Opinião

Um Detran de excelência para Goiás

Diário da Manhã

Publicado em 27 de agosto de 2016 às 03:07 | Atualizado há 8 anos

O trân­si­to que que­re­mos em nos­sas ci­da­des, gran­des ou pe­que­nas, só se­rá re­a­li­da­de se to­das as va­ri­á­veis que o com­põ­em fun­cio­na­rem jun­tas e si­mul­ta­ne­a­men­te. A pri­mei­ra de­las é, sem dú­vi­da, a con­du­ta de pe­des­tres e mo­to­ris­tas. A se­gun­da, e não me­nos im­por­tan­te, são as leis de trân­si­to. Se­guin­do o ra­ci­o­cí­nio, com­pre­en­de­mos a im­por­tân­cia dos ser­vi­ços do De­par­ta­men­to Es­ta­du­al de Trân­si­to de Go­i­ás (De­tran-GO), pa­ra que as du­as pri­mei­ras acon­te­çam.

Di­an­te de sua re­le­vân­cia pa­ra a so­ci­e­da­de, se­ja por meio da emis­são e re­no­va­ção da Car­tei­ra Na­ci­o­nal de Ha­bi­li­ta­ção (CNH), li­cen­cia­men­to de ve­í­cu­los e cam­pa­nhas de edu­ca­ção no trân­si­to, o De­tran-GO pre­ci­sa man­ter sua bus­ca in­con­di­ci­o­nal pe­la ex­ce­lên­cia no aten­di­men­to. É mais do que ne­ces­sá­rio per­se­guir a me­ta de trans­for­mar o ór­gão em um ca­so de su­ces­so na­ci­o­nal na pres­ta­ção de ser­vi­ços, em con­cei­tos de ra­pi­dez, pres­te­za e qua­li­da­de de res­pos­ta ao usu­á­rio.

O ca­mi­nho pa­ra o su­ces­so é ár­duo, mas pos­sí­vel, e pas­sa por le­var ino­va­ção pa­ra den­tro do ór­gão. So­men­te a bus­ca por so­lu­ções cri­a­ti­vas e mo­der­nas ofe­re­ce­rá as res­pos­tas que a so­ci­e­da­de pre­ci­sa. Lem­bran­do sem­pre que o ci­da­dão é o pon­to cen­tral de su­as ações: seu le­gí­ti­mo di­rei­to de ir e vir, com au­to­no­mia e se­gu­ran­ça, é a ra­zão de o De­tran-GO exis­tir. O pró­prio Pla­no Es­tra­té­gi­co do Go­ver­no do Es­ta­do co­lo­ca em evi­dên­cia a me­lho­ria da pres­ta­ção dos ser­vi­ços pú­bli­cos.

Os ser­vi­do­res do De­tran-GO, in­clu­si­ve, pre­ci­sam se re­co­nhe­cer pro­ta­go­nis­tas nes­te pro­ces­so de trans­for­ma­ção. Es­tá mais do que na ho­ra de que­brar pa­ra­dig­mas pa­ra aten­der um ci­da­dão mais exi­gen­te, e com me­nos tem­po. A par­tir de ago­ra, os pro­fis­si­o­nais do ór­gão te­rão de ado­tar um no­vo per­fil: o de ser­vi­do­res sin­to­ni­za­dos com os an­sei­os da po­pu­la­ção, que en­ten­da seu pa­pel co­mo ci­da­dão, cli­en­te e for­ne­ce­dor de ser­vi­ços pú­bli­cos. Es­se é o pa­pel do ser­vi­dor do sé­cu­lo 21.

E to­da es­sa mu­dan­ça se­rá apoi­a­da pe­la ges­tão do De­tran-GO e pe­lo Go­ver­no do Es­ta­do, que não me­di­rão es­for­ços pa­ra man­ter os in­ves­ti­men­tos em ca­pa­ci­ta­ção con­ti­nu­a­da, tec­no­lo­gia e mo­der­ni­za­ção da in­fra­es­tru­tu­ra de tra­ba­lho. Nos di­as 12 e 13 de agos­to, por exem­plo, foi re­a­li­za­do o Fó­rum In­te­gra­do De­tran­GO 1° Edi­ção – Ino­va­ção da Ges­tão de Bo­as Prá­ti­cas nas Nor­mas de Trân­si­to, que ca­pa­ci­tou os su­per­vi­so­res de Ci­re­trans. O fó­rum con­tou com pa­les­tras com te­mas téc­ni­cos, co­mo as ino­va­ções tec­no­ló­gi­cas e a au­to­ma­ção de pro­ces­sos de ha­bi­li­ta­ção, até ques­tões di­re­ta­men­te re­la­ci­o­na­das ao pú­bli­co, co­mo o aten­di­men­to sob a óti­ca do ci­da­dão e os avan­ços na edu­ca­ção pa­ra o trân­si­to.

Sem uma ges­tão ino­va­do­ra e efi­ci­en­te, ali­a­da ao uso de tec­no­lo­gia de pon­ta e com­pro­mis­so dos ser­vi­do­res em pres­tar um ser­vi­ço ca­da vez mais qua­li­fi­ca­do, não há co­mo in­flu­en­ciar a me­lho­ria do trân­si­to em Go­i­ás. A uni­ão des­ses pi­la­res vai ba­li­zar o De­tran-GO do sé­cu­lo 21, um ór­gão ino­va­dor e sem­pre de por­tas aber­tas pa­ra o di­á­lo­go e pa­ra o no­vo.

 

(Ma­no­el Xa­vi­er Fer­rei­ra Fi­lho, pre­si­den­te do De­tran-GO)

 

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