Opinião

Integração temporal é mais que tecnologia

Diário da Manhã

Publicado em 27 de agosto de 2016 às 03:06 | Atualizado há 8 anos

Mui­to mais que mo­der­ni­da­de, a in­te­gra­ção tem­po­ral – se­gun­do em­bar­que gra­tui­to em ter­mi­nais vir­tu­ais – é um avan­ço tec­no­ló­gi­co fo­ca­do em ci­da­da­nia, sus­ten­ta­bi­li­da­de, qua­li­da­de de vi­da e de­sen­vol­vi­men­to eco­nô­mi­co, que ra­ci­o­na­li­za as vi­a­gens do tran­spor­te pú­bli­co, des­con­ges­ti­o­na o trân­si­to no cen­tro da ci­da­de e de­sa­fo­ga a es­ta­ção cen­tral de em­bar­que. Re­du­ção de cus­tos, di­mi­nu­i­ção dos ín­di­ces de po­lu­i­ção e au­men­to da pro­du­ti­vi­da­de das em­pre­sas são be­ne­fí­ci­os agre­ga­dos à in­te­gra­ção ele­trô­ni­ca, uma con­quis­ta so­ci­al tão im­por­tan­te quan­to o se­gun­do em­bar­que gra­tui­to no ter­mi­nal ur­ba­no.

O pas­se tem­po­ral pos­si­bi­li­ta ao usu­á­rio, por exem­plo, em­bar­car no bair­ro Te­sou­ro, des­cer no pon­to em fren­te à Pra­ça do An­ci­ão, na Ave­ni­da Go­i­ás, e fa­zer a in­te­gra­ção ali mes­mo, no ou­tro la­do da rua, com a mes­ma pas­sa­gem, sem a ne­ces­si­da­de de ir ao ter­mi­nal ur­ba­no. Pa­ra re­tor­nar ao bair­ro ori­gem o pas­sa­gei­ro de­ve pa­gar ou­tra pas­sa­gem por­que o sis­te­ma iden­ti­fi­ca que é uma vi­a­gem de re­tor­no. Em fa­se de im­plan­ta­ção, o sis­te­ma in­te­li­gen­te es­tá res­tri­to ini­ci­al­men­te às li­nhas da área São Fran­cis­co/Ma­to Gros­so pa­ra a área Bra­sil Sul/Da­ia e vi­ce-ver­sa. Ou­tros 14 pon­tos de in­te­gra­ção ele­trô­ni­ca se­rão im­plan­ta­dos até o fi­nal do ano, con­for­me o con­tra­to da Ur­ban com a Mu­ni­ci­pa­li­da­de.

Na tri­lha des­ta tec­no­lo­gia de pri­mei­ro mun­do Aná­po­lis em­bar­ca na era dos cor­re­do­res de ôni­bus pa­ra agi­li­zar ain­da mais as vi­a­gens e es­ti­mu­lar o uso do tran­spor­te co­le­ti­vo. Ao de­sen­vol­ver pa­pel so­ci­al e eco­nô­mi­co de gran­de im­por­tân­cia pa­ra a po­pu­la­ção, o ôni­bus é, e con­ti­nu­a­rá sen­do por mui­to tem­po, o prin­ci­pal meio de tran­spor­te pú­bli­co, se­não o úni­co vi­á­vel. Tran­spor­te pú­bli­co efi­ci­en­te sig­ni­fi­ca me­nos au­to­mó­veis em cir­cu­la­ção e me­lhor aces­si­bi­li­da­de.

A Ur­ban as­su­miu a res­pon­sa­bi­li­da­de de ga­ran­tir mo­bi­li­da­de a cer­ca de 75 mil pes­so­as/dia – 2,25 mi­lhões mês – e su­pe­ra a bar­rei­ra do de­sa­fio, an­tes de com­ple­tar o pri­mei­ro ano de ope­ra­ção, com re­sul­ta­dos sur­pre­en­den­tes atra­vés do mo­de­lo de ges­tão de­sen­vol­vi­do pe­los em­pre­sá­rios Lu­ci­a­no Lo­pes e Van­dir Jú­ni­or, fi­lhos do pi­o­nei­ro Van­dir Lo­pes, fun­da­dor da em­pre­sa São Jo­sé do To­can­tins. Um dos mais só­li­dos gru­pos de tran­spor­te co­le­ti­vo por ôni­bus do Cen­tro-Oes­te, a São Jo­sé tran­spor­ta mais de um mi­lhão de pes­so­as no Dis­tri­to Fe­de­ral e nos es­ta­dos de Go­i­ás e To­can­tins. Cres­ci­men­to além da ima­gi­na­ção de seu vi­si­o­ná­rio e ob­sti­na­do fun­da­dor, que fo­ra mo­to­ris­ta, co­bra­dor e me­câ­ni­co an­tes de mon­tar o seu pri­mei­ro ôni­bus, ar­te­sa­nal­men­te, a par­tir de uma jar­di­nei­ra.

Mais que um de­sa­fio pa­ra a São Jo­sé, a Ur­ban é uma vi­a­gem ao fu­tu­ro e uma apos­ta na ju­ven­tu­de da ter­cei­ra ge­ra­ção de Van­dir Lo­pes pa­ra con­so­li­dar um no­vo con­cei­to de tran­spor­te co­le­ti­vo em Aná­po­lis, a bor­do da in­te­gra­ção ele­trô­ni­ca de úl­ti­ma ge­ra­ção.

 

(Ma­no­el Van­de­ric, jor­na­lis­ta)

 

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