Opinião

Padre Almir, o missionário de Patos de Minas -II

Diário da Manhã

Publicado em 27 de agosto de 2016 às 03:04 | Atualizado há 8 anos

Pas­sa­vam-se os pri­mei­ros mes­es de ‘Se­mi­ná­rio’, e Al­mir ia no­tan­do, dis­cre­ta­men­te, que al­guns de seus co­le­gas e co­nhe­ci­dos das va­ri­a­das Sa­las que fre­quen­ta­vam  o ‘Se­mi­ná­rio Mai­or’, olha­vam-no de ma­nei­ra di­fe­ren­te, com ares de jul­ga­men­to, ou mes­mo de uma ma­nei­ra ex­clu­den­te. Is­so por­que o Se­mi­ná­rio do Rio de Ja­nei­ro ti­nha a fa­ma de ser ‘ma­rió­lo­ga’, ou se­ja, apro­fun­da­va-se em de­ta­lhes so­bre o es­tu­do da vi­da de Ma­ria, o que, na ob­ser­va­ção de Al­mir, era uma in­jus­ti­ça e uma re­a­li­da­de dis­tan­te da ver­da­dei­ra his­tó­ria. In­flu­en­cia­do pe­lo Pa­dre Ju­ve­nal Ar­dui­ni, ti­do co­mo ‘cris­tó­lo­go’ e uma das mai­o­res in­te­li­gên­cias do Cle­ro do Sé­cu­lo XX, fa­le­ci­do em ou­tu­bro de 2012, Al­mir pas­sou a se de­di­car com enor­me es­for­ço aos es­tu­dos, vi­san­do a tor­nar-se, um dia, am­plo co­nhe­ce­dor de Te­o­lo­gia e Li­tur­gia, com apoio na ins­pi­ra­ção ‘cris­tó­lo­ga’. Sua ad­mi­ra­ção por Ju­ve­nal era ta­ma­nha que, mes­mo anos após ter-se or­de­na­do, re­pe­tia aos qua­tro can­tos: “Não ti­ves­se sa­í­do do Rio, não te­ria ti­do a me­lhor coi­sa que me acon­te­ceu, no Se­mi­ná­rio: Ter con­vi­vi­do com Pa­dre Ju­ve­nal Ar­duí­ni. Foi ele quem me en­si­nou a ser ‘cris­tó­lo­go’!”

O pe­rí­o­do em que Al­mir vi­veu e es­tu­dou no Rio de Ja­nei­ro foi mar­ca­do  por uma cons­tan­te dis­ci­pli­na e acen­tu­a­da se­ve­ri­da­de, co­mo era no Se­mi­ná­rio, de­vi­do ao sis­te­ma de tra­ba­lho de Dom Jayme de Bar­ros Câ­ma­ra. Al­mir che­ga­ra a Ube­ra­ba tra­zen­do um pou­co des­sa ca­rac­te­rís­ti­ca, que fo­ra ar­ma­ze­na­da des­de aque­les tem­pos. E, em Mi­nas, gui­a­do pe­la fi­gu­ra de Dom Ale­xan­dre Gon­çal­ves Ama­ral, mui­to mais se­ve­ro que Dom Jayme, Al­mir pas­sou, en­tão, a ter re­ceio de tor­nar-se um sa­cer­do­te tão rí­gi­do co­mo eram aque­les com quem con­vi­via e, mais ain­da, di­an­te da se­guin­te for­ma­ção re­ce­bi­da: ‘…Fo­ra da Igre­ja não há sal­va­ção’, co­mo pre­co­ni­za­va o Con­cí­lio de Tren­to. Nos qua­tro anos do Cur­so de Te­o­lo­gia, ape­nas  três co­le­gas fre­qüen­ta­vam a Sa­la de Au­la: Flá­vio Sil­va, An­tô­nio Se­ve­ro  Al­ves e Al­mir Ne­ves de Me­dei­ros, que fi­cou co­nhe­cen­do An­tô­nio Se­ve­ro e Al­mir Ne­ves de Me­dei­ros. Os cur­sos re­a­li­za­dos por eles e res­pec­ti­vos pro­fes­so­res eram: Te­o­lo­gia Dog­má­ti­ca, com Pa­dre ‘Ju­ve­nal Ar­duí­ni’; Es­cri­tu­ra ou Bí­blia, com Pa­dre Jo­sé Fer­nan­des de Araú­jo; Te­o­lo­gia Mo­ral, com Mon­se­nhor Ge­né­sio Bor­ges; Di­rei­to Ca­nô­ni­co, Ora­tó­ria Sa­gra­da, com Pa­dre Ju­ve­nal Ar­duí­ni: e Gre­go, com Pa­dre Jor­ge To­maz Fi­lho. No dia 30 de se­tem­bro de 1953, du­as cor­res­pon­dên­cias fo­ram ex­pe­di­das por Al­mir. Uma de­las com des­ti­no ao Rei­tor do Se­mi­ná­rio, Pa­dre Ju­ve­nal Ar­duí­ni, ma­ni­fes­tan­do-lhe o de­se­jo de re­ce­ber a Ton­su­ra Cle­ri­cal; nou­tra, es­cri­ta de pró­prio pu­nho, Al­mir fez idên­ti­ca ma­ni­fes­ta­ção di­ri­gi­da ao Bis­po Di­o­ce­sa­no de Ube­ra­ba, Dom Ale­xan­dre Gon­çal­ves Ama­ral.

Nas fé­rias de ju­lho e de­zem­bro, sem­pre ia ao en­con­tro da no­va fa­mí­lia. Do­na Isau­ra mos­tra­va e de­mons­tra­va o seu amor ma­ter­no, acom­pa­nha­da de seu es­po­so Jor­ge e dos fi­lhos. No iní­cio do ano de 1954, Al­mir foi con­vi­da­do pe­lo Rei­tor do Se­mi­ná­rio, e co­me­çou, ime­di­a­ta­men­te, a mi­nis­trar au­las de Por­tu­guês Fran­cês e La­tim.

Em da­ta de 27 de mar­ço de 1955, Al­mir re­ce­beu, na ci­da­de de Ube­ra­ba, as Or­dens do Exor­cis­ta­do e Aco­li­ta­to. Mas, as­sim co­mo na in­fân­cia e na ado­les­cên­cia, Al­mir con­ti­nu­a­va a se sen­tir só. Seus úni­cos três co­le­gas de Sa­la eram in­di­vi­dua­lis­tas, fa­to que dei­xa­va Al­mir um tan­to quan­to tris­te. A au­sên­cia da fa­mí­lia no quo­ti­di­a­no era um pe­so a mais nos acon­te­ci­men­tos. Mas ha­via um ami­go, pres­tes a se or­de­nar, pre­en­chia par­te do tem­po so­li­tá­rio de Al­mir. Era o ‘pri­mo’ Jo­si­as To­len­ti­no, da ci­da­de de Pre­si­den­te Ole­gá­rio, com quem, às ve­zes, ele de­sa­ba­fa­va so­bre “o que es­pe­rar do fu­tu­ro pa­ra si e pa­ra a ju­ven­tu­de”. Jo­si­as sem­pre foi so­li­dá­rio com seus so­nhos, en­co­ra­jan­do-o ao má­xi­mo, e pro­me­ten­do apoio to­tal, após a or­de­na­ção na ci­da­de de Pa­tos de Mi­nas. An­tes mes­mo de se or­de­nar, mil idéi­as re­li­gi­o­sas ba­ti­am em sua men­te. Al­mir não pre­ten­dia mu­dar o mun­do, mas acha­va que a ju­ven­tu­de me­re­cia um mun­do bem me­lhor. Uma cons­tan­te fu­ga pa­ra ele sa­ir da ro­ti­na eram as cor­res­pon­dên­cias di­ri­gi­das a ami­gos e fa­mi­lia­res. Tal­vez fos­se es­se o mai­or de­sa­ba­fo di­á­rio que en­con­tra­ra. Pa­dre Wil­som e An­tô­nio Cai­xe­ta, da ci­da­de de Sa­pu­caia, re­ce­bi­am es­ses de­sa­ba­fam com fre­qüên­cia. Ne­les, Al­mir sem­pre ci­ta­va os jo­vens, acre­di­tan­do se­rem, eles, os pi­la­res pa­ra uma mu­dan­ça ra­di­cal, em di­ver­sos seg­men­tos. Mes­mo dis­tan­te da ju­ven­tu­de de Ube­ra­ba, mas já ten­do a cer­te­za de que a mo­ci­da­de de Pa­tos de Mi­nas o es­pe­ra­va, seus olhos bri­lha­vam. Sen­tia que, em bre­ve, a Igre­ja iria so­frer al­gu­ma mu­dan­ça: O po­vo exi­gia! E o pa­dre se­ria um  por­ta­dor im­por­tan­te nes­sas trans­for­ma­ções. Ele sen­tia que um pa­pa da­ria uma gui­na­da na his­tó­ria re­li­gi­o­sa, acor­dan­do o cris­tão pa­ra uma vi­da mais fra­ter­na e mais ‘cris­tó­lo­ga’. Dom Ale­xan­dre Gon­çal­ves Ama­ral, Bis­po Di­o­ce­sa­no da ci­da­de de Ube­ra­ba, es­cre­veu aos vi­gá­rios das pa­ró­quias  de Pre­si­den­te Ole­gá­rio e Sa­pu­caia, uma cor­res­pon­dên­cia da­ta  de 21 de abril de 1955, so­li­ci­tan­do um le­van­ta­men­to de con­du­ta do di­á­co­no Al­mir Ne­ves de Me­dei­ros, com os que­si­tos que fo­ram res­pon­di­dos pe­la Pa­ró­quia de Pre­si­den­te Ole­gá­rio, no dia 20 de maio de 1955, e pe­la Pa­ró­quia de Sa­pu­caia.

Dez mes­es an­tes da or­de­na­ção de Al­mir, o Bis­pa­do de Pa­tos de Mi­nas en­viou a sua pri­mei­ra car­ta-cir­cu­lar in­for­man­do que, no dia 8 de abril, iria con­fe­rir as or­dens sa­cras aos qua­tro Se­mi­na­ris­tas da Di­o­ce­se, den­tre eles o sub­di­á­co­no Al­mir Ne­ves de Me­dei­ros. No Na­tal e na pas­sa­gem do ano, Al­mir fi­cou no acon­che­go fa­mi­liar, na ci­da­de de Pre­si­den­te Ole­gá­rio.

A or­de­na­ção de Al­mir Ne­ves de Me­dei­ros ocor­reu na ma­nhã de do­min­go, dia 28 de ou­tu­bro de 1956, na Ca­te­dral de San­to An­tô­nio, em Pa­tos de Mi­nas, jun­ta­men­te com o Clé­ri­go An­tô­nio Se­ve­ro Al­ves. Al­mir foi o pri­mei­ro sa­cer­do­te da no­va Di­o­ce­se, sen­do con­sa­gran­te o Bis­po Dom Jo­sé An­dré Coim­bra.  Pa­dre Al­mir  sa­bia  que, pe­lo sa­cra­men­to da Or­dem, re­ce­be­ria  um ca­rá­ter in­de­lé­vel que lhe con­fe­ri­ria o po­der de Cris­to, na ter­ra, e que ele de­ve­ria sa­tis­fa­ção tão e so­men­te a seu Bis­po, a quem obe­de­ce­ria de for­ma ab­so­lu­ta. O vi­gá­rio de Pre­si­den­te Ole­gá­rio, Pa­dre Jo­sé Ben­to Gui­ma­rã­es, pu­bli­cou ex­ten­so fo­lhe­to, com a ex­ten­sa pro­gra­ma­ção das so­le­ni­da­des re­fe­ren­tes aos mes­es de ou­tu­bro e no­vem­bro, en­cer­ran­do-a dia pri­mei­ro de de­zem­bro.

