Mutirão em Goiânia terá exames e atendimentos gratuitos
Diário da Manhã
Publicado em 7 de outubro de 2016 às 02:17 | Atualizado há 8 anosO 7º Mutirão Nacional dos Lions Clubes na Saúde, em Goiânia, terá abertura oficial no próximo sábado, dia 8, na unidade do Carrefour Sul, no Jardim Goiás. Serão oferecidos, à população, atendimentos e exames gratuitos, como testes de glicemia, Índice de Massa Corporal (IMC), teste de circunferência abdominal, aferição de pressão arterial, colesterol, acuidade visual e teste de daltonismo. Até o dia 27 de outubro, os atendimentos serão promovidos em vários locais, como escolas da rede estadual, Parque Mutirama, Zoológico e Mercado Aberto, na Avenida Paranaíba.
A expectativa é atender cerca de três mil pessoas apenas na ação do Carrefour Sul. Para participar, os interessados precisam apenas ir até o ponto de atendimento. “Será montada toda uma estrutura para garantir conforto à população. Lá, as pessoas vão receber a carteira da saúde para poder passar por todos os exames. Na carteira vão ser inseridas informações sobre os resultados, desde qual é o índice de massa corporal, qual foi a pressão aferida, se a pessoa possui algum problema de acuidade visual, entre outros”, explica o coordenador do mutirão, Zander Campos da Silva.
No caso das escolas, equipes vão se deslocar até os locais e o foco é os estudantes, que vão receber exames e os atendimentos previstos. Mais de 350 pessoas estarão envolvidas no mutirão, como profissionais da área de saúde, médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros
Mapa dos atendimentos
Além de Goiânia, a ação também vai ser desenvolvida em outros municípios goianos: Aparecida de Goiânia, Anápolis, Senador Canedo, Goianira, Cidade de Goiás, Posse, Rio Verde, Quirinópolis, Cachoeira Alta, Formosa, Planaltina, Valparaíso, Itumbiara, Caldas Novas, Rio Quente, Goiatuba, Morrinhos, Catalão, Ouvidor, Pires do Rio, Porangatu, Campinorte, Niquelândia, São Miguel do Araguaia, Uruaçu, Jataí, Mineiros, Ceres, Crixás, Goianésia, Itapaci, Jaraguá, Rialma, Rubiataba, Uruana, Simolândia, Itapuranga e Ipameri. Nestas cidades, os interessados precisam buscar informações de datas e locais junto aos Lions Clubes municipais.
Mutirão de Saúde
Realizado na capital goiana pela Faculdade Lions (FacLions), Fundação Banco de Olhos do Estado de Goiás (Fubog), Centro de Educação Profissional Zilma Carneiro da Silva e Cannes Publicidade, o mutirão foi criado em 2010, em Goiânia, com a proposta de levar serviços e benefícios na área de saúde à população brasileira. A iniciativa é nacional. Desde o primeiro mutirão, mais de 3,6 milhões de exames foram realizados em todo o Brasil.
]]>