Exame de colesterol poderá ser realizado sem jejum de 12h
Diário da Manhã
Publicado em 13 de outubro de 2016 às 01:49 | Atualizado há 8 anosO exame que calcula o nível de gordura no sangue e que exige jejum de 12 horas para um diagnóstico preciso foi analisado por três entidades médicas brasileiras: a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial e Análises Clínicas. As três declararam oficialmente que não será necessário o paciente fazer jejum para o exame.
A informação já está em circulação na maioria dos laboratórios do País e foi confirmada depois de vários estudos internacionais. A Universidade de Copenhague realizou um estudo com 300 mil pacientes de diversos países, como Canadá, Estados Unidos e Dinamarca, e os resultados entre os grupos de pacientes que não se alimentavam para realizar o exame em relação aos que comiam antes foi insignificante.
Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para diagnosticar o “colesterol bom”, já não era necessário fazer o jejum, já que o ideal é que o paciente mantenha sua alimentação tradicional para que o exame mostre a real condição metabólica. Agora, após a decisão das entidades flexibilizarem a necessidade do jejum, o Brasil entra em consenso com as diretrizes europeias da Federação de Química Clínica e Medicina Laboratorial e da Sociedade Europeia de Aterosclerose.
]]>