Rei da Tailândia morre após ficar 70 anos no poder
Diário da Manhã
Publicado em 13 de outubro de 2016 às 14:12 | Atualizado há 8 anosO rei da Tailândia, Bhumibol Adulyadej, morreu aos 88 anos às 5h52 (horário de Brasília) desta quinta-feira (13), em Bangcoc. A causa da morte não foi informada pelo palácio. Uma multidão de tailandeses segue reunida diante do Hospital Siriraj onde o rei, uma figura semidivina cuja morte afundaria o país em um período de incerteza, estava internado. Vestidos de rosa e amarelo, as cores da monarquia, mais de 500 fiéis budistas entraram durante o dia no local para depositar flores e acender incensos. Muitos rezaram ajoelhados.
O rei da Tailândia, de 88 anos, era o maior decano dos monarcas em exercício no mundo: estava há 70 anos no trono e gozava de um status de semideus, fruto de décadas de culto a sua personalidade.
Nas redes sociais, muitos tailandeses substituíram sua foto de perfil por uma imagem em amarelo e rosa na qual se lia “Longa vida ao rei”. A hashtag com esta mesma expressão em inglês, #longlivetheking, também foi muito utilizada pelos internautas para comunicar suas orações virtuais. A princesa Ubolratana, a filha mais velha do rei, publicou no Instagram um coração amarelo com fundo rosa, reafirmando seu amor pelo pai.
(Correio Braziliense)
]]>