Cotidiano

Juarez Barbosa mantém atendimento

Diário da Manhã

Publicado em 6 de outubro de 2016 às 01:52 | Atualizado há 8 anos

A Central de Medicamentos de Alto Custo Juarez Barbosa (CMAC), unidade de saúde referência estadual na dispensação de medicamentos constantes no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF), mantém atendimento normal aos pacientes cadastrados que recebem medicamentos de alto custo.

A diretora da unidade, Jacireni de Mello Alves, explica que no começo de cada mês é comum pacientes aguardarem por mais tempo nas filas, e que o não cumprimento pelo paciente na busca pelo medicamento dentro do prazo acarreta em tumultos. “No início de cada mês, é habitual que a unidade fique mais cheia por conta de usuários que não buscam o medicamento na data agendada no mês anterior”, explica.

Jacireni salienta que é importante evitar atrasos e cumprir o prazo agendado. “Vir ao CMAC fora do dia estipulado pode gerar tumultos e reclamações de quem já estava agendado”. Ela afirma que, diferentemente de outros Estados da federação que enfrentam crises, Goiás mantém completo o estoque de todos os medicamentos que são concedidos à população cadastrada na Central de Medicamentos.

No último trimestre, foram distribuídos medicamentos a 41 mil pacientes, o que corresponde a mais de 7 milhões de apresentações farmacêuticas distintas para toda população de Goiás.

A diretoria afirma ainda que o horário de atendimento permanece o mesmo das 7h às 17h. A dispensação em Goiás ocorre, em sua maioria, na Capital.

Atualmente, na CMAC Juarez Barbosa são dispensados 113 medicamentos disponibilizados em 175 apresentações farmacêuticas. Os medicamentos listados são distribuídos com estrita observância dos critérios de diagnóstico, indicação e tratamento, inclusão e exclusão, esquemas terapêuticos, monitorização, acompanhamentos e demais parâmetros contidos nos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde.

 

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias