Crer: 16 anos comemorados com muita emoção
Diário da Manhã
Publicado em 25 de setembro de 2018 às 21:33 | Atualizado há 6 anosO Coral dos Servidores da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) e o Coral da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) abrilhantaram a solenidade de celebração pelos 16 anos de fundação do Centro de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer), na manhã desta terça-feira, 25. Na oportunidade foi celebrado um culto ecumênico de gratidão a Deus por representantes das religiões: Espírita, Evangélica e Católica. Aliás, marcado por muitas emoções.
No intervalo de cada celebração, os dois corais cantaram hinos de louvor a Deus, sob a regência do maestro Wilmar Otaviano, que é subtenente da Polícia Militar. Fizeram uso da palavra as seguintes autoridades: Válney Luís da Rocha, diretor geral do Crer; Sérgio Daher, da Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (Agir), que administra a unidade; Valéria Perillo, fundadora; e a primeira dama de Goiás e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Fabrina Muller, que representou o governador José Eliton na solenidade.
Todas as palavras foram de gratidão primeiramente a Deus e depois a todos e todas que, direta ou indiretamente, contribuíram e seguem contribuindo para fazer do Crer um complexo hospitalar público de saúde modelo para o Brasil e o mundo. O Crer é atuante na reabilitação e readaptação, propagando novos modelos e desenvolvendo novas práticas, contribuindo para o desenvolvimento da saúde. Tive o privilégio de conhecer in loco o trabalho da Agir e do Crer e muito me alegrou ver o atendimento humanizado e especializado prestado ali às pessoas com deficiência física, auditiva e intelectual.
Foi gratificando ouvir ali testemunhos de curas milagrosas. A propósito, tenho o testemunho do meu sobrinho, Nilson Alencar, que sofreu acidente de moto, lesionou a medula, e, com os tratamentos no Crer, inclusive de equoterapia, recupera de maneira abençoada por Deus. Fiquei feliz com as bênçãos ministradas pelos três representantes divinos na solenidade, notadamente da palavra do padre Alaor Rodrigues de Aguiar, que lembrou a doação do saudoso dom Antônio Ribeiro de Oliveira, arcebispo emérito, parceiro, sobretudo de Valéria Perillo, desde a idealização do Crer, inclusive foi o primeiro diretor-presidente da Agir, que tão bem administra esta unidade.
Inclusive, parabenizo a todos e todas que idealizaram e concretizaram uma linda homenagem a Dom Antônio, prestada no ano passado, durante a missa que marcou os 15 anos de serviços prestados pelo Crer. A propósito, estou usando a foto da obra de arte da escultora Maria Guilhermina Gonçalves Fernandes, instalada na recepção principal do hospital, que marca essa homenagem, para ilustrar esta simples resenha.
A propósito, estou preparando um artigo especial sobre a exemplar atuação de Valéria Perillo não apenas na idealização e fundação do Crer, mas, também, o empenho direto que mantinha junto ao ex-governador Marconi Perillo, na solicitação dos repasses dos recursos para fazer frente às demandas daquele complexo hospitalar. E, em seu pronunciamento, conseguiu o sim da atual primeira dama, Fabrina Muller, para continuar a fazer o mesmo trabalho que realizava junto ao governador José Eliton. Que Deus continue abençoando ricamente a equipe de profissionais, entre os quais destaco minha sobrinha Juliana Caldas Alencar, bem como os voluntários do Crer.
(João Nascimento, jornalista)
]]>