Opinião

Vitória da parceria

Diário da Manhã

Publicado em 11 de setembro de 2016 às 02:49 | Atualizado há 8 anos

O primeiro ciclo da força-tarefa Goiás contra o Aedes resultou na eliminação completa dos focos do mosquito em 30 cidades goianas e na redução da infestação para menos de 1% em todos os demais 216 municípios do Estado. No período de janeiro a junho, as equipes multissetoriais visitaram mais de 10 milhões de imóveis, realizaram atividades educativas e monitoraram em tempo real o desenvolvimento das ações.

Nos seis primeiros meses deste ano, os índices de infestação do Aedes caíram de 3,99% para 0,2% em todo o Estado. Uma redução de 95%. Desde abril, Goiás apresenta, sucessivamente, o menor número de casos de infestação dos últimos quatro anos. Em números absolutos, ações que representaram a eliminação de cem mil focos do Aedes e a interrupção do nascimento de 100 milhões de vetores do mosquito.

Em reconhecimento a esses expressivos resultados, no dia 31 de agosto entregamos o certificado Aedes Zero aos 30 municípios que zeraram as taxas de infestação em seus territórios: Aloândia, Alto Horizonte, Americano do Brasil, Anhanguera, Brazabrantes, Buriti de Goiás, Campinorte, Caturaí, Chapadão do Céu, Edéia, Jesúpolis, Nova América, Porteirão, Sanclerlândia, Turvelândia, Turvânia, Gameleira de Goiás, Campo Limpo de Goiás, Campestre de Goiás, Pontalina, Vicentinópolis, Moiporá, Guaraíta, Avelinópolis, Santa Rosa de Goiás, Doverlândia, São Patrício, Pilar de Goiás, Morro Agudo de Goiás e Córrego do Ouro. Além do certificado, eles também receberam bonificação financeira substancial.

Essas cidades merecem todo nosso reconhecimento pelo trabalho bem feito, pela mobilização de seus moradores, e pela parceria de seus prefeitos, agentes públicos e entidades civis. O resultado dessa integração sem precedentes na história da Saúde Pública de Goiás e do Brasil, reconhecida pelo Ministério da Saúde, confirma que, quando imbuídos por verdadeiro espírito público, governos e sociedade civil são capazes de criar um sistema digno de atendimento, realmente preparado para salvar e promover vidas. Foi assim a partir da implantação da gestão compartilhada de nossos hospitais com Organizações Sociais (OSs), com impacto positivo em todo o sistema.

A abordagem direcionada e ostensiva do Goiás contra o Aedes foi capaz de atingir todas as cidades do Estado. Isso repercutiu positivamente no resto do País, que tem visto a proposta goiana como exemplo bem sucedido de trabalho em conjunto.  Esse resultado só foi possível a partir da concepção e implantação do Conecta SUS, sistema inteligente de monitoramento, controle e orientação das políticas públicas na área da saúde. O Conecta SUS foi a base de dados de integração da União, do Estado e dos municípios no combate ao mosquito.

A parceria entre a Secretaria de Saúde, o Corpo de Bombeiros, as prefeituras municipais, entidades civis e secretarias estaduais é reflexo de um governo republicano, pautado na busca por resultados e na excelência de gestão. Assim, decidimos investir numa abordagem múltipla do problema, envolvendo educação, mídia, segurança, limpeza urbana e conscientização. Mais de 20 mil pessoas participaram da luta contra o mosquito, entre agentes de saúde, pesquisadores, professores e voluntários.

Isso demonstra que os resultados positivos em Goiás não são obra do acaso. Como temos feito nos diversos âmbitos de nossa gestão, a luta contra o Aedes se assenta em três pilares: planejamento, execução e aferição dos resultados. Essa base confere caráter científico às ações públicas. É o trabalho em conjunto, bem planejado e respaldado pelo investimento em inteligência, que tem transformado o Governo de Goiás em referência em tudo aquilo que fazemos.

(Marconi Perillo,governador de Goiás)

]]>

Tags

Leia também

Siga o Diário da Manhã no Google Notícias e fique sempre por dentro

edição
do dia

últimas
notícias