Café estimula reservas de gordura boa e ajuda a queimar calorias, segundo pesquisa
Diário da Manhã
Publicado em 27 de junho de 2019 às 19:22 | Atualizado há 6 anosA bebida favorita dos brasileiros oferece um benefício extra ao corpo, além de espantar o sono. De acordo com pesquisadores da a Universidade de Nottingham, o café é capaz de estimular as reservas de gordura marrom, responsável pela queima de calorias e produção de calor. O estudo foi publicado na revista científica Scientific Reports.
Os cientistas dizem que, para conseguir ativar essa ação no organismo e acelerar a perda de peso, consumir entre uma a três xícaras da bebida por dia já é o suficiente.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores observaram os efeitos do de café na gordura marrom em humanos, um tipo de tecido adiposo descoberto recentemente em adultos e que, diferente da gordura mais famosa, a branca, está mais presente em maior quantidade nas pessoas magras.
A principal função da gordura marrom é gerar calor para manter o corpo aquecido e metabolizar macronutrientes por meio da queima de calorias. Segundo a pesquisa, a geração de calor altera o metabolismo e, consequentemente, os níveis de colesterol e gordura no sangue. Tudo o que a gordura branca é incapaz de fazer. Pelo contrário, é ela quem estoca as calorias em camadas mais superficiais, logo abaixo da pele, principalmente no abdômen.
Este é o primeiro estudo em humanos que mostra o efeito direto do café sobre as funções de gordura marrom, segundo o professor Michael Symonds, um dos autores do estudo. “As implicações potenciais de nossos resultados são muito grandes, já que a obesidade é uma preocupação importante para a sociedade e também porque há uma crescente epidemia de diabetes, então, a gordura marrom poderia ser parte da solução para atacá-los”, explica.
]]>