O prin­ci­pal po­der do sa­cer­do­te é con­sa­grar e dis­tri­bu­ir o Cor­po e o San­gue do Se­nhor Je­sus. Ao la­do des­ses ri­tos san­ti­fi­ca­do­res fun­da­men­tais, os Sa­cra­men­tos que o pa­dre es­tá sem­pre dis­pos­to a mi­nis­trar ao fi­el se­qui­o­so de bên­çã­os ce­les­tia­is.

À épo­ca da or­de­na­ção de Pa­dre Al­mir, Pa­tos de Mi­nas era uma ci­da­de de pou­co mais de cin­qüen­ta mil ha­bi­tan­tes. E lo­go após a sua or­de­na­ção sa­cer­do­tal, ele foi con­vi­da­do pe­lo Bis­po Di­o­ce­sa­no, Dom Jo­sé An­dré Coim­bra, pa­ra ser o Chan­ce­ler do Bis­pa­do, car­go que exer­ce­ria de 1956 a 1964. Tam­bém a pe­di­do de Dom Jo­sé, as­su­miu o jor­nal se­ma­ná­rio ‘Fo­lha Di­o­ce­sa­na’, já na sua ter­cei­ra edi­ção, pu­bli­ca­da a 23 de de­zem­bro de 1956, co­mo seu di­re­tor-res­pon­sá­vel. Lo­go na pri­mei­ra edi­ção  sob sua di­re­ção, Pa­dre Al­mir, con­tra­ri­an­do as di­re­tri­zes tra­di­cio­nais do jor­nal, ado­tou a cau­sa es­tu­dan­til, re­ser­van­do uma co­lu­na pa­ra os jo­vens es­tu­dan­tes. Lo­go de­pois, em 1957, sen­do Ins­tru­tor do Ti­ro de Guer­ra 91, ho­je 04-013, o Sar­gen­to Ha­rol­do Ba­tis­ta con­vi­dou o no­vo sa­cer­do­te pa­ra ser o Ca­pe­lão. Pa­dre Al­mir foi, as­sim, o ini­cia­dor des­sa Ca­pe­la­nia, e  per­ma­ne­ceu até 1969, re­ce­ben­do o tí­tu­lo ho­no­rí­fi­co de ‘Sol­da­do Pai­sa­no do Bra­sil’. Com o en­cer­ra­men­to  da Es­co­la Téc­ni­ca de Co­mér­cio ‘Pio XII’, Ma­ria da Pe­nha de Cas­tro Oli­vi­e­ri, Se­cre­tá­ria da­que­le edu­can­dá­rio, sen­tin­do vá­rios seg­men­tos em ati­vi­da­de no meio es­tu­dan­til, con­vi­dou Pa­dre Al­mir pa­ra fun­dar um co­lé­gio na ci­da­de, con­vi­te acei­to, daí sur­gin­do o Co­lé­gio Co­mer­cial Síl­vio de Mar­co, cri­a­do em 1958.

A Ju­ven­tu­de Es­tu­dan­til Ca­tó­li­ca (JEC) foi um mo­vi­men­to que te­ve por fi­na­li­da­de a re­des­co­ber­ta da Igre­ja pe­los es­tu­dan­tes, e a di­fu­são do Cris­tia­nis­mo den­tro das es­co­las. Em se­gui­da, por meio de en­con­tros, de­li­be­rou-se que os se­gui­do­res da JEC de­ve­ri­am, jun­ta­men­te com a evan­ge­li­za­ção, le­var às pes­so­as da co­mu­ni­da­de a men­sa­gem da Jus­ti­ça so­ci­al. Es­se mo­vi­men­to foi tra­zi­do pa­ra Pa­tos de Mi­nas por Pa­dre Al­mir e seu ami­go Pa­dre Jo­si­as, no iní­cio de 1958. Pa­dre Al­mir co­me­çou a fa­zer re­u­ni­ões com a Ju­ven­tu­de, fa­lan­do so­bre se­xo, e fa­zen­do pre­ga­ções. Tam­bém no ano de 1958, a Rá­dio Clu­be de Pa­tos de Mi­nas abriu o seu mi­cro­fo­ne pa­ra que pu­des­se usá-lo na mis­são re­li­gi­o­sa. A ci­da­de de Pa­tos de Mi­nas es­ta­va num pe­rí­o­do de efer­ves­cên­cia de idéi­as e múl­ti­plas re­u­ni­ões. Foi nes­sa épo­ca que o Bis­po Dom Jo­sé An­dré Coim­bra fun­dou o Se­mi­ná­rio ‘Pio XII’. E, no dia da inau­gu­ra­ção, con­vo­cou Pa­dre Al­mir pa­ra ser pro­fes­sor do es­ta­be­le­ci­men­to, e tam­bém Di­re­tor Es­pi­ri­tual do Se­mi­ná­rio.

