Emagrecendo com saúde
Diário da Manhã
Publicado em 17 de setembro de 2016 às 03:22 | Atualizado há 8 anosUma alimentação saudável previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas. Por outro lado, uma boa dieta é a melhor alternativa para quem sonha em perder peso. A nutricionista Ana Paula Miziara orienta que, para perder peso, é necessário seguir uma dieta com alimentação equilibrada e rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.
“Para reduzir o peso é importante conhecer sobre alimentação saudável, evitando alimentos industrializados, açucares e procurar consumir frutas em quantidade adequada – duas ou quatro por dia –, cereais, verduras e legumes”, explica.
Para que a pessoa venha a perder peso é necessário, além de uma dieta balanceada, deve procurar praticar atividades físicas, que ajudam na queima de gorduras localizadas e manutenção do corpo. “Para garantir uma vida saudável é preciso alimentar corretamente e praticar exercícios físicos”, afirma a nutricionista.
Segundo ela, não é recomendável proibir o consumo de alguns alimentos, mas fazer uma readequação alimentar e diminuir o consumo de alimentos que favorecem o ganho de massa corporal. “O proibir não é muito bom, mas pode-se fazer uma moderação na alimentação. Afinal, quem procura emagrecer precisa diminuir o consumo de alimentos ricos em calorias, tipo: carnes gordurosas, leite integral, doces, alimentos industrializados e ricos em gorduras”, explica a nutricionista Ana Paula.
Segundo ela, todos os alimentos devem ser consumidos em moderação, sem excesso. A nutricionista destaca ainda que tomar água e beber suco apenas da própria fruta é muito importante.
Mas todos sabem que quando se fala em readequação alimentar, muitos sofrem em cumprir à risca uma dieta favorável para perder peso. A especialista afirma que o lado emocional consta muito na hora de mudar os hábitos alimentares e que, por isso, é preciso acompanhamento de um nutricionista e psicólogo.
“Quando falamos em emagrecimento são vários os fatores que estão relacionados. O que mais dificulta na hora de fazer uma dieta está relacionado aos comportamentos alimentares adquiridos desde a infância. A pessoa que quer perder peso na vida adulta enfrenta uma dificuldade por conta dos hábitos que carrega desde criança. Por isso, o lado emocional é bem afetado nesse aspecto”, salienta a nutricionista.
O corpo precisa de todos os nutrientes e dietas que proíbem os carboidratos de fazerem com que o peso aumente. Uma boa forma de alcançar mudanças permanentes e manter uma alimentação saudável é alterar pequenos hábitos de cada vez. Uma readequação alimentar se adquire com constância e persistência e é uma questão de tempo.
Perdendo peso de forma saudável
Assim, as melhores dicas para emagrecer são:
Preferir leites e derivados desnatados
Adicionar frutas após as refeições
Escolher apenas uma fonte de carboidrato por refeição: bolachas sem recheio ou pão aos lanches; arroz, batata ou macarrão no almoço ou no jantar
suco da própria fruta sem adicionar açúcar
comer doces e ingerir bastante água
Praticar atividade física todos os dias
]]>