser uma ferramenta para tomada de decisões de abate, aumentando o retorno de seus investimentos.
RECRIA INTENSIVA
Renato Tangari Dib, docente da Universidade Estadual de Goiás no Campus de São Luis de Montes Belos, proferiu palestra sobre recria intensiva de corte. Matéria a respeito será publicada na página de agronegócio, edição de segunda-feira, no Diário da Manhã. Pedro Arraes, presidente da Emater-Goiás, substituiu o governador José Eliton, na apresentação de programa de governo.
Falaram, ainda, Gustavo José Braga, zootecnista da Embrapa Cerrados, sobre revolução das pastagens e os novos forrageiros do Bioma Cerrado. Vanessa Barbosa, superintendente da ABCZ em Goiânia, discorreu sobre seleção de matrizes e a importância da eficiência reprodutiva. A programação de ontem encerrou com o médico veterinário Rodrigo Florentino abordando a odontologia eqüina.
A programação de hoje consta apresentação da ANCP pelo médico Argeu Silveira, Programa de Melhoramento do Gado Zebu por Vanessa Barbosa, consultora do PMGZ no Centro-Oeste-ABCZ. Bruno Fernandes vai discorrer sobre o Paint; Guilherme Pontieri, pela Qualitas.Wagner Miranda dará uma mensagem final, Otoni Verdi será moderador dos debates e o professor Carlos Vinicius de Miranda Faria encerrará o ciclo de palestras discorrendo sobre influência dos genes diluidores na pesagem de equino.
]]>