No ano de 1958, com a re­nún­cia de Mon­se­nhor Ma­nu­el Fleury Cu­ra­do co­mo Pá­ro­co, Pa­dre An­tô­nio Al­ves de Oli­vei­ra foi no­me­a­do pa­ra sub­sti­tuí-lo. Pa­dre An­tô­nio Al­ves, na­tu­ral de Pa­tos de Mi­nas, foi no­me­a­do pa­ra sub­sti­tuí-lo. Pa­dre Al­mir foi afe­ta­do pe­lo es­pí­ri­to ro­mân­ti­co da épo­ca: Apai­xo­nou-se pe­lo gê­ne­ro mu­si­cal ‘Bos­sa No­va’ que ex­plo­diu no fi­nal da dé­ca­da de ’50 e iní­cio de ’60, com Jo­ão Gil­ber­to, Vi­ní­ci­us de Mo­ra­es e Tom Jo­bim. E con­ti­nu­a­va a pen­sar que a sua Igre­ja ne­ces­si­ta­va de mu­dan­ças; o ca­tó­li­co pre­o­cu­pa­va-se ape­nas com a mis­sa aos do­min­gos. Sem­pre com idéi­as bri­lhan­tes, o pa­dre en­con­trou-se com Or­da­li­na Vi­ei­ra, pro­fes­so­ra de Fran­cês na Es­co­la Es­ta­du­al An­tô­nio Di­as Ma­ci­el, na cal­ça­da do an­ti­go Ho­tel da Luz, Rua Ma­jor Go­te, e apre­sen­tou-lhe pro­je­to de uma fes­ta pa­ra an­ga­ri­ar ver­ba pa­ra a cons­tru­ção do Co­lé­gio Mu­ni­ci­pal de Pa­tos de Mi­nas. Da­li, Or­da­li­na en­con­trou-se com a sua ami­ga Lia Bro­cha­do Di­as, na­tu­ral da ci­da­de de Pa­ra­ca­tu, pro­pri­e­tá­ria da Lo­ja ‘Rio Mo­das’; e as du­as ami­gas se­gui­ram pa­ra a ‘Chur­ras­ca­ria Bra­si­lei­ra’, de pro­pri­e­da­de de Pau­lo Por­ti­lho, na­tu­ral de Mon­te Car­me­lo, on­de a idéia de Pa­dre Al­mir se tor­na­ria re­a­li­da­de. A pri­mei­ra su­ges­tão foi a ‘Fes­ta da Co­lhei­ra’, de­pois a ‘Fes­ta do Fei­jão’ e, fi­nal­men­te, a ‘Fes­ta do Mi­lho’, na­ci­o­nal­men­te ce­le­bra­da.

 

(Li­cí­nio Bar­bo­sa, ad­vo­ga­do cri­mi­na­lis­ta, pro­fes­sor emé­ri­to da UFG, pro­fes­sor ti­tu­lar da PUC-Go­i­ás, mem­bro ti­tu­lar do IAB-Ins­ti­tu­to dos Ad­vo­ga­dos Bra­si­lei­ros-Rio/RJ, e do IHGG-Ins­ti­tu­to His­tó­ri­co e Ge­o­grá­fi­co de Go­i­ás, mem­bro efe­ti­vo da Aca­de­mia Go­i­a­na de Le­tras, Ca­dei­ra 35 – E-mail li­ci­nio­bar­bo­[email protected])

 

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